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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça abr 26, 2022 9:41 am
por Freddy_krueger
Este fdsemana carro sempre fez uns kms e deu para testar os PCUR de Leiria (que tenha percebido, ainda à borlix :) )
Deu também para ver (já tinha testado em 2 ou 3 PCR's diferentes) que carro faz throttle de carregamento na realidade mais cedo do que quando era novo (aí salvoerro era aos 60-62%).. .agora é certinho aos 52%... :( .antes disso, e no PCUR cheguei a um máximo de 48,1 KW.... :)

-Assim, carrega acima dos 40KW e até um pico de 48,1KW oas 52%
-Depois começa progressivamente a descer ao subir de SOC:
- 45KW aos 53%
- 36KW aos 59%
- 22KW aos 79% quando abandonei o PCUR

Não sei se será valores de SOH/HX baixo pois não tenho OBD, ou se terá sido do update que fiz na Nissan para "remendar" rapidgate....cá para mim fizeram o throttle acontecer mais cedo para carro não aquecer tanto...

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça abr 26, 2022 12:33 pm
por CoolZeroFCP
Qual é a potência máxima que o carro devia atingir? 50kw?

Das poucas vezes que usei um PCR também nunca cheguei aos 50kw anunciados. Penso que no máximo 46kw. Talvez seja por limitação do posto conforme disse o civic atrás...
Numa próxima vez vou ter mais atenção à potência de carregamento nos PCR.

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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça abr 26, 2022 1:23 pm
por Freddy_krueger
CoolZeroFCP Escreveu: terça abr 26, 2022 12:33 pm Qual é a potência máxima que o carro devia atingir? 50kw?
Acho que é à volta dos 48KW mesmo (acho que até só tinha visto 47kw no passado)... marca anuncia os 50kw mas acho que pode ser uma coisa mais de marketing e não chegar aos teóricos 50kw devido a voltagem mais baixa em SOC's mais baixos (daí evoluir dos 45 aos 48kw)
Das poucas vezes que usei um PCR também nunca cheguei aos 50kw anunciados. Penso que no máximo 46kw. Talvez seja por limitação do posto conforme disse o civic atrás...
Numa próxima vez vou ter mais atenção à potência de carregamento nos PCR.
Penso ser devido ao que falei acima também.... quando carro pode receber em teoria os 400v x 125amp, próprio carro limita quantidade de energia por já estar quase nos 100% SOC... no caso do tesla poderia receber mais amperes em baixo SOC (mas voltagem abaixo de 400v) mas carregadores 50kw só funcionam até 400v e até 125 amp. Os PCUR da ionity como mencionam voltagem e amperagem dá para evr melhor esta situação... acho que o "Tio Bjorn" também já a explicou.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça abr 26, 2022 8:21 pm
por CoolZeroFCP
Então bate certo com as vezes que usei os PCR. Pensei que o Leaf 40khw carrega-se mais de 50kw.
Com a capacidade dos carros atuais de carregar 100kw ou mais, acho que os 50kw dos PCR já começaram a ser demasiado curtos.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: quarta abr 27, 2022 1:16 pm
por Freddy_krueger
CoolZeroFCP Escreveu: terça abr 26, 2022 8:21 pm Então bate certo com as vezes que usei os PCR. Pensei que o Leaf 40khw carrega-se mais de 50kw.
Pois... sem TMS (Thermal Management System), nem aguenta os 50kw sempre... se fizer 2 carregamentos num dia + AE acima de 110.... o segundo já vai ser bem lentinho (22-30kw) :(
Com a capacidade dos carros atuais de carregar 100kw ou mais, acho que os 50kw dos PCR já começaram a ser demasiado curtos.
Yeahp... especialmente os carros mais bebedolas tipo Audi ETRON (que carrega sempre acima de 100KW até 90%) e gasta que nem um mamute, a 50kw carrega apenas a 150/180kms/hora (gasta uns 30-35kwh/100kms) e para carregar carro todo eram precisas umas 2h ligado! Ainda assim, no leaf acabo por carregar a +300kms/h até aos 50% SOC... para o Leaf 40kwh os PCUR (150 ou 350KW) são simplesmente desperdicio de potência instalada... mas cada vez menos leafs no panorama BEV

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: segunda jun 20, 2022 11:06 am
por Freddy_krueger
Bem ...fdsemana de passeio... :) com +700kms

Ida até Leiria (chegada com 30%) com carregamento no Hub ainda a velocidades baixas de PCR (entre 20 e 25kw) mas de borla :) - 1 carregamento de 18% a 70% e um dia seguinte antes de sair de 70% até 90%....

Nova etapa até Lisboa e carregamento no hub entrecampos (de 25% a 82%)...

