a primeira consiste no aproveitamentoda energia para aquecimento de edificios tecnicamente bem concebidos, que permitem significativas poupanças energeticas nomeadamente atraves de aproveitamento dos ganhos solares no inverno, minimizando as suas perdas para o exterior e restringindo os ganhos excessivos de calor no verao.
a forma activa apresenta dois modelos de conversao: termicas e electrica.
as instalaçoes solares termicas estao ligadas qause exclusivamente ao aquecimento de aguas.
os paineis solares instalados em portugal permitem poupar mais de 176 mil barris de petroleo.
contudo os poucos incentivos fiscais e a falta de legislaçao especifica tem impedido o desenvolvimento do sector tornando impossivel até 2010 ter um milhao de metros quadrados de paineis solares.
já foi estipulada a obrigatoriedade da instalaçao de paineis nos novos edificios desde q o telhado esteja orientado para sule n se encontre a sombra nas horas de maior insolaçao.
no caso da energia solar fotovoltaica a conversão da energia solar em electricidade ocorre em celulas fotovoltaicas.para a geraçao de electricidade este sistema necessita de luz não de sol embora a sua presença representa uma maior produçao de energia.
em portugal a electricidade produzida pode ser consumida na abitaçao ou vendida a rede publica de distribuiçao de energia.
