acabei o meu reactor para testes feito com uma lata do dilente de 25l
uma bomba magnética de esgoto de maquina de lavar roupa
lã de vidro etc..

o primeiro teste foi o seguinte:
oleo vegetal usado= 10l
metanol a 99,5% =2,5l
na oh =40 g
o reactor está assente em cima de uma placa electrica de 1500watt a 220v.
ajustei a tensão para 150v .
potencia absorvida 695watt/hora . reduzi a potencia da placa para evitar que o termostato ligue e desligue.
liguei a bomba de recirculação.
temp. inicial do oleo 25ºc.
passados 20 minutos o oleo estava a 55ºc.
deixei a temperatura chegar aos 75 e a bomba começou a cavitar indicando que a pressão de vapor no interior tinha igualado a pressão atmosférica.
nesta altura o metanol começou a pingar na dsaída do condensador.
desliguei o aquecimento e deixei a temperatura baixar para 70ºc.
o metanol parou de pingar.
deixei a bomba ligada e controlei a temperatura sempre nos 70ºc baixando a alimentação da placa para os 30v.
passadas duas horas desliguei a bomba e liguei a placa com 150v. como desliguei a bomba a placa passou a atingir a temperatura máxima e o termostato desligou, baixei a tensão para os 120v.
a partir daqui vou ver o metanol a sair direitinho pela saída do condensador até ser atingida a temperatura de 100ºc.
a partir daqui o metanol abrandou e passou a pingar muito pouco.
liguei então uma bomba de aquario na saida lateral logo acima da bomba e fechando a torneira por cima para agitar e ventilar o interior do reactor arrastando os vapores saturados de metanol.

fiquei espantado com eficiência desta manobra pois o metanol voltou a correr em bica.
quando atingi os 120ºc a coisa estabilizou novamente e ainda esmifrei até aos 140 mas já a vaca já estava practicamente seca.
deixei a descansar em cima de um monte de lã de vidro e passadas 12 horas a temperatura ainda se mantinha nos 45ºc.
separei a glicerina e o bio e obtive isto:

9l de bio =90%
2,3l de glicerina=23%
1,2l de metanol =12%
como usei 25% de metanol e recuperei 12% foram usados apenas 13% para fazer o bio.
penso que é uma boa economia de metanol.
pela glicerina obtida tambem me parece que a conversão foi boa.
logo que possivel vou proceder à lavagem e teste de conversão.
depois ponho aqui os resultados.
penso que este método poderá resolver a teimosia que o sebo de bovino tem em não querer virar biodiesel.
posso fazer um melhoramento que me parece razoável e que é sugar o bio pela parte inferior da lata e meter a bomba na zona mais baixa bem abaixo do nivel do fundo.
deste modo quando a temperatura alcança os 75ºc a bomba deixa de cavitar porque não cria sucção, sendo neste caso alimentada por gravidade. o tubo no fundo do reactor deve ser bem largo até entrada da bomda para abrandar a velocidade com que o bio se desloca para dentro da bomba e assim não diminuir a pressão nesta zona que leva a que o bio entre em ebulição e a bomba entre em cavitação.
abraço a todos.