motor trifasico como gerador
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
motor trifasico como gerador
tenho conhecimento de que é possivel criar um aerogerador com um motor trifasico normal.esta ideia pareceu-me interessante mas carece de maior estudo. é precisamente isso que neste momento procuro informação de como colocar um motor trifasico a gerar corrente.alguem já ouviu falar sobre isto??
BMW 520---------B10
CITROEN XSARA 2.0HDI----B30
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
um motor trifásico assíncrono, com rotor em curto-circuito, costuma ser usado como gerador, com ligação à rede eléctrica que segura os valores necessários de funcionamento. nas mini-hídricas até 500 kw não tem problema nenhum. nas eólicas é um problema porque a carga do vento é muito instável.
pode ser que existe alguma solução para pequenos aerogeradores.
pode ser que existe alguma solução para pequenos aerogeradores.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
a
mas e entao como é que se aproveita esse motor como gerador , ?
temos os fios do motor que normalmente recebem a forca electromagnetica se ele gera corrente sao esses mesmos fios que enviam a corrente para os usos solicitados?
geralmente existe uma poplie na ponta que da movimento a qualquer utensilio.é essa mesma polie que é necesario movimentar em rotacao para que produza?
temos os fios do motor que normalmente recebem a forca electromagnetica se ele gera corrente sao esses mesmos fios que enviam a corrente para os usos solicitados?
geralmente existe uma poplie na ponta que da movimento a qualquer utensilio.é essa mesma polie que é necesario movimentar em rotacao para que produza?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Staff Member
Re: a
se for para consumo onde não importa a qualidade nem os parâmetros (p.ex. aquecimento por uma resistência) da corrente, tensão, frequência, factor da potência, etc.... tanto faz, mas para ligar qualquer aparelho doméstico tens de assegurar a qualidade, senão rebentas com tudo....ventoinhas Escreveu:mas e entao como é que se aproveita esse motor como gerador , ?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
a
hinec escreveu
tanto faz, mas para ligar qualquer aparelho doméstico tens de assegurar a qualidade, senão rebentas com tudo....
isso é mais que certo se a onda nao for rectificada e puramente sinoisidal os aparelhos mais senciveis adeus .
mas e sem haver modificaçoes como é que o motor que devera receber a corrente para trabalhar a pode fornecer ? de qualquer forma cuidado a quem nao tem noçoes basicas de electricidade pois ela assim como pode ajudar pode tambem matar a quem a utilize sem precauçao e metodo !cuidado com as aventuras
tanto faz, mas para ligar qualquer aparelho doméstico tens de assegurar a qualidade, senão rebentas com tudo....
isso é mais que certo se a onda nao for rectificada e puramente sinoisidal os aparelhos mais senciveis adeus .
mas e sem haver modificaçoes como é que o motor que devera receber a corrente para trabalhar a pode fornecer ? de qualquer forma cuidado a quem nao tem noçoes basicas de electricidade pois ela assim como pode ajudar pode tambem matar a quem a utilize sem precauçao e metodo !cuidado com as aventuras
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Staff Member
Re: a
exactamente, bem visto....ventoinhas Escreveu:hinec escreveu
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
ora bem, para usar um motor trifásico ou monofásico como aerogerador é preciso modificá-lo:
1 - o rotor em curto circuito tem de ser maquinado para colar sobre ele uma determinada quantidade de imans permanentes, adiante se verá um exemplo.
2 - o estator tem de ser rebobinado se se quiser tirar um rendimento aceitável dele.
exemplo: tenho um motor de máquina de lavar loiça, monofásico, 220vac de meio cavalo (hp)
a rotação indicada é de 2850 rpm, logo tem apenas 2 polos.
com um aerogerador só consigo um décimo destas rotações, assim para ter rendimento precisaria de multiplicar o nº de polos por 10.
olhando para o estator vejo que tem 24 cavas no ferro onde estão inseridos os enrolamentos, o principal e o de arranque.
a solução será rebobinar o rotor colocando 24 enrolamentos, 8 para cada fase e espaçados de 3 cavas cada. terei um alternador trifásico que poderei montar em estrela ou triangulo, com comutação electrónica automática, conforme a velocidade do vento.
o nº de espiras de cada enrolamento tem de ser descoberto por tentativas, o melhor é só bobinar um enrolamento e fazer a experiência, medir a tensão em vazio e com carga, e depois como os 8 enrolamentos iguais vão ser soldados em série, multiplicar o valor por 8. se eu chegar a valores de 50 ou 60 volt com vento forte vou ficar muito satisfeito
agora olhando para o rotor vou precisar de 8 imans permanentes, cada um deles cobrindo 3 cavas, ou seja um conjunto de fases sucessivas.
existe na net exemplos de como são montados os imans, por exemplo:
http://www.otherpower.com/otherpower_ex ... nvert.html
1 - o rotor em curto circuito tem de ser maquinado para colar sobre ele uma determinada quantidade de imans permanentes, adiante se verá um exemplo.
