é bastante cômodo para a ue querer enviar seus pneus usados para o brasil. e é também uma medida bastante desrespeitosa, como se fosse o brasil um lixão. transferir problemas, embora fácil e prático, não me parece coerente com a ue, que está sempre buscando ser politicamente correta.ambientalistas prometem intensificar oposição
cristina amorim
ambientalistas afirmam que manterão sua oposição à decisão tomada pela organização mundial do comércio (omc) ontem, que força a abertura do mercado brasileiro a pneus europeus usados. o fórum brasileiro de ongs e movimentos sociais para o meio ambiente e o desenvolvimento (fbons) promete intensificar a campanha contra a união européia, em parceria com organizações internacionais.
“vamos denunciar essa contradição européia, que ao mesmo tempo exige boas práticas ambientais em seu terreno e exporta o problema para os outros países”, afirma temístocles marcelos, do fbons. “nesses painéis internacionais, como a omc, a decisão acaba sempre por beneficiar os mais poderosos.” a campanha “o brasil não é lixão” será ampliada para outros países, promete marcelos. o fórum também promete solicitar que o governo brasileiro apele da decisão.
segundo marcio mariano, da associação de combate aos poluentes (acpo), a posição da união européia deixa clara sua disposição em empurrar para países menos rigorosos, com consumidores igualmente menos exigentes, poluentes e tecnologias obsoletas. “o volume de pneus na europa é muito grande e eles não têm área física para o descarte, então querem mandar para cá. além disso, lá o povo não aceita o descarte.” a campanha contra os pneus continua, diz mariano.
Muito cômodo para a UE
-
Autor do tópico
Muito cômodo para a UE
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
isso depende essencialmente do destino que os pneus terão.. porque os pneus em fim de vida podem facilmente transformar-se noutros produtos (aglomerados de campos futebol, pavimentos, picadeiros para cavalos, etc. através de criogenagem), ou em alternativa podem ser recauchutados. e ainda em última alternativa têm um grande valor energético.
por isso antes de transformamos os países sub-desenvolvidos em coitadinhos e caixotes do lixo, devemos averiguar bem, antes de irmos atrás de radicalismos e fundamentalismos de pessoas que na volta nem sabem o que é um pneu, e apenas querem tirar aproveitamento politico das questões..
por isso antes de transformamos os países sub-desenvolvidos em coitadinhos e caixotes do lixo, devemos averiguar bem, antes de irmos atrás de radicalismos e fundamentalismos de pessoas que na volta nem sabem o que é um pneu, e apenas querem tirar aproveitamento politico das questões..
3º sócio novaenergia
-
Autor do tópico
país colonizado por povo de mente subdesenvolvida tem de lutar muito para deixar de ser subdesenvolvido. e isso, lamento, parece-me ser uma luta de séculos, tão pobre de valores e convicções era o povo colonizador.escalavardo Escreveu:isso depende essencialmente do destino que os pneus terão.. porque os pneus em fim de vida podem facilmente transformar-se noutros produtos (aglomerados de campos futebol, pavimentos, picadeiros para cavalos, etc. através de criogenagem), ou em alternativa podem ser recauchutados. e ainda em última alternativa têm um grande valor energético.
agora, está sendo uma delícia tomar conhecimento de que o patinho feio mais engraçadinho da ue está feliz e já se acha gente grande. espero que logo logo o patinho passe a contribuir para elevar a ue a um nível mais alto, e não puxá-la para baixo. estou realmente torcendo para isso.
