Vamos fazer contas com base no meu caso com os dados que tenho e andamento que costumo ter com o carro (indicado acima), primeiro obtemos o custo por quilómetro:
Se em auto-estrada faz 40kms e gasta 10kW (potência útil da bateria) e carregar em bi-horário com o plano Mobilidade Eléctrica da EDP (preço kW de €0.107 com IVA) temos um custo de €1.07 para 40km, ou seja, ~ €0.027 por cada quilómetro.
Se for para abastecer no posto mais barato de Setúbal (
https://www.maisgasolina.com/posto/1104/) temos a gasolina a €1.429 e o gasóleo a €1.219.
E se a gasolina nas mesmas velocidades faz 7 litros aos 100 (números redondos), temos um custo de ~ €0.100 por cada quilómetro.
Então com base num valor por quilómetro de €0.027 a electricidade e €0.100 a gasolina para os 110km de viagem temos:
Apenas um carregamento
Custo electricidade (40km) - €1.08
Custo gasolina (70km) - €7
Total - €8.08
Carregamento em casa e trabalho
Custo electricidade (80km) - €2.16
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €5.16
Carregamento em casa e trabalho, sem custos de carregamento no trabalho
Custo electricidade (80km) - €1.08
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €4.08
Um carro a gasóleo que faça também 7 litros para a mesma viagem custa €9.39, mas se fizer 6 que é o mais normal já custa €8,04. Desconheço carros a gasóleo que a 140 façam menos de 6.
A diferença é mínima se o carro for apenas para essas deslocações carregando apenas em casa (menos de 10 Eur por ano), portanto a meu ver compensa porque a manutenção de um carro a gasóleo é muito superior. Se der para carregar no trabalho então compensa sem sombra de dúvidas.
Agora, o pressuposto destas contas é que aderes à Mobilidade Eléctrica para ter o tarifário mais baixo e que o carro que tens actualmente não tem um custo inferior a €8 para fazer esses 110km. O mesmo para o custo do carro, porque se vendes o carro actual por 10k e compras um Ampera por 15k tens ai 5 mil Eur que não vais conseguir amortizar. Para falar em custos de manutenção já é mais difícil e depende da fiabilidade do carro actual e custos com revisões e possíveis avarias.
TL;DR
Compensa se o preço por kW for de €0.107 com IVA e o carro actual for a gasóleo e gastar 6 litros no mínimo e conseguir troca por troca ou com uma diferença relativamente baixa de valores ao comprar o Ampera e vender o carro actual.