Página 1 de 8

o meu carro

Enviado: quinta mai 25, 2006 11:36 am
por manuelcar
vamos constituir uma base de dados sobre os veículos, as misturas e as adaptações, para quem chega vêr o panorama e colocar questões.
sejam metódicos na descrição.
veículo:
cilindrada:
marca e tipo da bomba:
percentagem de oleo:
inverno
verão
adaptações realizadas:
comentários:

mercedes 190D

Enviado: quinta mai 25, 2006 11:44 am
por manuelcar
mercedes 190d 1986
cilindrada: 1997 cc
bomba: bosch em linha
percentagem de oleo: neste momento 60% + 5% de gasolina
adaptações realizadas: nenhuma - estamos no verão

não realizei ainda nenhuma adaptação porque tenho a melhor bomba para o oleo vegetal, uma percentagem moderada mais a adição de gasolina garantem que a viscosidade da mistura não é excessiva de manhã.
ah! e ligo o carro antes de tomar o pequeno almoço, como sempre fiz.
mais uma nota: o motor original deste carro fez 1200000 km

Enviado: quinta mai 25, 2006 11:49 am
por visitante
vivam..

manuelcar..aproveita teres uma bomba em linha...essas dão para quase tudo..para elevares a pressão dos teus injectores para cerca dos 150-160 bars ao invés dos 115-125 que teem de origem..e depois diz qualquer coisa...

a criação de depositos nas cameras de combustão cairá para aí uns 40 a 70%...

um abraço
[***************] ( com saudades das bombas em linha )

Enviado: quinta mai 25, 2006 12:06 pm
por manuelcar

ok, se soubesses qual o panorama dos mecânicos aqui na minha terra....
a mentalidade "ainda pode andar, quando partir volte cá" e a falta de qualificação e formação. fico preocupado cada vez que tenho que deixar o carro para mais do que muda de oleo.
talvez possa recorrer aos teus serviços, tens equipamento para realizar estas alterações nos injectores, e não é necessário mexer na bomba?
abraço.

oleos vegetais

Enviado: quinta mai 25, 2006 12:08 pm
por putzzz
[***************], e como posso ter a certeza se o motor é mesmo esse?! quais as mudificaçoes que terei de fazer no meu carro para poder usar 100% oleo?! se usar 50% oleo no verão com 2 litros de gasolina e 1/2 litro de oleo 2 tempos 100%sintetico será que nao corro nenhum risco em avariar o motor?!

um abraço

andre

Enviado: quinta mai 25, 2006 12:11 pm
por visitante
....

manuelcar...aqui tenho de tudo..é como uma farmácia.. ..

daí o nome da oficina ser clinicauto...e o que não fazemos...para evitar conflitos de interesses.., temos uma oficina dedicada a sistemas diesel..só reparações de bombas e injectores..que temos de levar já desmontados e uma de electricidade/electronica auto...

como vês..melhor não há...o pessoal aqui da zona também é assim para o "tacanho acagaçádo"...mas já aprenderam a fazer o que cá o engº diz e paga para que seja feito...

um abraço
[***************]

Enviado: quinta mai 25, 2006 12:26 pm
por espiga
bons dias, um colega falou-me deste topico, estou interessado, ja imprimi os comentarios todos para ler logo com calma.

tenho um peugeot 306 xad de 1995, 1.9diesel.

gostaria que me dessem informações para que possa colocar o carro andar a oleo...

abraço
filipe carmo

Enviado: quinta mai 25, 2006 12:38 pm
por visitante
vivam

putzzz...o oleo 2t não necessita de ser sintético..eu uso do normalinho da bp..cerca de €6,00 o litro..no punto dá-me para dois depositos...já que abasteço sempre pleno assim que atinjo 1/4 de deposito..

dá uma volta aí pelas intervenções...está muita coisa explicada...alguma duvida ou novidades..dispõe

um abraço
[***************]

Enviado: quinta mai 25, 2006 12:43 pm
por visitante
vivam

ó espiga....sem espiga.(não resisti ao trocadilho) ...

coisa rara..que normalmente sou um tipo muito circunspecto e sizudo...como já deverão ter tido oportunidade de verificar...

pois faz isso mesmo...vai lendo e analisando os comentarios...alguma duvida...dispõe

um abraço
[***************]

Enviado: quinta mai 25, 2006 2:11 pm
por espiga
obrigado, vou mesmo ter de ler tudinho...