2 - o estator tem de ser rebobinado se se quiser tirar um rendimento aceitável dele.
exemplo: tenho um motor de máquina de lavar loiça, monofásico, 220vac de meio cavalo (hp)
a rotação indicada é de 2850 rpm, logo tem apenas 2 polos.
com um aerogerador só consigo um décimo destas rotações, assim para ter rendimento precisaria de multiplicar o nº de polos por 10.
olhando para o estator vejo que tem 24 cavas no ferro onde estão inseridos os enrolamentos, o principal e o de arranque.
a solução será rebobinar o rotor colocando 24 enrolamentos, 8 para cada fase e espaçados de 3 cavas cada. terei um alternador trifásico que poderei montar em estrela ou triangulo, com comutação electrónica automática, conforme a velocidade do vento.
o nº de espiras de cada enrolamento tem de ser descoberto por tentativas, o melhor é só bobinar um enrolamento e fazer a experiência, medir a tensão em vazio e com carga, e depois como os 8 enrolamentos iguais vão ser soldados em série, multiplicar o valor por 8. se eu chegar a valores de 50 ou 60 volt com vento forte vou ficar muito satisfeito
agora olhando para o rotor vou precisar de 8 imans permanentes, cada um deles cobrindo 3 cavas, ou seja um conjunto de fases sucessivas.
existe na net exemplos de como são montados os imans, por exemplo:
http://www.otherpower.com/otherpower_ex ... nvert.html
-
para a utilizaçao do motor trifasico nao é necessaria nenhuma alteração ao original excepto a inclusão de 3 condensadores entre cada fase.é sabido tambem que o motor terá que rodar as rotaçaoes para o qual foi bobinado.tambem tem que se ter atençao ao tipo de utilização que se vai dar á corrente fornecida que neste caso será de 380v, pelo que se deve utilizar um tranformador de 380/220.
isto são apenas topicos que me foram transmitidos daí a colocaçao do topico no forum.tenho todo o material para fazer os primeiros ensaios mas até hoje ainda ninguem me explicou para que servem os condensadores e quais os valores a usar
mais informações são bem vindas
isto são apenas topicos que me foram transmitidos daí a colocaçao do topico no forum.tenho todo o material para fazer os primeiros ensaios mas até hoje ainda ninguem me explicou para que servem os condensadores e quais os valores a usar
mais informações são bem vindas
BMW 520---------B10
-
- Membro Dedicado
motor trifásico como gerador
diz-se que está explicado no livro "motors as generators for micro-hydro" de nigel smith. eu também gostava de ler este livro.
penso que é o mesmo princípio usado nas barragens em que o funcionamento é reversível, ou seja, o alternador pode funcionar como motor para rebombar a água para a albufeira superior durante a noite.
de facto funciona, mas tem de estar ligado à rede, rodando exactamente à velocidade nominal (já descontando o escorregamento) e em fase com a rede, para não causar um curtocircuito ao ligar sobre a rede.
em funcionamento "stand alone" terá de levar um controlador electrónico para simular a rede e os tais condensadores (???)
um abraço,
consultor
penso que é o mesmo princípio usado nas barragens em que o funcionamento é reversível, ou seja, o alternador pode funcionar como motor para rebombar a água para a albufeira superior durante a noite.
de facto funciona, mas tem de estar ligado à rede, rodando exactamente à velocidade nominal (já descontando o escorregamento) e em fase com a rede, para não causar um curtocircuito ao ligar sobre a rede.
em funcionamento "stand alone" terá de levar um controlador electrónico para simular a rede e os tais condensadores (???)
um abraço,
consultor
-
meus caros amigos !!!!depois de tanto procurar eis que se fez luz!!!vejam nesta pagina como se transforma um motor trifasico em gerador
http://users.telenet.be/b0y/
http://users.telenet.be/b0y/
BMW 520---------B10
-
- Membro Dedicado
também encontrei um ficheiro .pdf no emule que explica muito bem a parte teórica da coisa. chama-se:
electrical equipment handbook-7-speed control of induction motors.pdf
explica o que se passa quando um motor de indução, que está a fornecer trabalho ao exterior, passa a gerar energia quando o exterior lhe fornece trabalho. o seu eixo que estava a girar com um escorregamento negativo passa a escorregamento positivo (mais depressa que a rede).
fiquei com a impressão que o máx de energia gerada seria quando o eixo gira a cerca de mais 5% que a velocidade nominal do motor (o gráfico tem um pico muito acentuado).
o(s) condensador(es) são necessários para fornecer a energia reactiva necessária à magnetização do rotor.
electrical equipment handbook-7-speed control of induction motors.pdf
explica o que se passa quando um motor de indução, que está a fornecer trabalho ao exterior, passa a gerar energia quando o exterior lhe fornece trabalho. o seu eixo que estava a girar com um escorregamento negativo passa a escorregamento positivo (mais depressa que a rede).
fiquei com a impressão que o máx de energia gerada seria quando o eixo gira a cerca de mais 5% que a velocidade nominal do motor (o gráfico tem um pico muito acentuado).
o(s) condensador(es) são necessários para fornecer a energia reactiva necessária à magnetização do rotor.
