Carregamento em casa - possivel problema electrico?
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Autor do tópico - Membro
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Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Ora viva,
Estou no mercado para um elétrico citadino para a minha esposa e hoje tive a oportunidade de fazer um test-drive a um Smart ForTwo de 2021.
Vim a casa testar o carregamento, liguei a uma tomada comum na minha garagem e apenas consegui 1.8kw.
Pareceu-me pouco, tendo em conta que tenho 4.6kW de potencia contratada. Não sou entendido na área, mas penso que qualquer tomada comum doméstica devia dar mais.
Expectável estes 1.8kw? Ou tenho uma Instalação elétrica com problemas?
Segundo o site ev-database.org deveria conseguir mais kW
Charging Point Max. Power Power Time Rate
Standard 4.6 kW On-Board Charger
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 8h45m 11 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 5h30m 18 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x20A 4.6 kW † 4h30m 22 km/h
3-phase 16A (11 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW † 5h30m 18 km/h
3-phase 32A (22 kW) 230V / 1x20A 4.6 kW † 4h30m 22 km/h
Optional 22.0kW On-Board Charger *
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 8h45m 11 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 5h30m 18 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 2h45m 36 km/h
3-phase 16A (11 kW) 400V / 3x16A 11 kW 2 hours 50 km/h
3-phase 32A (22 kW) 400V / 3x32A 22 kW † 55 min 100 km/h
Estou no mercado para um elétrico citadino para a minha esposa e hoje tive a oportunidade de fazer um test-drive a um Smart ForTwo de 2021.
Vim a casa testar o carregamento, liguei a uma tomada comum na minha garagem e apenas consegui 1.8kw.
Pareceu-me pouco, tendo em conta que tenho 4.6kW de potencia contratada. Não sou entendido na área, mas penso que qualquer tomada comum doméstica devia dar mais.
Expectável estes 1.8kw? Ou tenho uma Instalação elétrica com problemas?
Segundo o site ev-database.org deveria conseguir mais kW
Charging Point Max. Power Power Time Rate
Standard 4.6 kW On-Board Charger
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 8h45m 11 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 5h30m 18 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x20A 4.6 kW † 4h30m 22 km/h
3-phase 16A (11 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW † 5h30m 18 km/h
3-phase 32A (22 kW) 230V / 1x20A 4.6 kW † 4h30m 22 km/h
Optional 22.0kW On-Board Charger *
Wall Plug (2.3 kW) 230V / 1x10A 2.3 kW 8h45m 11 km/h
1-phase 16A (3.7 kW) 230V / 1x16A 3.7 kW 5h30m 18 km/h
1-phase 32A (7.4 kW) 230V / 1x32A 7.4 kW 2h45m 36 km/h
3-phase 16A (11 kW) 400V / 3x16A 11 kW 2 hours 50 km/h
3-phase 32A (22 kW) 400V / 3x32A 22 kW † 55 min 100 km/h
- Anexos
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Podes explicar melhor porque não conseguiste mais de 1.8Kw? e como mediste?
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Autor do tópico - Membro
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Viva,
Confirmei de duas formas:
O carro acusou 1.8kW no display enquanto carregava.
E tenho um Shelly EM ligado no geral do quadro que de certa forma me veio validar que o que aparecia no display do carro estava certo.
O porquê de não conseguir mais é o que eu quero descobrir
Confirmei de duas formas:
O carro acusou 1.8kW no display enquanto carregava.
E tenho um Shelly EM ligado no geral do quadro que de certa forma me veio validar que o que aparecia no display do carro estava certo.
O porquê de não conseguir mais é o que eu quero descobrir

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- Membro Dedicado
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Não consegues mais, porque isso é o que o EVSE que estás a usar (que deve ser o que veio com o carro) diz ao carregador do carro quanto este pode puxar da tomada
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- Membro Gold
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Conforme dito pelo JFR2006 muito provavelmente é o EVSE que está a limitar a carga... penso qeu os Smart não têm forma de fazer essa limitação de "potência" de carga onboard (seja nos menus do carro).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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- Membro Silver
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Penso que já foi respondido, mas é uma questão frequente...burtzz Escreveu: ↑sábado jul 24, 2021 11:02 pm Vim a casa testar o carregamento, liguei a uma tomada comum na minha garagem e apenas consegui 1.8kw.
Pareceu-me pouco, tendo em conta que tenho 4.6kW de potencia contratada. Não sou entendido na área, mas penso que qualquer tomada comum doméstica devia dar mais.
A potência de carregamento não é limitada pela tomada ou instalação... ou seja, se ligarmos um equipamento de 25A a uma tomada ele vai puxar os 25A. Mesmo que isso ultrapasse a potência contratada... provocando o corte.
O limite de potência é definido pelo EVSE ou pelo carro.
É sempre o aparelho consumidor que define a potência consumida, em instalações domésticas.
Não sei se é o EVSE de origem do carro, nem conheço o de origem... não sei se é regulável.
mas 1,8kW corresponde a aproximadamente 8A. Para uma tomada schuko que teoricamente pode ir aos 16A, mas que na prática não deve ter uma utilização prolongada acima dos 10A, parece-me uma potência apropriada. Mesmo porque o carro tem uma bateria proporcional ao tamanho do carro.
Especialmente considerando que a maioria dos utilizadores não tem o cuidado de verificar o estado das tomadas e a qualidade da ligação à terra. Por vezes até ligam usando tomadas e extensões sem terra, enfim.... carregam o carro, como se tivessem a carregar o telemóvel.
Eu uso um EVSE regulável, onde posso definir a potência de carregamento (até ao limite do carro), mas obviamente não é numa tomada schuko, mas sim CEE e, é com uma ligação directa ao quadro e com diferencial e disjuntor independente.
Já agora e por curiosidade, qual é a potência máxima de carregamento em AC do modelo? É que existe duas versões: 4,6 kW ou 22 kW... supostamente. Isto pote ter reflexos importantes no custo de carregamento se houver utilização frequente de PCNs.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Obrigado a todos, ficou claro como a água 
É uma boa questão, não sei se o carro do test drive era a versão de 22kw ou 4,6kw.
Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.
Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.
Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.

