Finalmente já anda!
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Finalmente já anda!
Já recebi o meu ZOE importado de França e ainda não podia andar com ele porque tive que esperar que viesse o carregador
portátil. O cabo de carregamento francês não serve em Portugal pelo que é preciso também comprar um. Já o encomendei de Inglaterra
e vai-me ficar por €150, incluindo transporte.
Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Logo que tenha mais experiência vou partilhando convosco.
Estas são as primeiras imagens:
[/img]
portátil. O cabo de carregamento francês não serve em Portugal pelo que é preciso também comprar um. Já o encomendei de Inglaterra
e vai-me ficar por €150, incluindo transporte.
Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Logo que tenha mais experiência vou partilhando convosco.
Estas são as primeiras imagens:
[/img]
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
- Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente já anda!
removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:48 pm, editado 1 vez no total.
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Finalmente já anda!
Bonito carro, meus parabéns....
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Finalmente já anda!
Muito bem
Parabéns pela escolha fantástica, adoro o carro pequenino e eficiente...
Força nas partilhas.
Obrigado
Parabéns pela escolha fantástica, adoro o carro pequenino e eficiente...
Força nas partilhas.
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
Pois é Pedro,pemifer Escreveu:É muito giro!
Fica mesmo giro nessa cor.
Só discordo de uma coisa... como acelera que sou, considero o oposto, estes carros são para aceleras, têm de deixar de o ser se querem chegar ao destino... tipo terapia...
Com o ZOE os aceleras não se safam. Para além disso o motor só tem 88cv e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Mesmo assim, cada vez que passo numa bomba de gasolina, faço-lhes um manguito
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
- Membro Silver
- Mensagens: 203
- Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
- Localização: Margem sul
Re: Finalmente já anda!
Um Leaf não chega a 1600kg!? Como é que esse pesa 1900!!?esaraiva Escreveu:e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4089
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Finalmente já anda!
Erbium Escreveu:Um Leaf não chega a 1600kg!? Como é que esse pesa 1900!!?esaraiva Escreveu:e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Versão XL
Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 355
- Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Finalmente já anda!
Parabéns pela aquisição. Já agora, qual o motivo para o carregador francês não servir em Portugal?
Bem Haja!
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
Caro Silva,RSSilva Escreveu:Parabéns pela aquisição. Já agora, qual o motivo para o carregador francês não servir em Portugal?
É a ficha que é uma fêmea com quatro entradas e só serve nos carregadores franceses.
Ainda tentei arranjar uma ficha conversora mas não há.
Assim tive que mandar vir o cabo de Inglaterra, onde é muito mais barato que cá.
Em Inglaterra: https://evconnectors.com/index.php?rout ... uct_id=120
Cá em Portugal: http://www.efimarket.pt/cabo-mennekes-iec-62196
Cumps
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
É a bateria!MRider Escreveu:Erbium Escreveu:Um Leaf não chega a 1600kg!? Como é que esse pesa 1900!!?esaraiva Escreveu:e como pesa 1900Kg, lá se vão as prestações.
Versão XL
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1601
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Finalmente já anda!
O Renault Zoe pesa 1468kg.
Já agora... em relação ao cabo fez uma má compra. O cabo que comprou foi barato porque é de 16A monofasico. O cabo português era de 32a trifásico e permitiria carregar nos novos postos lentos a 22kw. O que comprou irá carregar sempre a 3,6kw.
Já agora... em relação ao cabo fez uma má compra. O cabo que comprou foi barato porque é de 16A monofasico. O cabo português era de 32a trifásico e permitiria carregar nos novos postos lentos a 22kw. O que comprou irá carregar sempre a 3,6kw.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 355
- Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: RE: Re: Finalmente já anda!
Apesar dos preços diminuírem aos poucos, acaba por ser mais barato lá. Todo o material que eu adquiri para o meu EVSE também veio de Inglaterra mas de um outro site. O serviço de envio foi rapidíssimo, em 3 dias estava à minha porta e o serviço de apoio foi incansável e sempre em menos de 12 horas respondiam. E acredite que muito os contactei.esaraiva Escreveu:Caro Silva,RSSilva Escreveu:Parabéns pela aquisição. Já agora, qual o motivo para o carregador francês não servir em Portugal?
É a ficha que é uma fêmea com quatro entradas e só serve nos carregadores franceses.
Ainda tentei arranjar uma ficha conversora mas não há.
Assim tive que mandar vir o cabo de Inglaterra, onde é muito mais barato que cá.
Em Inglaterra: https://evconnectors.com/index.php?rout ... uct_id=120
Cá em Portugal: http://www.efimarket.pt/cabo-mennekes-iec-62196
Cumps
Cumprimentos
Bem Haja!
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1601
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Finalmente já anda!
Sim, continua mais barato lá fora. A diferença é que não é tão grande como se poderia pensar de inicio. Os cabos Mennekes 32A trifasicos começam nos 230€ (portes incluídos). Vale bem a diferença de 80€ face ao 16A monofasico. A 32A pode carregar 0-100% em 1h:30m num centro comercial!
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
Realmente eu sou um nabo!marcopns Escreveu:O Renault Zoe pesa 1468kg.
Já agora... em relação ao cabo fez uma má compra. O cabo que comprou foi barato porque é de 16A monofasico. O cabo português era de 32a trifásico e permitiria carregar nos novos postos lentos a 22kw. O que comprou irá carregar sempre a 3,6kw.
Por uma diferença de vinte e tal euros fui comprar um cabo de carga lenta quando
o que eu queria era mesmo o de 32 amperes trifásico. Vou ter que mandar vir outro
e depois vender aqui o de 16 amperes.
