tou farto de ler e ler....
mas ainda não percebi umas coisas bem?
é que mecanica não é o meu forte.
1- neste momento é real que um motor diesel pode utilizar bd e oleo virgen e oleo directo.
2- pode utilizar os 2 ao mesmo tempo(bd e ov).
3-em variadas % de diluição dependendo da injecção e outros.
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as minhas perguntas são - afinal um motor diesel pode consumir apenas oleos alimentares e "derivados" e andar sem problemas, apenas pondo um pouco de gasolina(1litro ou menos) e de diesel(arranque) e modificando aqui e ali?(mais ou menos isto certo?)
segundo percebi há lands rovers a andarem quase a 100% verde.
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é que eu tinha pensado comprar um carro a gasolina e pôr a gpl, mas este continua a ser um produto derivado fossil.
e pelo o que vejo, a produção de bd não é dificil e para alem disso posso sempre comprar uns litros de ov no supermercado e adicionar ao deposito, sendo que quando os preços de combustiveis fosseis se tornarem ainda mais impossiveis, poderei sempre depender da natureza para produzir oleos e até se quiser apartir destes produzir bd em vez de utilizar usados!!!
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assim sendo que percentagens maximas de cada combustivel?
-bd
-ov
-od
que poderão ser utilizadas nos motores em só e em conjunto?
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é que se realmente um motor poder andar quase 100% a bd ou outros...
eu compro diesel e até comprava um land rover com motor td5 caso este dê para estes quase 100% verde ou com motor tdi realizando um sonho antigo de ter e utilizar um land todos os dias pois agora é economicamente possivel o fazer.
e até produzia bd á grande pois tenho espaço.
já vi que possivelmente os motores renault(1,9 dci e 2,2 dci), terão sempre de ter uma mistura muito maior de diesel, certo?
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já agora gostava de saber quanto dinheiro(média) gastaram nos lands rovers com estas conversões todas(kits)?
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no meu clio de 99 gasto 8 euros para 100km(a gasolina)
um land rover a média será de 8 a 12 dependendo do motor, mas queria
saber em dinheiro quando gastam para fazer 100km?
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agradeço a todos que me possam informar sobre isto tudo.
muito obrigado pela a disponibilidade e paciencia.
mário
Depois de 7 horas a ler e a ler...
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Autor do tópico - Novo membro
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olá photospirit
vamos por partes então.
1º para quem não vive no meio do campo, um jipe é um contrasenso e só é verde de côr
2º biodiesel e ov num mesmo veículo não são recomendados de todo;
3º para o bd não necessitas de converter o motor, mas, a menos que tenhas uma fonte de oleo usado, não é economicamente viável. mais vale investir num kit para ovd e ir amortizando a cada abastecimento;
4º a percentagem de gasolina por tanque é fixa e recomenda-se 2% uma vez que esta percentagem melhora a combustão e a viscosidade sem baixar o ponto de inflamação para níveis perigosos;
5º a união europeia fixou uma meta de 10% de biocombustiveis para 2010. num motor diesel podes sempre cumprir essa meta adicionando ov no tanque de gasoleo. 10% de ov são 10% de redução nas emissões do motor por isso vale sempre a pena uma vez que o motor não só não se queixa como até agradece.
6º a forma mais segura de queimar elevadas percentagens de ov num diesel é utilizar um kit com dois tanques.
ao resto das tuas questões não sei responder pois embora viva no meio do campo não acho razoável utilizar um carro tão grande pesado e que consome tão elevadas percentagens de combustivel.
7º a melhor forma de usufruir da natureza é passear a pé
vamos por partes então.
1º para quem não vive no meio do campo, um jipe é um contrasenso e só é verde de côr
2º biodiesel e ov num mesmo veículo não são recomendados de todo;
3º para o bd não necessitas de converter o motor, mas, a menos que tenhas uma fonte de oleo usado, não é economicamente viável. mais vale investir num kit para ovd e ir amortizando a cada abastecimento;
4º a percentagem de gasolina por tanque é fixa e recomenda-se 2% uma vez que esta percentagem melhora a combustão e a viscosidade sem baixar o ponto de inflamação para níveis perigosos;
5º a união europeia fixou uma meta de 10% de biocombustiveis para 2010. num motor diesel podes sempre cumprir essa meta adicionando ov no tanque de gasoleo. 10% de ov são 10% de redução nas emissões do motor por isso vale sempre a pena uma vez que o motor não só não se queixa como até agradece.
6º a forma mais segura de queimar elevadas percentagens de ov num diesel é utilizar um kit com dois tanques.
ao resto das tuas questões não sei responder pois embora viva no meio do campo não acho razoável utilizar um carro tão grande pesado e que consome tão elevadas percentagens de combustivel.
