jalmeida Escreveu:já agora: a lampreia não é peixe...
ainda assim, julgo que a generalidade das pessoas estará de boa fé nos protestos que faz por razões ambientais. não significa, no entanto, é que tenham razão.
terá sempre de haver uma ponderação sobre os interesses em jogo e, goste-se ou não, a espécie humana convirá que tenha prioridade...
também me parece óbvio que não haverá assim tantos locais onde fazer barragens: se assim fosse já se teria avançado para a barragem do côa, noutro local que não afogasse as celebérrimas gravuras que ninguém vai ver. ora, segundo li, a edp para fazer uma barragem naquela zona terá de avançar para outro rio, com evidentes prejuízos de ordem ambiental, pois ainda era dos poucos rios "virgens" da península ibérica, e também com prejuízos de ordem económica pois a rentabilidade não será a mesma do que se fosse no côa.
mas temos as gravuras!
as lampréias ou lampreias são peixes de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. a boca está transformada numa ventosa circular com o próprio diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa.
reino: animalia
filo: chordata
subfilo: vertebrata - vertebrado, tens razão
classe: cephalaspidomorphi - não pertence a superclasse dos peixes
subclasse: hyperoartia
ordem: petromyzontiformes
família: petromyzontidae
não é por isso que não se encontra em extinção juntamente com:
lampreia, carpa, truta, perca, boga, lúcio, enguia, salmão
são algumas das especies que são prejudicadas com as barragens, embora poucas o benefeciem estes perdem...
mais informação aqui!
quanto as gravuras já fui ver, e garanto que todos os deviamos mas nem todos pensam como eu... sempre vou poder mostrar algo aos meus filhos do patrimonio dos nossos antepassados!
ainda assim, julgo que a generalidade das pessoas estará de boa fé nos protestos que faz por razões ambientais. não significa, no entanto, é que tenham razão.
existe algo mais importante que o homem neste mundo, o proprio mundo, a prioridade que temos é uma questão de tempo até estar em 2º plano pois a natureza não aguenta muito mais com estes tratamentos!
concordo com a eficiencia energetica temos mais que suficiente, só não sabemos é gasta los eficientemente!
ora, segundo li, a edp para fazer uma barragem naquela zona terá de avançar para outro rio, com evidentes prejuízos de ordem ambiental, pois ainda era dos poucos rios "virgens" da península ibérica, e também com prejuízos de ordem económica pois a rentabilidade não será a mesma do que se fosse no côa.
concordo contigo mas volto a perguntar, rentabilidade economica e prejuizos é preferivel a perder patrimonio mundial?
isto é só uma mera opinião!