subdesenvolvido, ainda. cú do mundo, nunca.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
escalavardo Escreveu:isso depende essencialmente do destino que os pneus terão.. porque os pneus em fim de vida podem facilmente transformar-se noutros produtos (aglomerados de campos futebol, pavimentos, picadeiros para cavalos, etc. através de criogenagem), ou em alternativa podem ser recauchutados. e ainda em última alternativa têm um grande valor energético.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta set 08, 2006 2:45 am
é tão fácil, não é, usar a obsoleta história do colonialismo para justificar o subdesenvolvimento do brasil. sem dúvida que todos os problemas desse país são consequência das acções do terrível e monstruoso colonizador.leonardo Escreveu: país colonizado por povo de mente subdesenvolvida tem de lutar muito para deixar de ser subdesenvolvido. e isso, lamento, parece-me ser uma luta de séculos, tão pobre de valores e convicções era o povo colonizador.
agora, está sendo uma delícia tomar conhecimento de que o patinho feio mais engraçadinho da ue está feliz e já se acha gente grande. espero que logo logo o patinho passe a contribuir para elevar a ue a um nível mais alto, e não puxá-la para baixo. estou realmente torcendo para isso.
subdesenvolvido, ainda. cú do mundo, nunca.
se tivessem sido uma colónia inglesa e não portuguesa, hoje seriam uma super-potência e nem sequer se falaria dos estados unidos.
assim vão longe...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Staff Member
leonardo, se não fosse os resíduos que o brasil importa de outros países, nem internet tinhas para escrever as baboseiras que escreves..
desde sucata, plásticos, pneus, etc, é tudo matéria-prima que depois é aproveitada aí. devias informar-te melhor.
sem dúvida que existe o problema da exportação de alguns resíduos, de países da ue, para países subdesenvolvidos, mas normalmente são resíduos perigosos, que não podem ser tratados cá, nem aproveitados aí.. não é o caso que está aqui em discussão.
os pneus irão para aí para serem transformados em outros produtos, provavelmente produtos que depois a ue vai comprar.
quanto a falares mal da colonização, pois também é algo que não me orgulho, mas provavelmente tu até tens sangue português, por isso não devias dizer isso.. ou estarás com inveja de outros sitios que foram colonizados por outros países (eua)? ao que sei, os ingleses quando lá tiveram também mataram e lixaram aquilo tudo...
além disso, é como disseram atrás, já tiveram tempo suficiente para sair do buraco, a desculpa da colonização já vai ficando gasta!
desde sucata, plásticos, pneus, etc, é tudo matéria-prima que depois é aproveitada aí. devias informar-te melhor.
sem dúvida que existe o problema da exportação de alguns resíduos, de países da ue, para países subdesenvolvidos, mas normalmente são resíduos perigosos, que não podem ser tratados cá, nem aproveitados aí.. não é o caso que está aqui em discussão.
os pneus irão para aí para serem transformados em outros produtos, provavelmente produtos que depois a ue vai comprar.
quanto a falares mal da colonização, pois também é algo que não me orgulho, mas provavelmente tu até tens sangue português, por isso não devias dizer isso.. ou estarás com inveja de outros sitios que foram colonizados por outros países (eua)? ao que sei, os ingleses quando lá tiveram também mataram e lixaram aquilo tudo...
além disso, é como disseram atrás, já tiveram tempo suficiente para sair do buraco, a desculpa da colonização já vai ficando gasta!
3º sócio novaenergia
-
- Membro
- Registado: sexta mar 23, 2007 7:40 pm
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
bolas, o pessoal aqui está quase se ofendendo!
será que vale apena fazé-lo aqui, desta forma num local onde toda agente pode ler, na minha opinião este tipo de arrufos não dignifica em nada este forum.
se respondemos com crispação a quem está "mal disposto ou mal informado" então a guerra não termina mais, em vez de ficar só um envergonhado ficam logo dois ou três.
não devemos ser tão radicais.
para inverter o processo, um mero pedido de desculpas costuma resultar muito bem.
peço desculpa, pois não quero magoar ningem e posso estar a meter-me onde não sou chamado mas esta é apenas a minha opinião.
cumprimentos a todos.
será que vale apena fazé-lo aqui, desta forma num local onde toda agente pode ler, na minha opinião este tipo de arrufos não dignifica em nada este forum.
