Mas basicamente, e sabendo que se me der ao trabalho de ler a legislação provavelmente vou-me deparar com interpretações diferentes na prática, peço-vos ajuda para o caso seguinte:
Na vivenda dos meus pais feita há cerca de trinta anos há duas redes eléctricas na mesma casa completamente independentes e sem qualquer ligação entre elas. Cada uma tem tomadas diferentes. Ou seja, há divisões da casa que têm tomadas das duas instalações...Uma delas é mais pequena e não abranje todas as divisões da casa. Uma está ligada á REN (a maior) e a outra neste momento não está ligada a nada. Antigamente esteve ligada a um painel solar, ideia do coitado do meu pai quando na altura fez a casa... (quando ainda tinhamos prazos que permitiam nós trabalharmos na nossa própria casa á vontade...).
Tendo em conta que as duas redes são fisicamente independentes, é possível fazer uma instalação de paineis solares sem ter que ter contador especial / medidores e todas essas tretas de equipamentos que são obrigatórios quando os paineis são integrados numa rede electrica única ? Ou a legislação não permite considerar uma rede independente no mesmo local físico ?
Já sei que em termos de custos uma rede completamente independente não tem a mesma viabilidade económica, mas no meu caso eu tenho como consumir e armazenar a energia sem baterias. Fica para outra altura os pormenores, simplesmete consderem-no como um facto, aliás preferia discutir apenas o aspecto legal de poder ou não ter duas redes completamente independentes (uma não ligada á REN) no mesmo sítio.
É que se não for permitido não estou interessado...
Muito obrigado, e peço desculpa pelo testamento ....

Jose