-
- Novo membro
- Registado: sexta jun 18, 2010 9:14 pm
Re: motor trifasico como gerador
grande fórum qu encontrei, tomara que a resposta venha rápido, ou seja galerinha ativa hehe...
bem galera, do projetando uma roda d água pra tocar 9kw necessários.
to caçando na net a muito tempo um gerador mas tá ****, o que encontrei foi geradores para tomada de potência, mas só de 20kw ai é gasta dinheiro a toa...
tinha pensado nessa de motor e este tópico veio a calhar...
considerando que o motor seja novo, terei que fazer estas modificações nele???? caso não, o que eu usaria para meus cálculos, necessito de rendiemnto, seria o memso?
necessito de potência no eixo necessária, que será suprida por correias ou um cardam ao eixo do motor pela roda d´agua, dai que sai o dimensionamento dela toda, como conseguir isso de um motor que é feito pra tocar e vai ser tocado...
se eu não entrega isso não passo nessa matéria hauha... e tem um projeto de carneiro hidráulico tb aff... to todo lotado de coisa aqui...
se puderem ajduar ficaria muito, muito grato mesmo
bem galera, do projetando uma roda d água pra tocar 9kw necessários.
to caçando na net a muito tempo um gerador mas tá ****, o que encontrei foi geradores para tomada de potência, mas só de 20kw ai é gasta dinheiro a toa...
tinha pensado nessa de motor e este tópico veio a calhar...
considerando que o motor seja novo, terei que fazer estas modificações nele???? caso não, o que eu usaria para meus cálculos, necessito de rendiemnto, seria o memso?
necessito de potência no eixo necessária, que será suprida por correias ou um cardam ao eixo do motor pela roda d´agua, dai que sai o dimensionamento dela toda, como conseguir isso de um motor que é feito pra tocar e vai ser tocado...
se eu não entrega isso não passo nessa matéria hauha... e tem um projeto de carneiro hidráulico tb aff... to todo lotado de coisa aqui...
se puderem ajduar ficaria muito, muito grato mesmo
-
- Novo membro
- Registado: sábado out 29, 2011 6:44 pm
Olá galera, sou novo por aqui. Bom, vou tentar ajudar, com aquilo que aprendei em forum e na prática. Um motor trifásico gaiola de esquilo pode ser usado como gerador, sendo uma boa alternativa, usando 3 Capacitores permanentes ligados entre as fases. Em média os capacitores deverão ser de 30 MF x 440 v por CV de potencia do motor. A ligação da saída de alimentação será a combinação de pares de fios nas fases. EX: fio A, B, C então as saídas serão entre A e B, B e C e C e A justamente onde estão os capacitores. Estes são usados para acumularem uma determinada tensão que excitará um campo magnético no estator e começar a gerar AC. Para geração com qualidade, este motor deverá girar um pouco acima do seu RPM. Por isso não usado desta forma em eólico. Tenho um funcionando numa queda dágua aqui no Brasil. É um motor de 1 CV / 220v / 830 RPM,com capacitores de 30Mfx440V e está gerando uns 450 wats com +ou- 860 RPM. Sua utilização está mais indicada para quedas dàgua. No iníco dos meus testes ele começou a gerar com pouca RPM +ou- 450 RPM, porém a tensão foi de 100 volts, a potencia muito baixa e a frequencia muito abaixo dos 50/60 Hz. Espero ter ajudado. Abraços a todos
-
- Novo membro
- Registado: segunda mar 19, 2012 6:02 pm
E ae Galera, eu vi o forum, e estou bastante interessado em fazer o processo de transormaçao de motor/gerador, tenho um motor de 12c, se possivel eu gostaria de ler algumas informaçoes sobre custos, e sobre o processo de uma forma mais detalhada, incluindo informaçoes sobre a força da agua a ser utilizada!
Obrigado desde já!
Obrigado desde já!
-
- Novo membro
- Registado: sábado mar 31, 2012 2:18 am
Bom glra... aproveitando o topico, desmontei um motor aki em casa pq to qrendo fazer um aerogerador caseiro. Nao sei se ele eh de corrente continua ou alternada, mas me parece trifasico.
Deem uma olhada no video q fiz:
http://www.youtube.com/watch?v=0XCUzR1K4Mc" onclick="window.open(this.href);return false;
Vlw glra!
Deem uma olhada no video q fiz:
http://www.youtube.com/watch?v=0XCUzR1K4Mc" onclick="window.open(this.href);return false;
Vlw glra!
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
esse motor é de corrente alterna não dá para o que pretendes, só dá para aproveitares a blindagem das bobines, terás que refazer a bobinagem e aplicar ímanes no indutor, a parte cilíndrica, dá uma vista de olhos pelos tópicos deste forum, encontrarás muita informação, assim como também muitas duvidas, boa sorte.