Obrigado pelo aviso.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Finalmente já anda!
Sim, não são para aceleras, mas dão para viajar. Basta haver uma boa rede de carregamento e um pé mais leve. Já fui a Braga e ao Algarve com um VE com bateria mais pequena. E discordo que não são carros para as autoestradas. Até 100km/h o consumo não é assim tão desmesurado (a 120 é outra história), e regra geral em autoestrada fazem-se consumos menores do que em nacional a velocidades semelhantes (menos desacelerações/acelerações; curvas, etc..)esaraiva Escreveu: Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Supreende-me que diga que fora do ECO a bateria vai-se em 50km. Certamente que o ZOE dá para mais do que isso.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4089
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Finalmente já anda!
Temos de perceber que um VE não é para andar a acelerar.
E para se deslocar do ponto A ao ponto B.
Mesmo que tenhamos uma bateria do tamanho do mundo se não tiver carregamento rápido vai dar ao mesmo.
E para se deslocar do ponto A ao ponto B.
Mesmo que tenhamos uma bateria do tamanho do mundo se não tiver carregamento rápido vai dar ao mesmo.
Live long and prosper!
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Finalmente já anda!
ora Parabéns pela aquisição agora que seja sempre a somar Km's e sem probs
Quanto aos aceleras ou não.... costumo dizer que um VE deixa muita gente f.... nos semáforos quando é preciso e claro, ajuda a poupar uns € na carteira e uns pontos na carta, que cada dia nascem mais radares criou-se o mito nas nossas mentes que fazer AE a menos de 140km/h é perigoso e bla bla bla os VE's mudam essa ideia e de uma forma ecológica e económica
Venham mais relatos e mais fotos
Quanto aos aceleras ou não.... costumo dizer que um VE deixa muita gente f.... nos semáforos quando é preciso e claro, ajuda a poupar uns € na carteira e uns pontos na carta, que cada dia nascem mais radares criou-se o mito nas nossas mentes que fazer AE a menos de 140km/h é perigoso e bla bla bla os VE's mudam essa ideia e de uma forma ecológica e económica
Venham mais relatos e mais fotos
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
Ontem sucedeu-me uma coisa estranha:
Quando ia a ligar o carregador portátil acendeu-se uma luz vermelha no tablier e apareceu
a mensagem carga impossível. E essa mensagem não desapareceu mais.
Fui à Renault e eles ligaram o carro à máquina e apagaram os erros: Ficou tudo bem excepto
o carregador que está queimado. Na carga anterior tinha ido abaixo o fusível do quadro e o carro só ficou
a 85% mas eu não liguei.
Depois de falar com o meu electricista ele concluiu que deve ter sido um pico de corrente que
ocorreu durante a noite.
Felizmente encontrei um carregador usado no OLX e já está a caminho.
Quando ia a ligar o carregador portátil acendeu-se uma luz vermelha no tablier e apareceu
a mensagem carga impossível. E essa mensagem não desapareceu mais.
Fui à Renault e eles ligaram o carro à máquina e apagaram os erros: Ficou tudo bem excepto
o carregador que está queimado. Na carga anterior tinha ido abaixo o fusível do quadro e o carro só ficou
a 85% mas eu não liguei.
Depois de falar com o meu electricista ele concluiu que deve ter sido um pico de corrente que
ocorreu durante a noite.
Felizmente encontrei um carregador usado no OLX e já está a caminho.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
Os 50Km que mencionei foram por estimativa. Aliás só andei fora do ECO cerca de 20Km e não achei que fosse necessário. No entanto, em condução desportiva, pouco mais deve fazer.rnlcarlov Escreveu:Sim, não são para aceleras, mas dão para viajar. Basta haver uma boa rede de carregamento e um pé mais leve. Já fui a Braga e ao Algarve com um VE com bateria mais pequena. E discordo que não são carros para as autoestradas. Até 100km/h o consumo não é assim tão desmesurado (a 120 é outra história), e regra geral em autoestrada fazem-se consumos menores do que em nacional a velocidades semelhantes (menos desacelerações/acelerações; curvas, etc..)esaraiva Escreveu: Da experiência que colhi em duas viagens já concluí que estes carros não são para viajar, a menos que se tenha uma bateria de alta capacidade, mas mesmo assim
a condução tem que ser muito cuidadosa.
Para se manter o carro na zona de "ECO mode", que é a de maior poupança de bateria, este não pode dar mais de 95Km/h em plano ou a subir, pois começa a consumir desmesuradamente.
Fora do programa ECO a bateria vai-se em 50 Km.
Por isso, os carros eléctricos não são para aceleras. Auto estradas é para esquecer e por isso o melhor é apreciar a paisagem nas estradas nacionais. E também se evitam muitas multas.
Mas apesar de tudo o que disse não estou desiludido pois era isto mesmo que eu pretendia. Se gostar muito do carro talvez me aventure na troca por uma bateria de 400Km.
Supreende-me que diga que fora do ECO a bateria vai-se em 50km. Certamente que o ZOE dá para mais do que isso.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm
Re: Finalmente já anda!
O VE é o campeão dos arranques. Fica tudo a olhar para ver que carro é!Mumia Escreveu:ora Parabéns pela aquisição agora que seja sempre a somar Km's e sem probs
Quanto aos aceleras ou não.... costumo dizer que um VE deixa muita gente f.... nos semáforos quando é preciso e claro, ajuda a poupar uns € na carteira e uns pontos na carta, que cada dia nascem mais radares criou-se o mito nas nossas mentes que fazer AE a menos de 140km/h é perigoso e bla bla bla os VE's mudam essa ideia e de uma forma ecológica e económica
Venham mais relatos e mais fotos
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»