Novo dia regresso a leiria (chegada com 18%) com novo carregamento no Hub até 45% :).... dia seguinte mais uma carga de 45% a 76%

Regresso a casa sem stresses :) - chegada arredores de Ovar com 15% (só neste percurso foi preciso A/C)


No carregamento em LX finalmente consegui manter carregamento +45kw acima dos 50% soc... neste caso aguentou até 57% carregando desde os 24%....parece que carro precisava de esticar um pouco com cargas PCR... levou umas quantas nesta viagem, mas principais (em Leiria) só até 25kw pelo que apenas em LX aqueceu um pouco...

Viagens devagar em passeio (apesar de ser por AE) e com paragens.... criança 6 anos "oblige"

Carro ainda cumpre bem seus propósitos.... é o ideal para estas viagens? Não, mas desenrasca se tivermos calma no pé e soubermos planear viagens.
No hub de leiria a determinada altura vi por lá um ioniq5, EV6, Mustang e TMY....ai ai.... e eu de Leaf :)

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: segunda jun 20, 2022 8:31 pm
por civic
É isso, as baterias precisam de umas esticadelas de vez em quando, para não pasmarem.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça jun 21, 2022 10:05 am
por Freddy_krueger
civic Escreveu: segunda jun 20, 2022 8:31 pm É isso, as baterias precisam de umas esticadelas de vez em quando, para não pasmarem.
yeahp...parece que é isso mesmo.
Mesmo naquele carregamento até 82% desde 18% e em que carregou a 45/48kw até 57%soc ainda fiquei fora da zona vermelha de aquecimento (3/4 do ponteiro de temperatura)... como viajei sempre a velocidades moderadas (80/90kmh).... andou sempre de meio para baixo se tirarmos essa situação pontual.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: sexta jun 24, 2022 9:54 am
por Freddy_krueger
Esta semana foi a primeira que tentei usar bateria total no meu dia-a-dia....

Consegui em 4 dias e saindo a 100% no primeiro dia, fazer em 4 dias seguinte:
Tempo carro ligado: 7h49m (uns 20minutos x 4 dias a almoçar com carro ligado)
Average speed: 31km/h
Total: 250,0 kms
Média: 10,2kwh/100kms (médias diárias entre 9,9 e 10,5 kwh/100kms)
SOC final quadrante: 18%
GOM quadrante restante: 57kms

Assim, penso que facilmente conseguia (levando mesmo ao limite de autonomia) fazer 1 semana (5 dias) de trabalho e 310kms com 100%... provavelmente até um pouco mais.

Percurso maioritariamente plano (N109) mas com uma elevação de +90m de manhã e -90m à tarde e temperaturas a rondar 18-22º sem uso de heater ou AC.

Máximo que tinha feito com o carro tinha sido 210kms mas em más condições (com AE, em Dezembro, e chuva)... normalmente viagens em família com velocidades mais elevadas (>80kmh) logo menos kms tb.

Esta foi uma semana à Jorge Rocha (que não conheço mas leitura de seus posts inspiram a usar melhor o Leaf - seja abaixo dos 0,5C/18kw de carga/descarga)

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: sexta jun 24, 2022 9:20 pm
por civic
Eu acho que atualmente com quase 120 000kms conseguia fazer mais kms do que com o carro novo nas mesmas situações, ou seja, é muito mais facil fazer consumos baixos, parece que o carro se soltou mais, com isto quero dizer que em termos de autonomia não noto nada, antes pelo contrário.
Gostava de ver o estado das celulas no LefSpy do teu. ;)

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: segunda jun 27, 2022 11:25 am
por Freddy_krueger
civic Escreveu: sexta jun 24, 2022 9:20 pm Gostava de ver o estado das celulas no LefSpy do teu. ;)
Deve estar ligeiramente pior que teu pois ainda assim acho que faço mais CR...mas quem sabe.

Moro na zona de Ovar... ainda comprei um leitor obd (castroeletrónica) mas não é compatível ou com o carro ou leafspy... :( se vieres para estes lados apita.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: segunda jun 27, 2022 12:54 pm
por civic
Deves ter em consideração que o que faz mal às baterias não são as cargas rápidas, são as altas temperaturas, uma coisa até pode levar à outra, mas não é a mesma coisa.
O meu com 124 cargas rápidas só por uma vez entrou na zona vermelha e por pouco tempo., a temperatura também sobe com andamentos mais vivos e esses só mesmo no dia a dia onde faço uns 50 kms/dia e isso não aquece nem arrefece, há muitos LEAF que embora não tenham cargas rápidas andam sempre com a tempertura lá em cima.
A minha curiosidade em ver o teu era mais pelo Hx, que ninguém tem bem a certeza do que representa, uns falam de resistência interna, mas eu acho que terá mais a ver com o estado do isolamento, o meu anda nos 101%, já vi com metade dos kms do meu com cerca de 80%.
Podia emprestar o meu OBD, mas quando vou aí (Aveiro), hoje é dia, é sempre chegar e andar. ;)

