Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Olá pessoal, bom dia.
Após ter iniciado esta ideia de um projecto de Autoconsumo, e conforme já referi na minha apresentação, adquiri um kit de medição sem fios, com dois emissores, para além de medir o consumo total da casa, queria também medir o consumo só da iluminação. Por outro lado, o segundo emissor/sonda foi para aproveitar os portes grátis, se mandasse vir mais tarde, teria de pagar portes e usar esta segunda oportunidade de medição mais tarde quando já for "produtor" para estar em qualquer lado e com o telemóvel, ver o que estou a produzir e a consumir.
As medições ainda não estão concluidas, no geral sim, e já tinha uma ideia, pois à cerca de uns seis meses faço leitura diária sempre à mesma hora e registo em folha excel. Tenho opção Bi-horário na opção diária, sempre das 22H00 às 08H00 em vazio, o resto, fora de vazio. Não está concluido na parte de iluminação porque tenho a iluminação separada com diferencias próprios mas alimentada pelos próprios quadros, ou seja, tenho um quadro principal e alguns parciais, mas não tenho a alimentação a sair do quadro principal e a dar a volta à casa toda. Questão de tempo, somente. Assim só posso medir a iluminação por partes, ou seja em cada quadro.
Mas fiquei surpreso com os consumos, mesmo estando na área, nunca me deu para medir o consumo de uma armadura fluorescente, para mim o consumo era feito de cabeça , ou seja, duas lâmpadas de 58W, logo gasta, ou consome, 116W, duas de 36W, dá 72W. Puro engano para mim e vi que as coisas não saem assim tão lineares. Nas minhas medições, uma armadura dupla de 58W+58W está a consumir perto de 200W, as armaduras de duas lâmpadas de 36W, estão a consumir 180W cada... Os balastros também se alimentam e bem. Além disso, apesar de já ter muita lâmpada económica cá por casa, haviam alguns candeeiros todos bonitos que quando ligados, até faziam arrepiar.
Uma coisa engraçada que queria que me dessem uma explicação, se é do aparelho medidor ou é milagre. Tenho no exterior uma armadura simples, com uma florescente de 36W que me baixa o consumo 40W. Já fiz vários testes, em horas diferentes, em dias diferentes, e cada vez que a ligo, o consumo baixa 40W. Milagre... Mas hoje medi com o amperímetro e realmente lá acusa o consumo de 40 mA, logo está a consumir cerca de 90W e não a oferecer os 40W. Mas dá sempre este resultado quando meço com o engage, e é só esta lâmpada. Já aconteceu a alguém esta situação?
Voltando ao tema em assunto, a segunda medida foi encomendar uma "catrefada de lâmpadas LED" aproveitando uma campanha de preços a decorrer numa casa comercial do norte, e substituir pelo menos aquelas lâmpadas que se usam com mais frequência diariamente para baixar o consumo da iluminação para cerca de metade, ou mais. Só as vou colocar ao serviço, quando chegarem, após ligação da iluminação toda a sair do Quadro Principal. É rápida a alteração. Depois logo darei valores de consumo.
Ideias para o projecto, mas ainda a ler todos os posts do Forum, que é onde se aprende. Como tenho dois paineis de 140W a 12V, um oferecido e outro comprado a bom preço ( 50% dum novo ), a um amigo a quem ajudei a instalar uns paineis novos de 24V, queria, ou melhor, estava a pensar colocar em sistema Off Grid com controlador de carga, bateria(s) e inversor, com a possibilidade de mudar automaticamente para alimentação da rede tanto devido a estado de carga da(s) bateria(s) ou, se o consumo durante a noite não o justificar, mudar para a rede via relógio enquanto o pessoal estiver a dormir ( 01H00/07H00 ), mas digo se o consumo o justificar porque além da iluminação quero alimentar também todos os equipamentos que estão em stand by, routers de internet, box de TV, etc.
Outra ideia, mas lá para meados do próximo ano, colocar um sistema On grid ou coisa do género, ai com potência de 500W, para colmatar o consumo permanente, e se o justificar, aumentar mais tarde esse valor. Continhas bem feitas para não oferecer energia de borla.
Portanto a situação é substituir lâmpadas para sistema LED, acabar de fazer as medidas de consumo necessárias. Comprar o equipamento adequado o mais eficaz e ajustado possível. Fazer o registo às entidades competentes. Colocar o material a produzir e começar a poupar uns cobres. Além disso a melhor fase vai ser fazer um quadro todo lindo com medidores coloridos, berlicoques e afins, como alguns quadros que tenho visto e adorado tanto aqui no forum como no youtube.
Já escrevi demais, desculpem lá o alongar do post.
Abraço a todos e boa semana.
Faisca230

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bem... :)

Parabéns pelo projeto!

