eu desconhecia
phonetic alphabet
used by communicators the world over to clarify letters and spellings.
* a - alpha
* b - bravo
* c - charlie
* d - delta
* e - echo
* f - foxtrot
* g - golf
* h - hotel
* i - india
* j - juliet
* k - kilo
* l - lima
* m - mike
* n - november
* o - oscar
* p - papa
* q - quebec
* r - romeo
* s - sierra
* t - tango
* u - uniform
* v - victor
* w - whisky
* x - x-ray
* y - yankee
* z - zulu
isto é muito usado no meio aeronáutico,
outra coisa curiosa é o google em esperanto:
http://www.google.com/intl/eo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/esperantoo sound esperanto? é a mais falada das línguas artificiais, criada pelo oftalmologista e filólogo ludwik lejzer zamenhof, que publicou a versão inicial do idioma em 1887. a sua intenção era criar uma língua de muito fácil aprendizagem, que servisse como língua franca, internacional, para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes).
o esperanto tem demonstrado ser de aprendizagem mais fácil que qualquer uma das línguas naturais (e, claro, mais fácil de aprender que línguas muito irregulares e/ou não fonéticas como o inglês, o francês ou o chinês).
aproximadamente 1,6 milhão de pessoas falavam esperanto em 2000 (no nível 3 definido pelo serviço de estrangeiros dos eua).
hoje em dia, o esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissão de rádio. alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos de esperanto, e há evidências de que aprender a língua ajuda no aprendizado de outras línguas.