Etanol no OV - Estudos revelam vantagens

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Etanol no OV - Estudos revelam vantagens

Mensagem por jcn.jnunes »

caros amigos,

encontrei um site com um artigo técnico sobre óleo vegetal onde afirmam que estudos revelam que adicionar 9% de álcool etílico (a 95%) em óleo puro, reduz a temperatura de atomização de 150ºc para 80ºc. relembro que os estudos sobre viscosidade e atomização revelam que o ov a 150ºc tem um comportamento idêntico ao gasóleo em condições normais de combustão.

aqui está o excerto:
"it has been established that an addition of 9 % of ethyl alcohol (95 %) bring a great benefit regarding the pre-heating oil temperature. in fact, the presence of alcohol allows a reduction in the inlet oil temperature from 150 °c to 80 °c. moreover, the combustion of the emulsion produces less soot and, at the exhaust, the amount is almost one half less than that produced by the combustion of rapeseed oil."

e aqui está o artigo:
http://www.biomatnet.org/secure/fair/f484.htm


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

os meios justificam os fins...o alcool etílico é um dos meios..apesar de menos pratico que a adição de gasolina..e pela percentagem recomendada percebe-se que é um pouco menos eficaz no propósito..ainda que..dando a mão á palmatória..seja mais ecologico..

abraços
[***************]


Autor do tópico
jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

mas o 5% de água não serão prejudiciais ao motor (bi, por exemplo)?
claro que 5% de água em 9% do total dá... 0.45% de água na mistura.

já agora, quanto custa 1l de álcool a 96%?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

qualquer bom filtro de combustivel..entenda-se de gasoleo..tem a capacidade de fazer retenção da agua existente no combustivel..por conseguinte não será por aí que advirão problemas..

mas a questão da presença de agua na combustão já é totalmente diferente..bem aplicada faz maravilhas..e não só nos motores a gasolina.

aumenta a potencia..reduz os consumos..descarboniza (por força do aumento da potencia de combustão)..

mas atente-se que afirmei bem aplicada..

abraços

[***************]


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o uso de alcool, etanol ou metanol, está explicitamente proibido pelos fabricantes de bombas de injecção! relativamente ao uso da gasolina (um aditivo que cumpre os mesmos efeitos práticos) a questão nem se põe. atenção que é preciso cruzar as diversas informações dos diferentes estudos. a questão da água tem diferentes interpretações (voltaremos a este tema seguramente, até porque é de grande interesse para o [***************]) mas está igualmente proibida quer suspensa, quer emulsionada.

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Mensagem por Melobanha »

olá manuelcar
sobre o assunto do uso de alcool"explicitamente proibido" pelos fabricantes de bombas de combustivel, existe alguma explicação apresentada pelos mesmos?
é que como em tudo na vida, é sempre bom saber os porquês.
saudações

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o filtro de gasóleo é eficaz a separar a água que vem misturada no gasóleo. mas será que faz o mesmo no álcool? é que devido ao facto de as moléculas de água e de álcool apresentarem uma polarização significativa estabelece-se uma atracção entre elas, coisa que não acontece nos hidrocarbonetos. enfim, quem souber de química mais do eu que que responda.


schmtz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jul 26, 2007 6:29 am
Localização: Brasilia-DF-Brasil

Re:

Mensagem por schmtz »

boas para todos!
é meu primeiro post neste prestigioso forum, e como assim é dito no brasil, vou logo "desenterrando" tópico já inativo, pelo que peço sinceras desculpas.
tenho uma tracker 2001 motor mazda rf com bi denso eletrônica com 87 cv, semelhante, em tudo, às suzuki grand vitara diesel com o mesmo motor, se este estiver indicado como versão rf.

aqui no brasil atuo na área de ti, mas também som produtor rural, e mecânico "desde criancinha", mas já parada há um tempão.

por muito tempo fui "bombista" certificado, com bancada de testes e coisas do tipo, mas ainda do tempo das bombas apenas mecânicas, desde as topologias em linha como, quase ao final de minha lida com elas, ainda peguei o início das bombas rotativas ve, um enorme avanço para a época, principalmente aquí no brasil (um atraso danado...).

entendo as preocupações do colega manuelcar, mas posso assegurar que o motivo principal que impede a contaminação de água no combustível, diesel, derivado do petróleo, é porque esta, uma vez em contato com o óleo diesel, acaba produzindo ácido sulfúrico, em decorrência da elevada concentração de enxôfre na composição do öleo diesel comum, que uma vez, submetido às elevadas pressões no circuito de injeção, bomba injetora e bicos injetores, tende à produção de ácido sulfúrico na presença de água, visto que esta é capaz de solubilizar o enxôfre, reagindo com o mesmo e restando por reação o corrosivo ácido sulfúrico, capaz de destruir por corrosão tanto os bicos como as partes internas da bomba injetora.

em teoria, portanto, um tanto longe da pratica, seria possível a utilização indicada no post de abertura deste tópico, afinal, o ov não têm enxôfre, ao menos não nas concentrações encontradas no óleo diesel, o que eliminaria a possibilidade de produção de ácido sulfúrico e de sua consequente possibilidade corrosiva ao sistema de injeção.

devemos considerar, entretanto, que como existe a utilização do öleo diesel comom para dar a partida no motor, logo, quando a mistura ov com etanol começar a entrar no sistema de injeção, irá encontrar com o óleo diesel ainda existente nos circuitos, e o processo de reação, capaz de produzir o ácido corrosivo é um fato. e as consequências disso também!

