O teu gráfico responde melhor do que qualquer um de nós às tuas questões.
Olhando para ele, eu diria que não justifica mais do que um painel+microinversor, logo à cabeça: tens picos de consumo de noite e de madrugada, que em nada aproveitam a produção solar e parecem consumos de base exagerados para o total da fatura (ver adiante). Esta minha asserção, foi o que a todos nós permitiu, de raiz, dizer que estavas a “sonhar” alto, apenas em função do valor da tua fatura (isto para hábitos de consumo usuais).
1.ª CONCLUSÃO: o bom aproveitamento do autoconsumo exige uma mudança de hábitos; poderás ter que reprogramar consumos para durante o dia. Só tu poderás dizer o que é possível ou não. Ou então limitas-te a querer cobrir os consumos de base – tipo 100 ou 200W, e um só painel poderá ser suficiente.
É também exigida uma análise de tarifários, se são simples, bi ou tri-horários, e ver o que se ganha/perde do balanço mudança de tarifário/maior ou menor aproveitamento do autoconsumo, em relação à mudança de hábitos de consumo a introduzir. Mais uma vez, serás tu a ter que analisar isso, em função da ginástica que pretendas fazer.
E em relação aos tarifários, entra a questão da rodinha a andar para trás. Nem todas andam para trás, só as mais antigas. Existem algumas que têm um “travão” e não andam para trás, segundo li algures. E a rodinha a andar para trás acabará, se o calendário for cumprido, até 2020, ou no mês seguinte à Mera Comunicação Prévia.
2.ª CONCLUSÃO: pode ser recomendável uma alteração tarifária e, embora não seja o teu caso, é “sempre” preferível uma ligação monofásica, em vez de uma trifásica.
Tomei a liberdade de copiar o teu gráfico. Vê o seguinte, embora o t3lmo já tenha dito o mesmo:

- Gráfico Roldão1.png (64.68 KiB) Visto 5576 vezes
Nestes gráficos, áreas correspondem a produção ou consumos. Vês que a área sob a linha vermelha (500Wp) não coberta pelos teus consumos é de cerca de 20%. Se todos os dias fossem assim, darias 20% da produção à EDP. Mas depois há dias piores em termos de produção, mas também outros melhores em termos de maior consumo durante as horas de sol.
Para o teu total de fatura anual, parece-me teres consumos básicos elevados (já li que alguns medidores pecam por vezes por excesso). O meu consumo de base é atualmente estimado em 120 a 150Wh, que inclui 1box, 1 frigorífico, 1 congelador vertical, diversos relógios de eletrodomésticos e de programação on/off, sensores crepusculares, células de automatismos de portões, campainhas e telefones, alarme.
3.ª CONCLUSÃO: antes de investir em alternativas, é preciso investir em poupança e racionalização de consumos. Vê este link:
https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18852
Como tu tencionas, e bem, juntar os picos sob a curva mais alta e depois há os dias de folga e tudo isso, é capaz de ser razoável pensares em 500Wp. A introdução de um termoac. + AC implicam outra análise, mas o t3lmo já te deu um bom indicador.
Mas isto continua a ser simplista: vai haver meses de muitas núvens em que a curva da produção estará quase sempre cá por baixo (e daí precisares da EDP) e outros em que vais de férias e tens um sol esplêndido apanhado no teu painel e depositado diretamente na conta ordenado do Mexia.
carlosroldao Escreveu: ↑quarta mai 10, 2017 11:53 pm
Pelo que vejo na tua instalação, na hora de pico com 2 painéis não conseguiria chegar aos 0.5kWh sequer.
Isto demonstra que ainda não te deste ao trabalho de ler sobre o autoconsumo. Embora todos estejamos aqui com boa vontade, estás a pedir ajuda, sem te teres dado ao trabalho de ter sequer tentado ajudar-te a ti próprio.
Um pensamento final: se fosse tão fácil chegar a uma fatura em que, por norma, apenas pagavas pouco mais que os impostos e taxas, também seria fácil desligares-te da rede e não estávamos aqui a discutir isto, mas sim a discutir que baterias deverias instalar. Isto do ponto de vista meramente de €€€. Agora, se te está na alma ser o mais autosustentável possível mesmo dando um bocado à EDP, força com isso. Estás a comprar equipamento mais caro. Certamente não te faz mossa dar €20 ao fim do ano à EDP. Pelo menos a mim não me faz, nem na carteira nem na mente, embora lute contra isso.
CONCLUSÃO FINAL: Lê um bocado. Os painéis solares não vão subir de preço para a semana, mais certo será descerem. Depois, sim, não hesites em pedir ajuda nas dificuldades que te surgirem. Serás o teu melhor conselheiro.
Boa sorte.