Espero que seja útil de alguma forma pois tive algumas experiências boas e outras nem tanto, e outras chatas. E ainda tenho alguma duvidas que uma ajuda é sempre bem vindas para algumas decisões.
Este projeto começou a ser pensado a sério(€) em agosto passado, e nessa altura adquiri um shelly EM para conseguir ter uma noção mais real daquilo que consumo e a que horas o faço. E como grande parte das famílias, pico de manhã ao pequeno almoço, durante o dia consumos baixos e após as 18h cerca de 60-70% do consumo diário. Fim de semana muito semelhante porque aproveitamos para passear.
Devido a isto vimos que um sistema sem baterias apesar bem escalado de ser sempre rentável, a perceção que teríamos ao fim do mês seria marginal, a não ser que mudasse muito os nossos hábitos, e pelo menos para mim ter de colocar eletrodomésticos programados só para correrem durante o dia por causa da conta da eletricidade, aqui o meu tico e o teco entram em conflito. Acreditem que tentei…!!!
Portanto baterias sim, mas bem sabemos a dor na carteira que é, e o projeto ficou para ser realizado em duas grandes fases, 1 a do autoconsumo em si só com o inversor de rede e a 2 do inversor de baterias.
1ª Fase -Inversor de rede
Dimensão:
Na altura analisamos e vimos que uns 2kW seria mais que suficiente para os consumos, no entanto instalei cerca de 4,6kw por 4 motivos, colocar piscina com motor de 2cv, retirar gás natural, compra de carro híbrido e já que se vai para o telhado mais vale ele ficar logo cheio para não ter de pagar uma outra instalação no futuro.
Instalação:
A instalação foi feita por instaladores certificados, e se não fosse colocação de um cabo de bitola 2,5mm2 e disjuntor de 16a numa ligação com quase 5kw de potência, que posteriormente corrigiram, diria que o trabalho tinha sido impecável. Pessoal simpático 5* instalação sem pressas, sem chatices. No entanto não posso recomendar, porque a situação do cabo apesar não haver grandes perigos de segurança devido ao disjuntor de 16 amperes, leva-me a duvidar do trabalho. Quando veio a Primavera o disjuntor claro está começou a disparar, e com a reclamação vieram logo trocar o cabo sem qualquer problema, no entanto a dúvida agora está implantada será que no telhado está tudo ok!!
Por referência após a troca do cabo o inversor começou a produzir cerca de 1kw a mais de energia em horas de pico
Materiais:
Vou fazer uma referência aos materiais usados nesta fase da instalação para ajudar a perceber os custos que poderão ter pois não é só painéis, inversor e mão de obra….
12x 390w painéis
1x Fronius PRIMO 5.0-1
Conector MC4 Weidmuller
Cabo solar 6mm2
Parafuso em "T"
Porca Dentada
8x Perfil Light / Calha Solid X37 C/4,20m
Fixador de fecho/extremidade
Fixador Intermédio
Porca M8 ASA
Parafuso sextavado Interno M8
Bucha Química
Varão Roscado Inox M10
Placa adaptadora M10/12
Anilha EPDM
Calha técnica
Tubo VD
Itron Kit Contador ACE SL6000 (mamarracho inútil mas obrigatório)
2 Protetores de sobretensões
1 diferencial 40A 30mA Hager CFC240P
1 Disjuntor 16A efapel(55116) substituído por um de 25ª (55125)
Cabo 2,5mm2 substituído por 4mm2
2ª Fase - Inversor de Rede
Após uns meses decidimos investir em baterias, no entanto esta instalação é para ser feita por nós.
Já tínhamos decidido na primeira fase que iriamos fazer a instalação com a integração victron fronius em ac-out e optámos pelo multiplus II 48/5000/70. A dúvida seria as baterias… marca conhecida (pylontech, meterboost e afins…), pack via China ou full DIY?!!
A via DIY inicialmente agradava-me, no entanto, fazer a caixa para as células, obrigava-me a ter de comprar ferramentas que iriam injustificar o ganho em custo, e alem disso o acabamento não seria tão “clean” como uma caixa em metal. Por isso optámos por comprar as baterias na China em fevereiro. Ainda estou a aguardar, no entanto já sei que já estão na Europa e é esta a parte do projecto que falta terminar.
Entretanto já fiz a montagem do inversor mesmo sem as baterias com o intuito de fazer upgrades ao firmwares.
Esta fase consigo descrever melhor que a anterior. Espero não me esquecer de nada.
Materiais:
1x victron multiplus II 48/5000/70
1x cerbo gx
1 ips 7”
Temporariamente qualquer um transformador de 12v para alimentar o cerbo gx.