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: segunda jun 27, 2022 5:39 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: segunda jun 27, 2022 12:54 pm Deves ter em consideração que o que faz mal às baterias não são as cargas rápidas, são as altas temperaturas, uma coisa até pode levar à outra, mas não é a mesma coisa.
Hummm...aquecimento a sério notei numa ida a LX com regresso mal programado e erros de navegação.... levou a que tivesse de fazer 3 cargas rápidas seguidas na A1, sendo que a última foi a 18kw potência máxima.... bateria já devia estar mais que quente...
O meu com 124 cargas rápidas só por uma vez entrou na zona vermelha e por pouco tempo., a temperatura também sobe com andamentos mais vivos e esses só mesmo no dia a dia onde faço uns 50 kms/dia e isso não aquece nem arrefece, há muitos LEAF que embora não tenham cargas rápidas andam sempre com a tempertura lá em cima.
Meu costuma andar a meio de verão, um pouco menos de inverno.
A minha curiosidade em ver o teu era mais pelo Hx, que ninguém tem bem a certeza do que representa, uns falam de resistência interna, mas eu acho que terá mais a ver com o estado do isolamento, o meu anda nos 101%, já vi com metade dos kms do meu com cerca de 80%.
Sim é um bocado mistério esses HX :P
Podia emprestar o meu OBD, mas quando vou aí (Aveiro), hoje é dia, é sempre chegar e andar. ;)
Eu de semana estou (e carro tb) mesmo sempre a norte de SMFeira...mais longe....

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça jun 28, 2022 3:20 pm
por civic
Isto serve para qualquer carro, seja com arrefecimento ou sem ele, o facto de se apertar muito com as baterias diminui a vida delas, aliás, como qualquer equipamento, quanto melhor o tratarmos mais ele gosta de nós. ;)

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: segunda jul 11, 2022 2:33 pm
por Freddy_krueger
Semana passada carro chegou aos 80.000 kms.... devagarinho mas lá vai andando :)

Junho foi o melhor mês desde início da pandemia... foram 2309,3kms segundo app da nissan (não muito fiável...podem ter sido mais não registados);

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: terça jul 12, 2022 8:30 am
por civic
Nada mau, cerca de 10 000 kms a menos por ano que o meu.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: quinta jul 14, 2022 5:38 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: terça jul 12, 2022 8:30 am Nada mau, cerca de 10 000 kms a menos por ano que o meu.
Estava um pouco acima dos 20KKms/ano até Março 2020 mas depois... foi tudo à vida. Só agora lentamente a recuperar (Junho 2022 com 2.300kms)... era o plano original de faer os 160KKms nos 8 anos de garantia de degradação baterias... e os 100.000kms nos 5 anos de garantia de sistema EV.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: quinta jul 14, 2022 9:18 pm
por civic
E já que falas nisso, que achas da degradação da bateria?
É que no meu acho que tenho mais autonomia do que tinha em novo, obviamente que a bateria degradou mas o carro consome muito menos, parece que ficou mais solto, nos primeiros 30 000 kms tinha 13,7kWh/100kms, nos ultimos 90 000 kms tem 12,5 sem grandes alterações de trajetos nem de velocidades.
Não sei se isto é comum a todos os EVs, mas não consigo notar nenhuma diferença em termos de autonomia, muito diferente dos LEAF de gerações anteriores anteriores.

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: sexta jul 15, 2022 5:55 pm
por Freddy_krueger
Em degradação não noto muito pois nunca puxei muito por ele ao limite da bateria... a vez que fiz mais kms foi agora como relatei uns posts acima em que fiz 250kms e ainda fiquei com 18% soc no quadrante salvoerro....

Eu noto bem diferenças de consumo... mas também mudei muito estilo de condução... muito menos fisga e muito mais acelerações suaves e velocidades contidas....no início até cheguei a ter a app "dragy" para fazer uns arranques nos semáforos :P.... agora ando muito muito a la Jorge Rocha :)

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Enviado: sábado jul 16, 2022 12:17 pm
por civic
Também nunca fiz a autonomia completa, mas dá para ver pela autonomia remanescente, e o meu está conforme novo, Viseu/Aveiro/Viseu chega ao fim com cerca de 10% no Inverno e 20% no verão, a haver alterações diria que agora chega com um pouco mais do que em novo.