kit para discussão

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

kit para discussão

Mensagem por manuelcar »

depois de alguma reflexão e preciosas contribuições de membros deste forum resolvi redesenhar a minha proposta. este kit é para ser aplicado num 190d (bosch em linha e injecção indirecta) com algumas alterações nas percentagens dá para outros carros com bombas capazes e com a adição de uma bomba de transferência suplementar (pica-pau ) deve dar para as bombas lucas. aqui vai o esquema:
Imagem
o funcionamento é simples: ao ligar o comando à linha do isqueiro permite-se activar o aquecimento antes de aquecer as velas de incandescência, os dois leds permitem saber quando foi atingida a temperatura nos circuitos e pode-se avançar para o pré- aquecimento normal. outra vantagem desta ligação é que estas resistencias adicionais são desligadas quando se dá o motor de arranque evitando assim a sobrecarga da bateria. no esquema não aparece o unico componente mecânico que é um permutador de calor que vai permitir economizar no consumo de electricidade e prolongar a vida util das resistencias. também não refere a retaragem dos injectores.
um interruptor permite desligar todos os circuitos quando se anda a gasoleo ou se ouve musica com o carro parado.
digam lá então o que vos parece... trata-se de uma implementação do desenho que o [***************] e o hynek realizaram.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

perfeito...onde é que viste o meu carro pá ?

o esquema electrico, aparte a origem e as taragens dos termocontactos, é exactamente o que instalei, faz já muitos meses e muitas dezenas de milhares de quilometros..

parabéns

um abraço
[***************]

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

estou mortinho por ver o teu carro, a ver se combinamos.
tens alguma novidade quanto aos common-rail?

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

e já agora, qual é o comprimento as resistencias dos injectores que fizeste? não o comprimento do fio, mas o da montagem sobre o tubo. estive a ver os do hynek e embora eficientes pareceram-me curtos, talvez aproveitem melhor o calor se o mesmo comprimento for enrolado sobre uma superficie maior.
preocupa-me também o isolamento térmico, usas alguma pasta sobre as resistencias que resista ao calor mas não seja boa condutora?

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

muito bem, és um aprendiz atento. assim funciona bem. para outras capacidades pode ser ainda alargado.

faz mais esquemas:
- circuito do combustível
- circuito de água
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

aqui vai então:
Imagem

a valvula de esfera, quando fechada, obriga o retorno ao tanque. quando aberta, a pressão existente no circuito, mais o vacuo criado pela bomba de transferência fazem com que o fluido quente do retorno seja realimentado. o pequeno fluxo adicional (igual ao consumo instantâneo do motor) passa a ser repartido pelos dois tubos que vêm do depósito.
de notar que no caso do permutador, a entrada de agua quente se processa pelo lado da saída de combustivel.
parece bem assim?

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

manuelcar, em relação a veres o punto..acho dificil...já não o possuo, houve alguem que se interessou tanto que me fez proposta irrecusavel..

quanto ao ultimo esquema apresentado, difere do que instalei em dois aspectos :

-nunca utilizei, nem virei a utilizar, permutadores hidraulicos, por razões que já aqui referi.

-o retorno é directo ao circuito de alimentação imediatamente antes da secção que está moldada á cabeça de cilindros do motor.

os meus parabens pela capacidade de esquematizar em desenho as descrições relatadas..

um abraço
[***************]

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

fernando, importas-te mencionar razões pelas quais recusas a utilização dos permutadores? já não me lembro e não consigo encontrar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam

sem problema algum...

a razão, em relação aos permutadores convencionais, é tão sómente a de que a maior parte das avarias, por mim detectadas, causadas por misturas de liquido de refrigeração com lubrificantes de motor/caixa de velocidades/direcções assistidas têm a sua origem nos tais permutadores..

sendo assim, optei fazer essa permuta através de sólidos, ex. cabeça de cilindros, colector ou 1º tubo de escape, etc, onde na pior das hipoteses a consequencia de eventual ruptura será somente a perda do fluido..

só por isto...ahh..e porque, os liquidos de refrigeração demoram muito mais tempo a atingir as temperaturas que pretendo..mas esta é uma razão secundária..ainda que para a obtenção do que pretendi..seja fundamental...

um abraço
[***************]

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

em relação ao tempo necessário para subir a temperatura, confirmo. conclui a semana passada a instalação de um tubo de aço cromado com cerca de 60 cm na cabeça do motor, mas ainda não fiz a ligação. os permutadores que tenho visto parecem-me, no entanto, dispositivos muito solidos e compactos, feitos em inox. não recordo exactamente em que ponto tens o tubo, mas o retorno no meu tem que ser antes da bomba de transferência.

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

cmo é que conseguis-te fixar os 60cm tubo na cabeça do motor??

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

tenho uma superficie plana por cima dos colectores de escape, com roscas para parafusos e tudo. fabriquei duas chapas de aluminio com a furação igual, aparafusei e revesti o tubo com pasta para escapes para conseguir melhorar a transferencia de calor. depois coloco uma foto.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

esqueci-me de desenhar uma ligação entre o interruptor geral e o relé de cima....
alguma ideia sobre a potencia que devem ter as resistencias? a dos injectores deve ser de 80 a 100w no conjunto, e as outras?

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

mudança de planos. o filtro está colocado directamente por cima da bomba neste motor. a ligação tem um comprimento inferior a 10cm. portanto vou aquecer apenas o filtro mas agora com mais potencia. continuo sem saber qual deve ser esta....

dende
Membro
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 6:18 pm

Mensagem por dende »

na minha opinião, o máximo de potência que dispomos para tudo deve rondar os 400w, isto com o alternador de origem.

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

para conseguir aquecer o combustível num circuito com retorno à bomba, com condição que a permuta do calor é eficiente, basta 400 w. para isso precisas de uma superfície de permuta por volta de 0,04 m2.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

400 w parece-me excessivo neste caso. grande parte do calor virá do permutador. não esqueçam que eu tenho as velas de incandescência e as resistencias dos tubos dos injectores já a funcionar. só quero aquecer o oleo que se encontra no interior do filtro.

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

400 w não é excesivo, precisas aquecer bem, enquanto o carro está frio e o permutador não aquece (senão vais ter de esperar). quando o permutador fornecer calor suficiente, deixa de ser necessário o aquecimento eléctrico.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ok, 400w devem ser 25 cm de fio. vamos ver quanto tempo demora a aquecer...

dende
Membro
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 6:18 pm

Aquecimento dos tubos dos injectores.

Mensagem por dende »

voltando ao aquecimento dos injectores. será que comprando na sucata tubos da ligação dos injectores, cortando, soldando e dando-lhes a configuração abaixo, resolvíamos melhor o problema do aquecimento dos injectores?

este sistema deverá ser intercalado entre o tubo de origem e o injector.
Imagem

não é uma solução fácil mas ficavam com melhor estética, com a mesma distância à entrada do injector (f. torres) e deveriam dar para muitos modelos de carros. não sei se esta alteração (a ser viável) traria problemas (pelas curvas) à potência da injecção ou outras, quem souber que ajude p.f.

dendê

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”