Estações de CB, ainda existem algumas?

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Estações de CB, ainda existem algumas?

Mensagem por mnunespt »

viva!

durante alguns anos o cb foi uma modalidade em alta na epoca de 70 - 80, no entanto praticamente que se extingiu.

aqui á 1 ou 2 anos, montei uma estação de cb e vi com espanto que ainda haviam alguns "macanudos" na frequencia, pelo que travei amizade com os daqui da zona. entretanto ao mudar de casa, acabou-se o cb.

estou agora a montar a estação novamente, mas gostava de trocar ideias com pessoal que ainda tem, ou teve estações de cb, mais que não seja pela curiosidade de saber se ainda são vivos...

cumprimentos,

marco.

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

eu só no land rover mas se fores a http://www.forumlandrover.org vais encontrar alguns
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

viva!

desde já obrigado pela dica, e parabens por manteres viva a cb!

já experimentas-te fazer dx? (comunicações a longa distância)

é espetacular. normalmente é na banda acima da cb, o canal de chamada dx é nos 27.555mhz e a modulação em vez de am é em usb (upper side band).
com a propagação aberta, uma boa antena e meia duzia de watts, consegues falar para quase todo o mundo.
em estação fixa já fiz, a europa quase toda, brasil, mexico e reino unido.
em movel, dependendo da localização, já fiz, frança, reino unido, belgica, itália e espanha.

a banda acima da cb é ilegal, mas é nesta onde se fazem a maioria dos contactos, uma vez que é o ponto intermédio entre cb's e amadores, embora essa banda seja ilegal para ambos.

um abraço,

marco nunes.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

cuidado com as televisões dos vizinhos.

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

claro!

os cb's têm pouca potencia. no maximo uso 20 watts.

já um vizinho meu radio amador, manda de 100 a 2000 watts, claro que em frequencias diferentes.

o cb é mais propicio a interferencias no canal 1, uma vez que uma das harmonicas dos 27mhz vai bater na frequencia do canal 1. mas nada que um filtro de 27mhz não resolva. além disso hoje em dia, as televisões são bem filtradas a interferencias, e muita gente usa tv cabo e afins...

penso que os tipicos problemas de interferencias da cb fazem parte aos tempos gloriosos da mesma.

abraço,

marco.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

o canal 1 na nossa zona tem muito má qualidade e apanha todo o tipo de interferências. deviam mudar aquilo para uhf.

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

concordo plenamente!

não tem lógica nenhuma o canal 1 estar numa banda separada. ao fim das contas o canal 2 também é publico e está ao lado da sic e da tvi.

abraço,

marco.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

era engracado o cb para a sua epoca agora com o telemovel ao menos falas a quem queres e nao a quem calha era uma forma de indejejavelmente aparecer na tl do vizinho (ai as telenovelas ) tambem para as nossas marias é um descanso agora se bem que por vezes era engracada a conversa evidentemente no devido respeito cumum. brake!
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

73/51
estação orbital - capital do porco - montijo - margem sul do tejo
cqu 8722

president lincoln
cobra 148gtl
cobra 19dx
zettagii bv 200 valvulado
zettagi bv 150
santiago 1200
astroplane

era o equipamento que possuia.
só não o tenho porque a esposa não quer cabos espalhados pela casa.
acabei por vender tudo excepto o 19 dx, a santiago 1200 e o bv 200.
bosn tempos o da frequencia e do dx.
ainda tenho as qsl's estrangeiras.
confirmações:
espanha
italia
u.s.a.
brasil
alemanha
açores
madeira
portugal (obvio)
noruega
vaticano
venezuela
angola
moçambique
frança
etc, etc.
sem mais, um 75/51 para o chaque familiar e um dia destes um qso de metro.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Arucivetos
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 08, 2006 4:14 pm

Re: Estações de CB, ainda existem algumas?

Mensagem por Arucivetos »

mnunespt Escreveu:viva!

durante alguns anos o cb foi uma modalidade em alta na epoca de 70 - 80, no entanto praticamente que se extingiu.

aqui á 1 ou 2 anos, montei uma estação de cb e vi com espanto que ainda haviam alguns "macanudos" na frequencia, pelo que travei amizade com os daqui da zona. entretanto ao mudar de casa, acabou-se o cb.

estou agora a montar a estação novamente, mas gostava de trocar ideias com pessoal que ainda tem, ou teve estações de cb, mais que não seja pela curiosidade de saber se ainda são vivos...

cumprimentos,

marco.
ola boa tarde !

felizmente ainda existem estações de cb
eu ainda tenho 1

apesar de não estar muito activo...embora a minha estação seja constituida por equipamentos de radioamador.

como os radios chamados decametricos têm os 11 metros, é dessa forma que eu de vez enquando ainda dou uma picadinha la pelo canal 34...

mas tive os momentos altos na decada de 80...foram 5 estrelas esses tempos...tenho muita saudade dos qsos de metro que se faziam..

nesse altura a minha estação era constituida por uma base midland, antena sigma 4 e depois uma 2, zetagi bv131, microfone expander 500...etc

essa dita base midland ainda a tenho, mas ha muitos anos que não funciona.

hoje em dia a estação é muito mais sufisticada, é composta por um kenwood ts-2000, yaesu ft-1000 mark v field, antena force 12 c-4 (direccional de 7 elementos) amplificador linear ameritron, sistema para comunicações via satelite, sistema para emissão e recepção de tva (televisão de amador) sstv, cw, rtty, amtor..packet radio etc etc etc

enfim...eu penso que a propria legislação veio "matar" o cb....quando deixou de ser possivel emitir em ssb, e passou unicamente para fm, isto fez com que o dx morresse

um abraço a todos e os melhores 73/51

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

viva!

actualmente a legislação indica que o utilizador da banda do cidadão devidamente munido da licença de utilização de radio cb, pode utilizar equipamentos homologados para emitir nas seguintes potencias e modos de emissão:

am/ssb - 1 watt

fm - 4 w

nas frequências respectivas aos 40 canais da banda.

cumprimentos.

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

alguem ainda tem por ai radios parados que não precise?
pode ser que eu compre alguma coisa.

cconst
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 16, 2007 2:21 pm

Mensagem por cconst »

arucivetos Escreveu:ola boa tarde !

felizmente ainda existem estações de cb
eu ainda tenho 1
felizmente para alguns...

tenho um vizinho que passa a noite toda (presumo eu) agarrado ao cb... mesmo encostado ao meu quarto... quase que ouço toda a conversa dele...
Imagem
Imagem
Golf III GT-TDI'96 (250000Km)

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”