se respondemos com crispação a quem está "mal disposto ou mal informado" então a guerra não termina mais, em vez de ficar só um envergonhado ficam logo dois ou três.
não devemos ser tão radicais.
para inverter o processo, um mero pedido de desculpas costuma resultar muito bem.
peço desculpa, pois não quero magoar ningem e posso estar a meter-me onde não sou chamado mas esta é apenas a minha opinião.
cumprimentos a todos.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
apoiado! tantos mal-entendidos no mesmo tópico....
infelizmente a posição que a ue e os eu têm nos mercados internacionais sempre lhes permitiu fazer este tipo de coisas, sejam pneus, sejam medicamento, seja o que for. e receio que a coisa não vá ficar por aqui, embora me choque mais saber que se vendem para os países menos desenvolvidos, medicamentos e outros produtos proibidos aqui, do que pneus, acho que se justifica a amargura do nosso amigo leonardo.
infelizmente a posição que a ue e os eu têm nos mercados internacionais sempre lhes permitiu fazer este tipo de coisas, sejam pneus, sejam medicamento, seja o que for. e receio que a coisa não vá ficar por aqui, embora me choque mais saber que se vendem para os países menos desenvolvidos, medicamentos e outros produtos proibidos aqui, do que pneus, acho que se justifica a amargura do nosso amigo leonardo.
-
- Staff Member
bem, acho que o tom realmente está um bocado "quente"..
continuo a achar que tudo é um negócio, e o facto dos pneus irem para lá, é porque lá existe mercado para eles, ou seja, existe lá quem os compre. talvez sejam os próprios brasileiros a trair os seus irmãos (partindo do principio que os malvados da ue estão a ludibriar os coitados e ingénuos brasileiros..).
temos um exemplo desses cá em portugal, com as lojas de pneus a baixo custo, que não são mais do que o fruto dos resíduos dos franceses e alemães. na frança, ou na alemanha, quando um pneu está em meio uso deixa de estar bom. ora cá em portugal esses pneus ainda rolam mais uns km, logo são exportados de lá, para cá, para serem vendidos a baixo custo.
claro que este é um mau exemplo, mas depois existe o reverso da medalha, que passa pelo facto desses mesmos pneus, depois de gastos, estarem a ser reciclados (caso da recipneu e biosafe) para depois transformar em granulado para os campos de futebol, pistas de cavalos, etc., de inglaterra, frança, alemanha, etc., granulado esse que é vendido a bom preço.
deixem de acreditar em contos de fadas e lobos maus. tudo é um negócio, e se o brasil recebe pneus da ue é porque os quer adquirir com algum fim, para obter lucro!
continuo a achar que tudo é um negócio, e o facto dos pneus irem para lá, é porque lá existe mercado para eles, ou seja, existe lá quem os compre. talvez sejam os próprios brasileiros a trair os seus irmãos (partindo do principio que os malvados da ue estão a ludibriar os coitados e ingénuos brasileiros..).
temos um exemplo desses cá em portugal, com as lojas de pneus a baixo custo, que não são mais do que o fruto dos resíduos dos franceses e alemães. na frança, ou na alemanha, quando um pneu está em meio uso deixa de estar bom. ora cá em portugal esses pneus ainda rolam mais uns km, logo são exportados de lá, para cá, para serem vendidos a baixo custo.
claro que este é um mau exemplo, mas depois existe o reverso da medalha, que passa pelo facto desses mesmos pneus, depois de gastos, estarem a ser reciclados (caso da recipneu e biosafe) para depois transformar em granulado para os campos de futebol, pistas de cavalos, etc., de inglaterra, frança, alemanha, etc., granulado esse que é vendido a bom preço.
deixem de acreditar em contos de fadas e lobos maus. tudo é um negócio, e se o brasil recebe pneus da ue é porque os quer adquirir com algum fim, para obter lucro!
3º sócio novaenergia