É uma boa questão, não sei se o carro do test drive era a versão de 22kw ou 4,6kw.
Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.
Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.
Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.
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- Membro Silver
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Pois eu pensava que a bateria era igual, mas já verifiquei que não é assim...burtzz Escreveu: ↑terça jul 27, 2021 11:42 pm Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.
Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.
Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.
Gosto mais do Twingo, mas não sabia dessa vantagem adicional.
O carregamento doméstico a 8A parece-me ser óptimo, pois pode evitar a necessidade de aumento de potência contratada e evitar problemas eléctricos.
Mais importante é a potência de carregamento em PCN.
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- Membro Gold
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Não sei se Twingo tem mesmo carregador do Zoe, mas se tiver convém testar carregar em casa antes de comprar... é sabido que são algo sensíveis à Terra (e outras coisas também)....
Consegue-se já arranjar Twingo's ZE semi novos a preços OK?
"Freddy Krueger"
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Autor do tópico - Membro
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Exacto, em casa no máximo apostaria em algum método, ou alteração eléctrica simples, para conseguir fazer 16A, 3.7 kW. Parece-me ser o sweet spotAPHenriques Escreveu:Pois eu pensava que a bateria era igual, mas já verifiquei que não é assim...burtzz Escreveu: ↑terça jul 27, 2021 11:42 pm Entretanto estamos mais inclinados para o Renault twingo. Ainda não sei em que modalidade, novo, semi-novo ou importado.
Parece uma escolha mais racional, fruto da autonomia ser superior e ter um custo menor face ao smart forfour.
Vou fazer o mesmo teste e tentar carregar o twingo numa tomada doméstica cá de casa assim que faça o test-drive.
Gosto mais do Twingo, mas não sabia dessa vantagem adicional.
O carregamento doméstico a 8A parece-me ser óptimo, pois pode evitar a necessidade de aumento de potência contratada e evitar problemas eléctricos.
Mais importante é a potência de carregamento em PCN.
E já assim teria que passar de 4.6 para 5.75 de potência contratada.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Sim, vou testar, obrigado pela dica. Já pude ler essas queixas do carregador do zoe aqui no fórum.Freddy_krueger Escreveu:Não sei se Twingo tem mesmo carregador do Zoe, mas se tiver convém testar carregar em casa antes de comprar... é sabido que são algo sensíveis à Terra (e outras coisas também)....
Consegue-se já arranjar Twingo's ZE semi novos a preços OK?
Ainda estou a fazer esse trabalho de casa. Twingo semi-novo em PT (carros de serviço da marca) de finais de 2020, ainda estão algo caros na minha opinião. Mais vale dar uns 1500€ extra e comprar novo.
Na Alemanha já se vê vários de serviço a preços interessantes. Mas tenho que fazer contas e explorar melhor o mobile.de.
Confesso que estou um bocado baralhado com o que vejo por la, twingos com o mesmo nível de equipamento e kms com diferença de preço de mais de 2000€ entre eles, não percebo porquê. E depois tens vários que estão com preços excelentes e apenas estão disponíveis, por exemplo, em dezembro de 2021. Também não percebo a lógica de listar carros para venda quando só estão “disponíveis” no final do ano
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Na Alemanha os incentivos podem chegar aos 9.000€.
Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.
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Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.
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Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Então os stands compram-nos novos, mal andam, e depois vendem para exportação?zeuz Escreveu:Na Alemanha os incentivos podem chegar aos 9.000€.
Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.
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Parece-me excelente então, é que passado 6meses já nem pago iva porque já é considerado um carro usado

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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
+6 meses E + 6.000kmburtzz Escreveu: ↑quinta jul 29, 2021 9:48 pmEntão os stands compram-nos novos, mal andam, e depois vendem para exportação?zeuz Escreveu:Na Alemanha os incentivos podem chegar aos 9.000€.
Alguns stands estão já a vender esses carros para exportação, daí só concretizarem a venda daqui a 6 meses.
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Parece-me excelente então, é que passado 6meses já nem pago iva porque já é considerado um carro usado![]()

Há coisa de 3 anos atrás era em França que os incentivos podiam chegar aos 10.000€... mas o carro só podia sair do território francês após 2 anos.
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Atenção que no mobile.de (e no autoscout também) alguns carros não têm o IVA... se for para empresa tudo OK, mas se for para particular tem de se adicionar isso...
"Freddy Krueger"
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Sim, tenho olhado para o preço gross e não netFreddy_krueger Escreveu:Atenção que no mobile.de (e no autoscout também) alguns carros não têm o IVA... se for para empresa tudo OK, mas se for para particular tem de se adicionar isso...
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Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Lixou tudo esse pormenorzeuz Escreveu: +6 meses E + 6.000km![]()

Bem, mas acredito que se for comprado através de empresa importadora só pague apenas iva em PT certo?
Estão isentos de iva na origem.
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Re: Carregamento em casa - possivel problema electrico?
Os holandeses gostam de anunciar preços sem IVA...Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta jul 30, 2021 9:31 am Atenção que no mobile.de (e no autoscout também) alguns carros não têm o IVA... se for para empresa tudo OK, mas se for para particular tem de se adicionar isso...

Os restantes costumam anunciar com o preço final.

Não tenho a certeza, mas o pessoal que te foi recomendado sabe responder-te a isso.