7º a melhor forma de usufruir da natureza é passear a pé
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Autor do tópico - Novo membro
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- Registado: sexta abr 13, 2007 3:08 am
olá manuel,
sim eu sei que é um contrasenso, mas faço muitos kms fora de estrada cerca de 30 a 40% e só não faço mais porque o clio não passa em certos caminhos.pois costumo muito fotografar em sitios remotos...
em relação a uma fonte de oleo usado não será problema de todo, por alto, pois ainda agora estive a falar com um amigo que tem um restaurante, e ele falou-me em cerca de 200 a 300 litro mês no minimo, sem falar de mais pessoal que conheço que me o poderá ceder sem problemas.
a minha ideia seria poupar o mais possivel nas minhas despeças de deslocação, e tambem ao mesmo tempo não ficar dependente das grande empresas de combustiveis.
a situação de o carro andar a 10 ou 20 % a ov não me interresa de todo, se com o gpl poupo 50% no bolso e a poluição será (acho) menor que o bd e ovd.
consigo comprar carro e andar 4 euros por cada 100km a gpl, mas se conseguir andar a 2 ou menos euros vale realmente a pena por todas as razões.
o meu problema é não saber por exemplo também, para alem das perguntas importantes que fiz em cima, saber os custos de produção de 1 litro de bd, sendo que já sei que 1 litro de oleo será na casa dos 0,60/70 até menos com sorte e com alguma esperteza.
estou até a pensar caso assim seja comprar daquelas maquinas que fazem tudo na produção de bd.
que ao fim de algumas dezenas de milhar de kms ficaria pago(acho).
por isso todas estas perguntas, pois nesta fase queria saber se realmente é mais barato que o gpl na relação custo-km...
antes de mergulhar a sério e agarrar o toiro pelos os cornos.
tenho algum dinheiro para investir na mundança de carro, mas como ainda não optei por gasolina ou diesel, isto é por gpl ou bd e afins.
posso encaixar a compra do meu novo carro usado com os custos da energia utilizado pelo o mesmo.
não me importo de comprar um land com 10 anos e utilizar durante mais 20 anos, na boa, oiro sobre azul simplesmente perfeito, um land é um land.
neste momento e caso possa andar a quase 100% bd e ou afins, quase de certeza que irei para este lado, sendo que apenas tenho de estudar então isto tudo a fundo e efectuar todos os passos para ser autosuficiente, com a vossa ajuda claro!!!
nem que tenha de aprender mecanica!!!pois até dá jeito para quando for para africa(nem que tenha de levar um reboque com deposito só de bd com 3000 litros. ou menos devido ao peso...
apenas tenho de esclarecer estas duvidas iniciais para me situar na vossa realidade, e começar-me a mexer...
abraço,
mário
sim eu sei que é um contrasenso, mas faço muitos kms fora de estrada cerca de 30 a 40% e só não faço mais porque o clio não passa em certos caminhos.pois costumo muito fotografar em sitios remotos...
em relação a uma fonte de oleo usado não será problema de todo, por alto, pois ainda agora estive a falar com um amigo que tem um restaurante, e ele falou-me em cerca de 200 a 300 litro mês no minimo, sem falar de mais pessoal que conheço que me o poderá ceder sem problemas.
a minha ideia seria poupar o mais possivel nas minhas despeças de deslocação, e tambem ao mesmo tempo não ficar dependente das grande empresas de combustiveis.
a situação de o carro andar a 10 ou 20 % a ov não me interresa de todo, se com o gpl poupo 50% no bolso e a poluição será (acho) menor que o bd e ovd.
consigo comprar carro e andar 4 euros por cada 100km a gpl, mas se conseguir andar a 2 ou menos euros vale realmente a pena por todas as razões.
o meu problema é não saber por exemplo também, para alem das perguntas importantes que fiz em cima, saber os custos de produção de 1 litro de bd, sendo que já sei que 1 litro de oleo será na casa dos 0,60/70 até menos com sorte e com alguma esperteza.
estou até a pensar caso assim seja comprar daquelas maquinas que fazem tudo na produção de bd.
que ao fim de algumas dezenas de milhar de kms ficaria pago(acho).
por isso todas estas perguntas, pois nesta fase queria saber se realmente é mais barato que o gpl na relação custo-km...
antes de mergulhar a sério e agarrar o toiro pelos os cornos.
tenho algum dinheiro para investir na mundança de carro, mas como ainda não optei por gasolina ou diesel, isto é por gpl ou bd e afins.
posso encaixar a compra do meu novo carro usado com os custos da energia utilizado pelo o mesmo.
não me importo de comprar um land com 10 anos e utilizar durante mais 20 anos, na boa, oiro sobre azul simplesmente perfeito, um land é um land.
neste momento e caso possa andar a quase 100% bd e ou afins, quase de certeza que irei para este lado, sendo que apenas tenho de estudar então isto tudo a fundo e efectuar todos os passos para ser autosuficiente, com a vossa ajuda claro!!!
nem que tenha de aprender mecanica!!!pois até dá jeito para quando for para africa(nem que tenha de levar um reboque com deposito só de bd com 3000 litros. ou menos devido ao peso...
apenas tenho de esclarecer estas duvidas iniciais para me situar na vossa realidade, e começar-me a mexer...
abraço,
mário
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- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
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ora aqui esta uma boa compra perfeita perfeita mas mesmo meeeeeeeeeessssssssssmmmmmmmmoooooo perfeita é ter um land rover
eu o hynak e o fry n queremos outra coisa sem falar com mais de 20 pessoas deste forum q teem land rover.
já agora e paraa teres uma ideia de quantos somos a andar a ovd e temos land rover passa por http://www.forumlandrover.org somos mais q muitos.
eu o hynak e o fry n queremos outra coisa sem falar com mais de 20 pessoas deste forum q teem land rover.
já agora e paraa teres uma ideia de quantos somos a andar a ovd e temos land rover passa por http://www.forumlandrover.org somos mais q muitos.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"
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- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
já compreendi a tua ideia. para o biodiesel existe uma secção própria que é mais frequentada pelos especialistas. aqui tratamos das adaptações para ovd. podes também queimar óleo usado sem fazer biodiesel. trata-se de o lavar e filtrar cuidadosamente. o know-how para isso tudo existe neste fórum e está por aí convenientemente explicitado.