
portugal está preparado para deixar de importar energia eléctrica de espanha a partir de 2012, devido ao aumento da produção energética no país através de barragens e turbinas eólicas, disse josé penedos, presidente da redes energéticas nacionais (ren), em entrevista à bloomberg.
a balança comercial energética com espanha tem sido “desfavorável” para portugal nos últimos cinco anos, mas pode melhorar à medida que portugal aumenta a produção de energias renováveis.
“estou à espera que nos próximos cinco anos, a tendência seja para atingirmos um equilíbrio”, disse o presidente da ren na entrevista à agência de notícias.
em 2010 o objectivo do governo passa por ter 45% da produção de electricidade através de fontes renováveis, reduzindo as importações do exterior.
no âmbito da criação do mercado ibério de electricidade (mibel) a ren pretende construir três novas ligações eléctricas entre portugal e espanha, até 2010. uma entre algarve e huelva, outra no minho e uma terceira que pode ficar localizada perto de bragança.
no gás natural a ren pretende duplicar a sua capacidade de armazenamento para 500 mil metros cúbicos. esta área de negócio representará um terço do volume de negócios da empresa e a electricidade o restante. nos próximos seis anos a procura de gás natural deverá quase duplicar, à medida que a construção de centrais de ciclo combinado aumentam.
jornal de negócios