Coloca aqui questões muito interessantes, boa partilha, e ficaremos à espera de mais novidades ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por RSSilva »

Olá.
Parece-me que algo nessas medições está a correr mal. Acho valores demasiado altos para lâmpadas fluorescentes, habitualmente tem uma tolerância de 10, 15% nas no seu caso são tolerâncias demasiado grandes. Lâmpadas de 36W a consumir 180, não é possível. Quando fala na segunda parte em que o consumo de 40 mA dá 80 W aproximadamente, esse cálculo está errado. 40 mA corresponde a 8,8 W. Para dar 80 W, teriam de ser aproximadamente 400 mA.
Que aparelho sua para as medições?
Tenha em consideração que a maior parte dos aparelhos de medição em baixas correntes/potências, tem uma tolerância gigantesca podendo resultar em valores de até o dobro. Pode ser esse o seu caso.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Os medidores com pinça de corrente não levam em conta o factor de potência. Por isso a medição em Wh não é correcta.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Já confirmei novamente as medidas e realmente, conforme o RSSilva disse, há engano nas medidas. Aquela lâmpada exterior fluorescente de 36W, consome 400 mA e não 40 mA, voltei a medir e são mesmo os 400 mA, logo tem um consumo de 92W, as contas estavam quase certas no global mas indicadas erradamente. O equipamento de medida é o velhinho multímetro digital DM-9090 na escala de 20A. Mas com o medidor engage efergy retira-me 40W ao consumo que estiver a registar no momento. Mas conforme dito pelo CrOhN, isto como é pelo método de pinças, é capaz de ter influencia. Já quanto à armadura dupla, portanto 2X36W, não tinha medido com o amperímetro, medi somente com o engage, e os valores andam próximos. Medi agora com o amperímetro dá-me 850mA, o que vai dar um consumo de 195,5W. Com o medidor engage dáva-me 180W. Pode achar demasiado, eu também acho, mas é o que está por cá. Estou à espera que cheguem os tudos de LEDs e depois logo se vê a diferença. Assim como está é que não está bem e as poucas incandescentes que por cá restam também vão dar uma volta.
Obrigado pelos comentários e vou continuando a ler os posts de mil novecentos e carqueija, 2013, 2014, 2015 e hei-de chegar aos de 2016. Uma coisa que me admira e intriga é o facto de por vezes alguém abrir um post com determinado assunto, trocam-se dois ou três comentários até interessantes e depois dá ideia de que faltou a luz, fica o assunto em aberto, ninguém diz mais nada, o próprio que abriu o posto não regressa a dizer como ficou ou como se resolveu a situação apresentada, nada contra mas acho que deixa um vazio mesmo em quem não participou na discussão, mas acabou por ler.
Abraço.
Faísca230

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Já chegaram hoje as lâmpadas LED. Leituras influenciadas pela sonda do engage ou não, agora substituidas já duas lâmpadas fluorescentes de 58W numa armadura no exterior da casa, medida de consumo antes de arrancar as tripas à mesma ( balastro e arrancador ), estava a consumir 260W, reais ou não, não o sei dizer, após alteração de ligações e substituição das lâmpadas, 40W. Os tubos são de 23W. Amanhã irei continuar as alteração.
Abraço.
Faísca230


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, o se o cenário se repetir nas outras lâmpadas a substituir, e as leituras anteriores estavam correctas, já se verá uma boa poupança...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Não tenha dúvidas jmlflorencio, a pior situação é um candeeiro de tecto e dois de mesa de cabeceira, todos bonitos, mas com lâmpadas G9 de halogénio no quarto da filha, por acaso está vazio à 4 anos, só é utilizado quando vem cá de férias, é mais uma emigrante recomendada pelo ex-PM. São 8 lâmpadas de 50W no do tecto e duas em cada candeeiro. estão algumas fundidas e não as substitui, mesmo assim estavam nos 500W. Amanhã já saem fora. Acho que sim, vai ser uma grande mudança, para melhor.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Faísca230


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Alves10 »

Boas Sr. Faisca230, no meu ver está a cometer um erro nas suas medidas efectuadas nas lâmpadas fluorescentes, para medir a potencia consumida em corrente alternada temos de multiplicar 3 factores, a tensão X a corrente X desfasamento entre a corrente e a tensão. A tensão e a corrente é fácil de medir com um multímetro, o desfasamento é mais complicado tem de ser com outro tipo de equipamento, mas para ter uma ideia do valor deste valor basta ler o que está escrito no balastro da lâmpada fluorescente diz cos o( normalmente este valor anda perto dos 0.7)
Isto quer dizer que se o valor for 0.7 apenas 70% do valor medido é realmente consumido.

