Soluções de Carregamento
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Soluções de Carregamento
Tenho alinhavado um aluguer de um lugar de garagem num condomínio.
Pretendo electrificar esse mesmo lugar para carregar o carro (Não sei o que existe).
Queria pedir-vos ajuda para definir a melhor solução.
O carro carrega no máximo a 6,6Kw, mas não tem EVSE. (Original 110v).
Carregar a 3,2KW poderá ser uma opção, mas limita os carregamentos de oportunidade durante o dia.
O carro tem um pack de 24KW e será carregado diariamente.
Regularmente irei utilizar 80% da energia do pack.
Devo investir numa Wallbox?
Basta uma instalação eléctrica robusta e um bom EVSE?
Que possa ser utilizado em postos de carregamento ou em tomadas domésticas que apareçam?
Com que características?
A mota carrega numa tomada doméstica comum.
Não é necessário carregar em simultâneo.
Pretendo electrificar esse mesmo lugar para carregar o carro (Não sei o que existe).
Queria pedir-vos ajuda para definir a melhor solução.
O carro carrega no máximo a 6,6Kw, mas não tem EVSE. (Original 110v).
Carregar a 3,2KW poderá ser uma opção, mas limita os carregamentos de oportunidade durante o dia.
O carro tem um pack de 24KW e será carregado diariamente.
Regularmente irei utilizar 80% da energia do pack.
Devo investir numa Wallbox?
Basta uma instalação eléctrica robusta e um bom EVSE?
Que possa ser utilizado em postos de carregamento ou em tomadas domésticas que apareçam?
Com que características?
A mota carrega numa tomada doméstica comum.
Não é necessário carregar em simultâneo.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
Não me parece que uma Wallbox se justifique. Penso que um bom EVSE regulável (6-32A) seja suficiente não só para aí como para toda e qualquer situação.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
E quanto à instalação eléctrica, é razoável pensar em 32A? Vai encarecer muito?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
Isso não sei dizer. Mas se é para um carregamento onde fica várias horas, serão mesmo 32A essenciais? Esse lugar de garagem é perto de casa? Se o carro passa lá umas boas horas acaba por não fazer tanta diferença assim.cuttysark76 Escreveu:E quanto à instalação eléctrica, é razoável pensar em 32A? Vai encarecer muito?
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
Estou a pensar em situações em de carregamento de 1 ou 2 horas durante o dia, que me dariam 6 ou 12kw ( 40 ou 80 kms)
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
E esses valores não são suficientes para as deslocações pendulares?
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Soluções de Carregamento
Se o estacionamento será para o carro ficar a noite toda 16 A são suficientes e mais barato.
A não ser que o novo VE de 4 rodas tenha uma bateria muito grande.
Também não sei quanto tempo irás alugar o estacionamento.
A não ser que o novo VE de 4 rodas tenha uma bateria muito grande.
Também não sei quanto tempo irás alugar o estacionamento.
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Soluções de Carregamento
O carro tem 24KW, semelhante a um leaf mk1.
Talvez bastem os 16A...
Tenho algum receio dos dias em que utilize o pack todo, que as 8 horas de carga só me dêem 16Kw de carga, por causa das cargas reais a 10A...
O que é que recomendam dentro dos EVSE reguláveis (com 32A Máximo)?
Talvez bastem os 16A...
Tenho algum receio dos dias em que utilize o pack todo, que as 8 horas de carga só me dêem 16Kw de carga, por causa das cargas reais a 10A...
O que é que recomendam dentro dos EVSE reguláveis (com 32A Máximo)?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Soluções de Carregamento
Evse colaborativo. Tens o tópico no fórum Nissan Leaf.
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
Gostei muito do EVSE colaborativo, mas é way out of my league!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
-
- Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:45 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
Não percebi. Que cargas reais a 10A? Se a instalação dá 16A, em 8 horas tens a bateria cheia.cuttysark76 Escreveu: ↑quinta jan 26, 2017 6:40 pm Tenho algum receio dos dias em que utilize o pack todo, que as 8 horas de carga só me dêem 16Kw de carga, por causa das cargas reais a 10A...
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
A garagem faz parte de um edifício dos anos 50 do século XX. Não sei qual é a qualidade das cablagens existentes. Logo verei. Para já, já enviei o pedido oficial à administração do edifício, para que possa instalar o posto de carregamento, seja ele uma tomada ou algo mais complexo. O carro tem um EVSE, de qualidade questionável segundo os testemunhos, que opera a 110v.
Talvez umas mãos mais habilidosas possam fazer-lhe umas alterações.
Talvez umas mãos mais habilidosas possam fazer-lhe umas alterações.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Soluções de Carregamento
A qualidade da cablagem normalmente interfere com a tensão de carga, não propriamente a amperagem. Isto no EVSE de origem. Já carreguei numa quinta a 14A, mas onde a tensão caía para os 180V, resultando numa carga mais lenta.cuttysark76 Escreveu: ↑terça jan 31, 2017 2:17 pm A garagem faz parte de um edifício dos anos 50 do século XX. Não sei qual é a qualidade das cablagens existentes. Logo verei. Para já, já enviei o pedido oficial à administração do edifício, para que possa instalar o posto de carregamento, seja ele uma tomada ou algo mais complexo. O carro tem um EVSE, de qualidade questionável segundo os testemunhos, que opera a 110v.
Talvez umas mãos mais habilidosas possam fazer-lhe umas alterações.
Se o EVSE opera a 110V, então é mesmo de trocar o quanto antes, pois assim é uma pasmaceira.