Gosto por veículos elétricos é enorme e tinha de começar por algo "legal". A minha DiY trotinete de 3000W foi o inicio, mas andava sempre com o coração nas mãos

Decidi ir ao OLX e procurar pela mota elétrica, matriculada, mais barata. Encontrei então a Jonway MLB-A-1 3000W e no final de dezembro de 2020 consegui realizar o negócio por 450€

Não tinha baterias, mas trouxe um belo carregador de 8A. Mota de final de 2009 com 600km marcados, pneus, travões e discos parecem originais, tudo porreiro. Num global está TOP

Eu tinha a bateria da minha trotinete, células Liitokala *LG HG2* - 3000mAh - 13S6P - 865Wh, deu para testar em casa, mas obviamente não era o suficiente e começa a caça à bateria.
Mandei vir 120 células 1866132 usadas (não testadas) 195€, eu sabia que podiam não estar grande coisa para usar na mota, mas pelo preço podia depois usar para uma bateria de casa. Finalizados os testes de capacidade e resistência interna, chego à conclusão que provavelmente não vai ser grande coisa pela grande resistência interna. Ainda assim construi uma bateria 13S6P com 1.5 kWh que juntei à outra bateria ficando com 2.4 kWh.

Alguns já devem estar a ver o problema que surgiu, a bateria pequena debitava mais Amps do que a grande e descarregava mais rápido, e ficando a grande a carregar a pequena quando a mota entrava em repouso ficando a grande sempre a carga máxima... Nada boa ideia...
Voltei à procura de baterias, neste caso 18650 porque sabia que era a melhor opção kwh/kg e kWh/m^3. Apareceram Samsung 35E com 90%-100% de capacidade, mandei vir 200 por 270€ e estas já vêm testadas em capacidade. Fiz só testes de capacidade em algumas para confirmar e estava tudo OK, também fiz testes de resistência interna em todas e confirmei mais uma vez que estavam OK.
Ficou com um pack 14S14P + 14S6P (2.3 kWh + 0.9 kWh = +-3.3 kWh +- 64Ah). Neste momento não tem BMS, eu controlo a carga e descarga, mas tem um modulo que está sempre a fazer balanceamento (embola não seja preciso porque as células foram colocadas de maneira a ter a mesma capacidade em cada modulo onde tem 14 células em paralelo.
O fantástico de usar baterias 18650 é ter usado o espaço de 2 baterias de chumbo de 12V40Ah e ainda sobrar algum espaço para colocar 20S20P e o peso de 56,8 Kg reduzido para uns 15 Kg.
Teoricamente seria possível colocar 9.7 kWh

Medidor provisório da bateria:

Neste momento só falta fazer teste de capacidade. Andava com os pneus com 30PSI e estava a gastar cerca de 40 Wh/km, hoje coloquei na frente 36 PSI e 42 PSI na roda traseira, passou para 35 Wh/km (números retirados de percursos de 7km e 19km respetivamente e ainda assim a mota tem mais de 53V

Na voltinha de hoje por Coimbra passei por 2 belas paisagens

Miradouro vale de canas:

Upgrades Atuais:
- Bateria de Lítio
- Punhos Aquecidos
- Voltímetro/Amperímetro/Medidor de capacidade
- Viseira acrílico - Por causa do vento
- Protetor de punhos - Para proteger do vento
- Corrigir pintura
- Corrigir uns plásticos que partiram
- Adicionar BMS com Bluetooth e ecrã
- Mudar controlador para um Sabvoton 72150