Sou o Luis Maga, 47 anos, empresário na área do alojamento local, vivo em Lagoa, Algarve.
Estou neste forum pois sou fã assíduo de energias renováveis.
Pesquiso com frequência e há uns anos, tudo a ver com fotovoltaico, solar, evolução das baterias de um modo geral, quer para automóveis, para habitações, gadgets.
Fui testemunha da evolução, dos painéis, solares, fotovoltaicos, e dos preços a cairem a pique. Até agora, um puro admirador destas tecnologias, e das vantagens para o ambiente, da sua implementação, mas, no futuro, utilizador compulsivo

Pretendo nos próximos meses, colocar no topo do terraço do meu apartamento de 80m2, um sistema com (para começar) 6 paineis solares de 250w cada um e um eólico de 500w, e mixá-lo para autoconsumo mas também, acumular energia em baterias de litio. De há 2 anos a esta data, os preços das baterias de litio esmagaram, mas ainda procuro mais informação para verificar algumas possibilidades:
poder acumular energia das fontes solar, eólica, e da rede eléctrica (no regime bi-horário) na bateria e libertar quando o solar não produzir.
Verificar qual a potencia ideal de acumulação para o meu caso particular - 11 kws dia no verão e 19 kws dia no inverno. Não sei ainda dados de pico mas presumo, no café da manhã, almoco e jantar, pois eu e minha mulher passamos muito tempo em casa - não vamos trabalhar fora - e temos 3 filhos.
Que tipo de inversor devo comprar? Um hibrido que dê para o eolico e o fotovoltaico? Pois os paineis já trazem inversores e o eolico também. Posso rentabilizar os que já possuo? Se necessário envio as especificações.
Algum site, além deste que é excelente, onde possa tirar duvidas e melhorar meus conhecimentos sobre este assunto?
A todos uma optima semana.