o meu primeiro litro de biodiesel
-
casta_baga
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am
o meu primeiro litro de biodiesel
http://fotos.sapo.pt/casta_baga/pic/00002gfc
como podem ver na foto, este processo teve 3 separações...
eu usei a receita do fry que por sua vez manda adicionar 50ml de água e agitar mais dois minutos... depois dos 20 minutos de agitamento.
depois, reparei que a soda cáustica não é pura, esta encontrasse juntamente com um detergente qualquer, eu não consegui comprar hidroxido de sódio puro, então tive que comprar um produto de limpeza que contenha este.
layer c é sem dúvida bd sujo que tem que ser lavado
layer b parece-me sabão misturado com água... certo?
layer a é então a glicerina... certo?
outra coisa, as layers de baixo estão duras, se eu inclinar o jarro as mesmas layers não movem, será bom sinal?
como podem ver na foto, este processo teve 3 separações...
eu usei a receita do fry que por sua vez manda adicionar 50ml de água e agitar mais dois minutos... depois dos 20 minutos de agitamento.
depois, reparei que a soda cáustica não é pura, esta encontrasse juntamente com um detergente qualquer, eu não consegui comprar hidroxido de sódio puro, então tive que comprar um produto de limpeza que contenha este.
layer c é sem dúvida bd sujo que tem que ser lavado
layer b parece-me sabão misturado com água... certo?
layer a é então a glicerina... certo?
outra coisa, as layers de baixo estão duras, se eu inclinar o jarro as mesmas layers não movem, será bom sinal?
Última edição por casta_baga em quinta mar 01, 2007 9:12 pm, editado 1 vez no total.
1 abraço
-
casta_baga

esqueci-me do [img]
já o lavei e filtrei mas não está translúcido, esta sim com uma cor tipo limonada.
Última edição por casta_baga em segunda fev 26, 2007 6:25 pm, editado 1 vez no total.
1 abraço
-
casta_baga

-
orbis
- Membro Platinium

- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
casta_baga

orbis Escreveu:da primeira vez não deu, agora já carreguei a imagem. como nunca fiz nem tenciono fazer bd não sei dizer nada. já sei que não vais gostar de eu me estar outra vez a armar em defensor da língua portuguesa, mas há por aqui muito menino que não sabe que "layer" quer dizer camada.
pensei que layer já fosse uma daquelas palavras universais
não pretendo defender a língua inglesa....
mas parece me que és perito em inglês,
1 abraço
-
casta_baga

-
casta_baga

obrigado barbas,
usei a receita do fry basicamente. so que a soda cáustica vem com varias misturas, quero dizer, a embalagem que comprei vem com hidróxido de sódio e mais uns detergentes juntos, aquilo até foi bastante caro.... ainda não descobri onde comprar hidróxido de sódio puro...
este processo foi efectuado numa batedora com um recipiente de vidro com tampa.
fiz o metoxido e misturei o óleo quente a 55 graus,, agitei durante 20 minutos e adicionei 50ml de agúa e mais 2 minutos de agitamento...
descansou por 20 minutos e aconteceu então a separação, as duas camadas de baixo ficaram duram, principalmente a da maionese que a textura parecia pasta folhada mas branca, não talvez um pastel de mil folhas..
lavei-o e reparei que a água estava sempre suja, lavei-o umas 6 vezes e resolvi adicionar o pó de talco e filtra-lo...
agora esta lá com uma camada de água transparente por baixo, mas o bd continua com um verde meio brilhante e já esta mais translúcido...
usei a receita do fry basicamente. so que a soda cáustica vem com varias misturas, quero dizer, a embalagem que comprei vem com hidróxido de sódio e mais uns detergentes juntos, aquilo até foi bastante caro.... ainda não descobri onde comprar hidróxido de sódio puro...
este processo foi efectuado numa batedora com um recipiente de vidro com tampa.
fiz o metoxido e misturei o óleo quente a 55 graus,, agitei durante 20 minutos e adicionei 50ml de agúa e mais 2 minutos de agitamento...
descansou por 20 minutos e aconteceu então a separação, as duas camadas de baixo ficaram duram, principalmente a da maionese que a textura parecia pasta folhada mas branca, não talvez um pastel de mil folhas..
lavei-o e reparei que a água estava sempre suja, lavei-o umas 6 vezes e resolvi adicionar o pó de talco e filtra-lo...
agora esta lá com uma camada de água transparente por baixo, mas o bd continua com um verde meio brilhante e já esta mais translúcido...
1 abraço
-
Elios
- Membro Silver

- Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am
boas casta_baga
qualquer drogaria á moda antiga tem soda tradicional sem aditivos disponivel e bastante pura, então nalgumas a quantidade e tipo de quimicos disponivel até impressiona.
vocês gostam de ir a casas mais xpto e depois , vá lá, é só usar o comercio tradicional, mais fácil e normalmente mais em conta.
abraço
qualquer drogaria á moda antiga tem soda tradicional sem aditivos disponivel e bastante pura, então nalgumas a quantidade e tipo de quimicos disponivel até impressiona.
vocês gostam de ir a casas mais xpto e depois , vá lá, é só usar o comercio tradicional, mais fácil e normalmente mais em conta.
abraço
Verde por Excelência
-
barbas
- Membro Silver

- Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
essa coloração deve ser dos detergentes...
aparentemente fizestre tudo bem, não dizes que tipo de oleo é nem quantas gramas de soda, mas assumo que seja novo e que usaste 5gr.
se estás em portugal existem nos supermercados na zona dos desentupidores de cano soda caustica pura, em esferas...
escolhe eum que não tenha aditivos e que seja em granulado.
repete la a dose e diz-nos o resultado
abraço
barbas
aparentemente fizestre tudo bem, não dizes que tipo de oleo é nem quantas gramas de soda, mas assumo que seja novo e que usaste 5gr.
se estás em portugal existem nos supermercados na zona dos desentupidores de cano soda caustica pura, em esferas...
escolhe eum que não tenha aditivos e que seja em granulado.
repete la a dose e diz-nos o resultado
abraço
barbas
-
casta_baga

barbas
mais uma vez obrigadíssimo, usei óleo de canola novo e 5 gr, se este contem 30% por exemplo de detergentes então isto equivale a 3.5gr....
nos oilfield bulk supplier é onde posso comprar o metanol a bom preço, indicaram-me um laboratório que vende hidróxido de sódio mas quando falei com eles informaram-me que para eu comprar terei que ter uma licença....
mas já descobri uma empresa que vende isso tudo ao público, até mesmo os titrations kits e processadores e no próximo mês váo começar com workshops...
o que faço então com este bd? lixo?
pois supermercados hardware stores... não disponibilizam muito destes produtos, eu fui a 4 sítios diferentes...
mais uma vez obrigadíssimo, usei óleo de canola novo e 5 gr, se este contem 30% por exemplo de detergentes então isto equivale a 3.5gr....
nos oilfield bulk supplier é onde posso comprar o metanol a bom preço, indicaram-me um laboratório que vende hidróxido de sódio mas quando falei com eles informaram-me que para eu comprar terei que ter uma licença....
mas já descobri uma empresa que vende isso tudo ao público, até mesmo os titrations kits e processadores e no próximo mês váo começar com workshops...
o que faço então com este bd? lixo?
pois supermercados hardware stores... não disponibilizam muito destes produtos, eu fui a 4 sítios diferentes...
1 abraço
-
Elios
- Membro Silver

- Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am
te garanto que aqui encontras soda da marca higilin na zona de drogaria assim como phenol red (nos kits de piscina) e para inciantes metanol carote e afins
aki coimbra
cc dolce vita - euro stadium loja 10 stº antónio dos olivais
3030-397 coimbra
tel. 351 239 793 050
fax. 351 239 793 056
horário de abertura. seg. a dom. 10h - 23h
abraço
ps: assim como filtros, tubos, etc, muito material que podemos utilizar. o aki e primos tipo leroy merlin, mestre maco, bricomarché, etc, não são baratos mas evitam perdas de tempo aquando das primeiras experiencias
aki coimbra
cc dolce vita - euro stadium loja 10 stº antónio dos olivais
3030-397 coimbra
tel. 351 239 793 050
fax. 351 239 793 056
horário de abertura. seg. a dom. 10h - 23h
abraço
ps: assim como filtros, tubos, etc, muito material que podemos utilizar. o aki e primos tipo leroy merlin, mestre maco, bricomarché, etc, não são baratos mas evitam perdas de tempo aquando das primeiras experiencias
Verde por Excelência
-
casta_baga

pois eu sei... eu não sou então daqueles emigrantes que dizem que em portugal não há nada e que nos outros países é que há...
aqui também se encontram mas parece-me que com menos facilidade...
o preço é alto em todo o lado, aqui está invadido de produtos de made in daqueles que querem conquistar tudo...
isto faz com que a variedade seja reduzida assim como a qualidade e, assim eles poderão controlar melhor o que vender e etc etc... eu não vejo com bons olhos o futuro deste sistema consumista controlado... eu somente adoraria viver aí com o meu ordenado presente...
o preço é alto em todo o lado, aqui está invadido de produtos de made in daqueles que querem conquistar tudo...
isto faz com que a variedade seja reduzida assim como a qualidade e, assim eles poderão controlar melhor o que vender e etc etc... eu não vejo com bons olhos o futuro deste sistema consumista controlado... eu somente adoraria viver aí com o meu ordenado presente...
1 abraço
-
mtavares
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am
mas afinal!! tas no canada??casta_baga Escreveu:pois eu sei... eu não sou então daqueles emigrantes que dizem que em portugal não há nada e que nos outros países é que há...
como sao as normas para recolha de oleo nos restaurantes por ai ???? será interresante comparar com o sistema portugues, uma vez que existem testemunhos na net de malta que vai a qq restaurante e saca de la o oleo usado!! pelo menos nos eua. agora canada é + amigo do ambiente !
os custos dos combustíveis como estao por ai? desde gasolina , gasoleo rodoviario e gasoelo de aquecimento?
se conseguires saber isso tudo, dou-te um rebuçado de glicerina
abraço mtavares
-
casta_baga

http://fotos.sapo.pt/casta_baga/pic/00007yf8
parece que passado uma semana ficou translúcido, já parece mais bd, afinal parece que não saiu tão mal...
será que vale a pena usar este bd misturado com gasóleo?
obrigado
mtavares
quando tiver um minutos irei responder às tuas perguntas...
parece que passado uma semana ficou translúcido, já parece mais bd, afinal parece que não saiu tão mal...
será que vale a pena usar este bd misturado com gasóleo?
obrigado
mtavares
quando tiver um minutos irei responder às tuas perguntas...
1 abraço
-
purify
- Membro Dedicado

- Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm
usas-te soda caustica pura? se não for, não adianta, pq assim estavas a acrescentar compostos desconhecidos e que poderiam ficar na fase do biod, mesmo depois de o lavar com água.
parece bem melhor..
se produzires o suficiente para alimentar o teu móvel, não precisar de misturar! mas se não tens a certeza da pureza do biod (que é o meu caso, e só com a experiência e procurando falhas é que se melhora) mais vale usar mistura, 20%biod por ex! sempre dá para diluir um pouco e ver como o móvel reage ao doce
parece bem melhor..
se produzires o suficiente para alimentar o teu móvel, não precisar de misturar! mas se não tens a certeza da pureza do biod (que é o meu caso, e só com a experiência e procurando falhas é que se melhora) mais vale usar mistura, 20%biod por ex! sempre dá para diluir um pouco e ver como o móvel reage ao doce