agora... se o combustível auxiliar para dar a partida no motor ainda frio, viesse a ser o biodiesel... a questão seria resolvida, desde que jamais o derivado de petróleo entrasse no depósito!!!

espero ter ajudado de algum modo.


manuelcar Escreveu:o uso de alcool, etanol ou metanol, está explicitamente proibido pelos fabricantes de bombas de injecção! relativamente ao uso da gasolina (um aditivo que cumpre os mesmos efeitos práticos) a questão nem se põe. atenção que é preciso cruzar as diversas informações dos diferentes estudos. a questão da água tem diferentes interpretações (voltaremos a este tema seguramente, até porque é de grande interesse para o [***************]) mas está igualmente proibida quer suspensa, quer emulsionada.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Etanol no OV - Estudos revelam vantagens

Mensagem por orbis »

tudo bem, mas o nosso gasóleo só tem 2% de enxofre. isso é suficiente?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Etanol no OV - Estudos revelam vantagens

Mensagem por visitante »

vivam ....

schmtz....antes de mais.. agradecimentos pela intervenção...não existem desculpas a apresentar por intervir num topico que estava parado..antes muito pelo contrario..denota interesse pelo forum..

foi..e é ..bastante esclarecedor as razões pelas quais se deve evitar a presença de agua no combustivel..no caso gasoleo..que por aí denominam de oleo diesel..

a minha abordagem em relação á agua na combustão..como referiu o manuelcar como sendo de interesse para mim..o que é um facto..tem a ver com a sua participação no momento da combustão vinda através da admissão..e na forma de vapor.. e não como parte do combustivel como parece ter sido..mal..entendido..

quanto á presença de agua no deposito é incontornavel..já que todo o "ar" contem agua na sua constituição..e ocorre sempre o fenomeno de condensação..daí que que desde fazem muitos anos os fabricantes de bons filtros de combustivel os tenham desenhado de forma a reterem a agua no fundo dos mesmos..existem mesmo teses de que a presença de agua no fundo de um filtro é benefica para os objectivos do mesmo..já que por força das diferenças de densidade aí se alojarão particulas que a seu tempo formarão as vulgo lamas que por serem naturalmente de maior dimensão que as particulas minimas "autorizadas" a passar pelo filtro antes de entrarem no sistema obviarão a danos neste ultimo..

abraço
[***************]


schmtz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jul 26, 2007 6:29 am
Localização: Brasilia-DF-Brasil

Re: Etanol no OV - Estudos revelam vantagens

Mensagem por schmtz »

boas fernando e demais,

muito grato por sua acolhida e pelos demais também.

suas considerações, fazem tanto sentido, que outrora, na segunda guerra, em um esforço para obter maior potência dos motores que equipavam os stukas, os alemães utilizaram o recurso de injeção de água na câmara de combustão, pois, em doses bem definidas, a água devidamente vaporizada, em contato com o calor provocado pela combustão da gasolina, ou do gasóleo (gostei que me corrigissem hehehehehe...) eleva também a temperatura da água que em ponto de ebulição, vapor, expande-se aumentando a compressão, recurso inclusive, ainda hoje, muito utlizado pelo sul do brasil em carros mais velhos movidos a carburador...
sim, concordo, e é um fato, um pouco de água no sedimentador evita que particulados sólidos ultrapassem a linha de filtragem do combustível, tornando-o mas limpo, e este recurso, para utilização com biodiesel é até recomendado, ocorre que com gasóleo, mesmo com apenas 2% de enxôfre, um tanto necessário até, pois é altamente lubrificante e ajusta a viscosidade do combustível, ainda mais em bombas injetoras que utilizam o próprio combustível como lubrificante, têm o incoveniente, de uma vez em contato com a possível água contida no sedimentador, porduzir por reação o temido ácido sulfúrico, uma pena mesmo.

sim, aqui os níveis de enxôfre na mistura beiram o absurdo, de to criminoso aos nosso pulmões que é, e o diesel com menores índices custa os olhos da cara.

quem sabe um dia melhora né...

abraços a todos!
[***************] Escreveu:vivam ....

schmtz....antes de mais.. agradecimentos pela intervenção...não existem desculpas a apresentar por intervir num topico que estava parado..antes muito pelo contrario..denota interesse pelo forum..

foi..e é ..bastante esclarecedor as razões pelas quais se deve evitar a presença de agua no combustivel..no caso gasoleo..que por aí denominam de oleo diesel..

a minha abordagem em relação á agua na combustão..como referiu o manuelcar como sendo de interesse para mim..o que é um facto..tem a ver com a sua participação no momento da combustão vinda através da admissão..e na forma de vapor.. e não como parte do combustivel como parece ter sido..mal..entendido..

quanto á presença de agua no deposito é incontornavel..já que todo o "ar" contem agua na sua constituição..e ocorre sempre o fenomeno de condensação..daí que que desde fazem muitos anos os fabricantes de bons filtros de combustivel os tenham desenhado de forma a reterem a agua no fundo dos mesmos..existem mesmo teses de que a presença de agua no fundo de um filtro é benefica para os objectivos do mesmo..já que por força das diferenças de densidade aí se alojarão particulas que a seu tempo formarão as vulgo lamas que por serem naturalmente de maior dimensão que as particulas minimas "autorizadas" a passar pelo filtro antes de entrarem no sistema obviarão a danos neste ultimo..

abraço
[***************]

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”