PS: isto é uma explicação de uma forma relativamente simples para que entenda os erros de medida que está a ter.
Espero ter ajudado com a minha modesta opinião.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Obrigado Alves10. Sim, pelos primeiros comentários vi que alguma coisa não estava certa, conforme já o disseram, pode ir a um valor acima, cerca de 10 a 15%. Também reconheço que é um exagero as medidas que me aparecem, mas não são medidas relevantes para mim. São medidas "toscas" que se fosse para outro fim, teriam de ser feitas de outra maneira. A ideia era, e é mesmo, reduzir a potência da iluminação, acabar com as lâmpadas incandescentes e fluorescentes cá de casa. Mantenho ainda as económicas até que se esgotem e de resto vai tudo para a tecnologia LED. Como andam por ai boas campanhas, aproveita-se a maré. Já chegaram hoje e tudo muito bem condicionado. Os tubos de 58 e de 36W todas metidas em "canudos" de cartão rígido, com tampas e com plástico insufláveis dentro dum caixote. Penso em breve ter tudo montado. Duas armaduras duplas de 58W já estão. Queria ficar com uma potência de iluminação acessível a um inversor de pouca potência, não programado para a potência total, pois há o coeficiente de simultaneidade, nunca irão estar todas ligadas.
Mais uma vez, obrigado pelo esclarecimento e pelo comentário.
Abraço.
Faísca230


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Alves10 »

Acho que faz muito bem em trocar toda a iluminação por lâmpadas led. O segredo de poupar e consumir o mínimo possível e ter equipamentos altamente eficientes.
A parte de ter um inversor para alimentar parte do sistema de iluminação é uma ideia mais para que possa "brincar" e estudar um pouco este tipo de sistemas, mas temo que a poupança obtida vai levar muitos anos a amortizar se alguma vez chegar a compensar. Á que contar que este tipo de equipamentos tem vida útil, não dura para sempre, e se for destes equipamentos chineses pior.

PS: é uma modesta opinião

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Queremos fotos desse "material" Faisca230... :)

Continuação...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Opiniões são sempre bem vindas mas é como diz, ao mexer com o material também se aprende e o brincar também é saudáve. Claro que no pouco que já li de quem já anda nestas coisas à uns anos e gratuitamente partilhou a sua experiência aqui no Fórum, só cometerei os mesmos erros se for burro. Sempre ouvi dizerr que quem compra barato compra duas vezes. Salvo raras excepções, isso acontece muito, e por vezes o contrário também, material caro e sem qualidade. Mas. Não estou com pressa, os painéis já servem para começar e gastei so 75 € neles, baterias também há por aqui para os primeiros testes, falta o controlador e o inversor que primeiro tenho de ganhar dinheiro para eles. Kepp Calm que um dia tudo estará a funcionar. Abraço mais uma vez e obrigado pelo comentário.
Faísca230

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

A pedido de várias familias, aqui ficam as fotos do material comprado e quase todo o material retirado de circulação:
Imagem Este foi o material que comprei.

Imagem Este o retirado de circulação

Bom domingo para todos.
Faísca230


power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por power2016 »

boas

comentário Faísca230 = os painéis já servem para começar e gastei so 75 € ??????
passa ai uma imagem dos teus painéis , estou carioso para ver essa maravilha

-------------------------
sempre que se troca para tecnologia LED fica,se ganhar , certo
valores apresentados pelo teu medidor nunca esta correto passo a explicar todo depende do valor que esta no medidor
entra no meno do medidor verifica valor voltes = 220 =x 230=xx 240=xxx

boas escolhas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Boas @power2016.
Que maravilhas falas? Dois paneis de 12V usados, penso que de 140W da Ecosolar? Um oferecido e o outro comprado por 75 euros, como já tinha dito. Só tenho um no telhado, nem seguro está, encostei-o aos paneis do AQS. o outro ainda está no chão. Não tenho nada ainda a funcionar, ainda estou a ler, a aprender com os erros/tentativas dos outros e a aprender a escolher o que comprar para depois começar a brincar. A ideia é alimentar os equipamentos de pouca potência em Off Grid, routers, boxs de tv, e alimentação que agora está mais acessível. Mais tarde quero instalar, talvez uns 750W para combater o consumo durante o dia, mas paineis de 250W, ou valores perto deste e a 24V, ligados a microinversores, em sistema on grid. Mas vamos com calma e ainda nada pensado em definitivo. Vamos lendo e aprendendo. Keep Calm que ainda só vou na página 33 do Tópico Projecto Revolucionário de Energia Fotovoltaica, e ele é bem longo...
Quanto à configuração, tenho lá 230V, penso que tem a ver com potências reactivas, conforme alguém já disse, Estas medidas só se verificavam na alimentação onde haviam balastros, mas conforme também já disse, o valor que eu tinha em conta era a soma da potência das lâmpadas, e ai reduzi e de que maneira.
Se estiveres à vontade com o medidor, gostaria que desses uma ajuda na configuração de alguns campos que não consigo meter. O que meter nestes campos na configuração que apresento? Eu tenho bi-horário, logo que preço meter, e no budget o que meter? Meti um valor que aceitou, mas não imagino o que ele quer...

