Vai um rodízio? A Amazónia paga.

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Vai um rodízio? A Amazónia paga.

Mensagem por luimio »

Imagem
ricardo coelho

a floresta amazónica tem uma importância ambiental inestimável. dela depende a regulação dos ciclos hídricos não só da américa do sul mas também dos eua e da europa. nela residem 10% das espécies conhecidas de mamíferos e 15% das espécies de plantas. a floresta constitui ainda o maior sumidouro de dióxido de carbono do mundo.

apesar de tudo isto, a desflorestação da amazónia prossegue a um ritmo de tal forma alarmante que podemos afirmar estar perante uma catástrofe ambiental a nível planetário. nos últimos 40 anos, as forças da globalização levaram à expansão de negócios baseados na exploração de madeira tropical ou na criação de gado nesta região. o resultado foi o desaparecimento de um quinto da floresta e a morte de centenas de pessoas em conflitos pela posse da terra. os empresários que prometeram ao povo da amazónia emprego e riqueza apenas trouxeram morte e destruição.

se nada for feito para inverter esta situação, mais 20% da floresta amazónica pode ser arrasada nas próximas duas décadas. nesse caso, os ciclos hídricos seriam completamente alterados. à medida que desaparecem árvores para produzir chuva através da evaporação, o que resta da floresta terá cada vez menos água. o resultado são secas que levam ao desaparecimento massivo de árvores e a incêndios florestais de grandes dimensões. a diminuição da pluviosidade, agravada ainda pelo aquecimento global, levará assim ao colapso do bioma amazónico, mesmo na ausência de desflorestação. como resultado, a amazónia deixa de ser um sumidouro de carbono para passar a ser uma fonte de carbono.
o governo de lula da silva está longe de ser exemplar a este nível, detendo o recorde a nível de área desflorestada no seu primeiro mandato. é verdade que nos últimos anos várias medidas governamentais de combate à exploração ilegal de madeira tropical tiveram um efeito não negligenciável neste negócio. ao mesmo tempo, contudo, um novo factor de desflorestação foi completamente descurado: a plantação de soja. para responder a uma procura mundial crescente por carne barata, grandes multinacionais instaladas no brasil vão expandindo a sua produção de soja, destinada à alimentação de animais para abate. os campos de soja vão-se assim estendendo para o norte do brasil, surgindo novas áreas desmatadas nas bordas das estradas, governamentais ou clandestinas.

na amazónia, a lei não se aplica. a máfia local expulsa à força os habitantes, abre estradas ilegais, abate árvores, recorre a trabalho escravo nas plantações e conta com o apoio das autoridades. não tardou até que surgissem multinacionais do sector agro-alimentar para lucrar com esta situação. estas empresas, de origem norte-americana, fornecem sementes e fertilizantes aos produtores de soja, comprando-lhes posteriormente toda a produção. a maior delas, a cargill, chegou mesmo a construir um enorme porto em santarém, em plena selva amazónica. apesar de a instalação ser ilegal e de haver ordens do tribunal para a sua demolição, o porto continua a funcionar, recebendo toneladas de soja provenientes de zonas desflorestadas. a soja é exportada na sua maioria para a europa, onde é utilizada no fabrico de ração para animais.

a produção de soja, hoje destinada à alimentação de animais e amanhã destinada à alimentação de automóveis (via produção de biodiesel), desagrega comunidades, polui os rios com agrotóxicos e cria uma guerra interminável numa zona tantas vezes representada de forma idílica em romances e filmes ocidentais. mas o problema não é meramente local. como resultado da queima de vastas áreas da amazónia para criação de terras cultiváveis, o brasil é hoje um dos maiores emissores de gases de efeito de estufa a nível mundial. de nada nos valerá diminuirmos as emissões de gases de efeito de estufa nos países industrializados se não conseguirmos impedir o desaparecimento da amazónia. o futuro do planeta depende da preservação da sua maior floresta.

in:
http://www.blocomotiva.net

Responder

Voltar para “Ambiente”