1 par de din rails mounts para o cerbo gx (quem tiver impressora 3d pode seguir essa via)
1 calha din para a caixa que não trazia
3x5m Cabos 2,5mm2 (pequenas ligações não é necessário tanto mas da jeito ter em casa)
3x4m cabo 10mm2. Fase, terra e neutro
6-7m cabo 70mm2
Ponteiras 10mm2
Ponteiras pequenas várias.
Olhais 70mm2 M8
1 porta fusíveis ANL rosca M8
2 fusiveis ANL 200ªA
Cabo de rede
Cabo HDMI
Cabo usb para micro usb
Terminais rj45
1 diferencial Schneider 40A 0,30ma IID K (colocado após o fornecimento EDP)
1 disjuntor Hager de 40A MUN 540A (após o anterior e com saída para o bypass. Nota futura, usar mesma marca porque o neutro no Schneider está a esquerda e o Hager à direita)
1 Interruptor de Bypass Hager de 40A SFT440 (polos 1/5 ponto de entrada do anterior, polos 2/6 saida para o ac in do inversor, polos 4/8 saida para o polos 12/16, polos 10/14 entrada vinda do ac out do inversor, e polos 9/13 saida para disjuntor hager)
1 disjuntor Hager de 40A MUN 540A (recebe os polos anteriores e envia para o diferencial de 63A 30ma já existente da casa.
2 Caixas de Distribuição
2 calhas legrand 100x50
Adaptador L para o anterior
Buchas
Parafusos
Pentes de 2 polos (não tinha na altura)
Router com wifi (dispensável se ligado por cabo) e internet
PC Windows com VE Configure instalado e ligação à internet. (muito pode ser feito por tlm mas upgrade do firmware do multiplus via remota é necessário pc)
1 ET112 carlo gavazzi (não necessário) como não tenho nenhuma carga antes do ac in do multiplus não é necessário, se tivesse seria.
A adquirir:
1 porta para o quadro ac
1 cx distribuição DC
1 ou 2 barramentos de 300amperes (para futura expansão)
1 interruptor de bateria 48v e 300amperes
Equipamentos necessários:
1- Berbequim
2- Chaves Philips e/ou Fendas vários tamanhos (pozidriv nice to have nos disjuntores)
3- Crimpadoras
4- Multímetro
5- Alicate de corte
6- Alicate de pontas (sim dobrar cabos de 10mm2 em pequenos espaços é dose)
7- Faca/tesoura ou idealmente descarnador de cabo,
8- X-ATO lamina nova
9- Serra para as calhas
10- Nível
11- Lápis
12- Fita métrica
13- Fita isolante
14- Mangas termoretrateis
15- Escopo e martelo se necessário abrir roços.
16- Escada (pode não ser necessário)
17- O multiplus vai para os 30kg portanto 1 par de mãos extra é uma enorme ajuda
18- Luvas (o plástico corta e bem)
19- Bejecas à descrição
Processo
Colocar o multiplus no local pretendido e medir quando cabo de 70mm2 seria necessário.

Após isso comecei por fazer primeiro a instalação da parte AC, que devido a falta de espaço no quadro principal teve de ser num a parte. Gostaria de ter colocado o bypass dentro do quadro principal mas para isso teria de mexer na parte AC fotovoltaica que não o queria fazer.
Depois comecei a pensar fazer o upgrade de firmware do cerbo gx e principalmente do multiplus II que na documentação está muito vago se é ou não necessário ter o cabo mk3 da victron para isso e não o queria comprar. Não é necessário o cabo, no entanto facilita o trabalho quem já o tiver.
Fiz alguns testes para ver se coloco um mini ups a alimentar. A victron recomenda ter ligado a bateria, mas no entanto vejo-me mais a desligar a bateria para fazer ajustes e upgrades do que mexer num ups. Ainda estou a analisar esta situação.
Ligações com o monitor.
Este monitor veio com umas colunas ainda tenho de ver se as coloco para os alarmes do cerbo ou não.
Já ligado ao inversor
Colocação final do cerbo gx. Ainda falta remover/alterar a alimentação pelo transformador e ajeitar os cabos.
Já com o ESS activo
Caso queiram posso colocar um passo a passo de como fazer o upgrade a ambos os firmwares.
Este é o estado actual da ligação, a aguardar pela chegada das baterias
Entretanto tenho algumas questões se puderem ajudar agradeço.
1- No multiplus a escolha do código da rede coloquei other porque não existe Portugal. Posso colocar a de Espanha ou não temos o mesmo código? (já que compramos a energia lá looool!!!!!!!)
2- No manual da victron não refere nada, mas em Portugal acham recomendável colocar um protector de sobretensões permanentes e transitórias na entrada da EDP? Nem sequer sei é obrigatório para novas instalações ou não.