Imagem

Abraço

Faísca 230


power2016
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 23, 2016 12:44 am

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por power2016 »

boas

bem não estou muito vontade com medidores
não te preocupes muito com isso são sempre valores relativos , nunca reais
aqui fica algumas dicas
-------------------------------------------------------------------------------------------------
tariff price = preço da tarifa ,, 16,34+iva só exemplo

budget = orçamento

imição carbono kg, co2 , medidor vai dar valores automaticamente

currency = moeda e euro
----------------------------------------------------------------------------------------------
mais real olhar para factura da energia com valores mais baixos
com contador bi-horário valores são mais complicados de acertar
dessa forma devias colocar valores que pagas longo do dia, isto e fora do bi-horario
atenção mete valores com iva

assim que colocares sistemaa rolar faz teste contador a por ai milhares de contadores contar como consuma toda enegia que enviamos para rede

não desistas


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Cada cabeça sua sentença...

mas acho que nao faz logica estares a trocar essas lampadas "brancas" economizadoras por led...
Eu tenho quase todas em led em casa, mas ainda tenho algumas economizadoras dessas brancas, porque simplesmente nao vale a pena estar a trocar... excepto se estarmos a falar de lampadas com MUITO uso diário!

Aquelas em led com forma de "chama" já testaste? Quantos watts arranjaste?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Boas tardes @power2016, obrigado pela ajuda.
É isso mesmo, o mais importante é ver o valor mensal da factura a descer, e como já disse em post anterior, nos últimos meses andei a controlar os consumos diários, logo espero ver diferenças, mesmo que não significativas a olho nú, no final do ano logo se verá a diferença.
Quanto ao contador, o meu como é electrónico, deve fazer isso mesmo, mas ainda não estou a produzir, e não o farei sem primeiro comunicar às entidades competentes e esperar que o fornecedor venha trocar o contador. Não sendo assim, estamos a oferecer e a pagar a energia produzida em excesso.
Não desistirei,
Abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Estudo inicial para Projecto de Autoconsumo

Mensagem por Faisca230 »

Olá @masterchief, boa tarde.
É e sempre será assim mesmo como dizes, onde há duas cabeças há três verdades, a de cada uma delas e a verdade pura, a real, apesar de existir sempre nem que seja uma pequena porção de verdade em cada cabeça.
Pois concordo de todo que não faz sentido substituir lâmpadas económicas por lâmpadas led, e realmente não foi isso que aconteceu. Estas que estão ali na foto, era lâmpadas que faziam "par" com outras em determinados sitios e estavam fundidas jà hà uns tempos. Na entrada da casa, tenho dois candeeiros, um tinha a lâmpada operacional e outro fundida, coloquei não de leds, mas já que andava a mexer, substitui por duas lâmpadas novas também económicas, pois ofereceram-me uma caixa de 6 faz uns tempos e ainda não tinha substituído. O mesmo se passava nos apliques das varandas, onde só uma lâmpada funcionava. Nenhuma destas económicas que se vêem na foto deu lugar a uma de leds. Sobre as lâmpadas de chama, agora de filamentos Leds, são de 4W, as substituidas eram de 20W. Sim, já testei e agradaram. Mesmo a nível de tubos, ainda não substitui todos, somente aqueles que estão mais horas ligados ( cozinha(s), salas de jantar, telheiros exteriores, garagem, etc. Tenho ainda algumas por substituir, mas não incomodam para já, são lâmpadas em locais que normalmente ligo poucas vezes, passam-se semanas que nem as acendo. Não merece a pena substituir de imediato, e vamos aguardar que as Led desçam ainda mais. Podia não ter comprado ao melhor preço, mas achei baratas, tinha perguntado por alto os preços no armazém onde compro todo o material eléctrico e falaram-me em quatorze euros e picos as de 1,20m e as de 1,50, um pouco acima deste valor. Comprei pela net, sem pagar portes as de 1,20 a 3,75 Euros e as de 1,50 a 5,50 euros.As de chama foram caritas, a 5,50 casa. Problema resolvido por agora, e já não lembra o investimento.
Abraço e bom feriado.
Faísca230

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”