depois coloco as minhas duvidas

abraço

oleos vegetais

Enviado: quinta mai 25, 2006 2:20 pm
por putzzz
ola!

fernando ja vi que a bomba é uma bosh agora nao sei é ke tipo é como posso ver?! sabes me dizer em ke sitio deste forum posso encontrar o material que tenho de adaptar é ke ja estive a ver mas muitas cenas nao entendo pois nao estou muito a par de mecanica de carros!! tens messenger?!

obrigado

putzzz

Enviado: quinta mai 25, 2006 2:31 pm
por manuelcar
olá putzzz, benvindo ao forum.
se estás interessado nesta ecológica e económica alternativa deves primeiro dedicar algum tempo a estudar os fundamentos da coisa. vê lá no topico dos nossos linques e depois volta aqui para esclarecer algumas duvidas e vêr o esquema que o fernando e o hynek estão a estudar, utilizando tecnologia nacional.
saúde da boa

oleos vegetais

Enviado: quinta mai 25, 2006 2:38 pm
por putzzz
ola manuelcar, tudo bem?!
sim ja estive a estudar isto tudo mas tem algumas coisas que nao entendo bem, por exemplo os injectores!! pois o conhecimento que tenho é que para um carro trabalhar a 100% oleo apenas o temos de aquecer! e tem outra coisa eu tenho uma bomba bosh, e tambem sei que se for em linha que é bem melhor, mas como poderei saber isso?!

obrigado a todos, estou aqui para ajudar e ser ajudado!! :p

putzzz

resposta a mp

Enviado: quinta mai 25, 2006 2:42 pm
por manuelcar
olá esclarecido, respondo aqui á tua mensagem sobre o 190d:
parabens pelo teu carro é um dos mais resistentes e fiáveis mercedes de sempre. a questão é que este carro possui uma bomba de injecção bosch, em linha, ideal para a utilização com o oleo vegetal directo. eu uso as percentagens que viste desde o início da primavera. os valores são um cadito conservadores mas acontece que ainda não adapte nenhum kit para optimizar o uso de um combustivel bastante mais viscoso, portanto ´não me posso aventurar e deitar a perder este maravilhoso motor. há dois problemas que necessitam solução. o aquecimento prévio do oleo antes do arranque, para que este circule pelo filtro e bomba sem sobressaltos. e a queima no interior da câmara de combustão, este é de maior dificuldade, uma vez que se inicia a frio. o fernando e o hynek estão a tentar resolver ambos os problemas, só temos que ir acompanhando o processo e ajudar no possível. durante o verão vou preparar o carro para o próximo inverno queimar 80%, depois deixo aqui detalhes da adaptação que vou fazer.
saúde da boa

Enviado: quinta mai 25, 2006 3:03 pm
por esclarecido
muito obrigado pelas explicações mas creio que não respondeste a tudo: usas oleo novo ou usado? notaste alguma anomalia no carro?

obrigado mais uma vez.

Enviado: quinta mai 25, 2006 3:12 pm
por manuelcar
olá putzzzz se for em linha tem as saídas todas em linha em cima, se fôr radial as saídas estão dispostas em circulo no topo exterior

Enviado: quinta mai 25, 2006 3:17 pm
por manuelcar
apenas oleo novo, não quero ter que me preocupar com acidos gordos livres ou teores de agua desconhecidos. primeiro vou começar com oleo novo, depois vou ver se descubro um protocolo seguro para a limpeza e filtragem de oleo usado. quanto ás diferenças no carro, apenas o cheiro, deve haver uma perda de potência em 10 ou 15% mas eu não consigo notar. não te esqueças de deixar aquecer bem antes de arrancar.

oleos vegetais

Enviado: quinta mai 25, 2006 3:20 pm
por putzzz
hhhuuummm, estou com azar, as saidas sao todas no topo da bomba! sera que se meter-mos uma vela incandescente a aquecer o oleo mesmo a entrada da bomba nao sera suficiente?!

putzzz

Enviado: quinta mai 25, 2006 3:23 pm
por manuelcar
não há problema por ser radial, só estão reportados problemas com as bombas lucas cav rotodiesel stanadyne, as bosch são sempre mais sólidas

oleos vegetais

Enviado: quinta mai 25, 2006 3:26 pm
por putzzz
manuelcar, afinal qual os problemas que pode causar o oleo em vez de diesel e devem-se a que?!

putzzz