Projeto Aerogerador
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta set 12, 2007 12:44 am
Projeto Aerogerador
olá amigos,
estou pesquisando sobre energia eolica, encontrei um vasto material em diversos sites, dentro de algum tempo estarei iniciando o meu projeto e espero poder contar com todos os amigos.
estarei iniciando da seguinte forma:
1) o rotor irei fazer com um disco rigido de um hd velho
2) irei aproveitar os rolamentos do hd
3) as pás das helices irei construir de cano de pvc 100mm
4) irei utilizar um pedaço de acrilico para o direcionador
5) o motor será de uma impressora velha
6) irei fazer uma base de cano de aluminio (mais leve e resistente)
7) pretendo fazer uma caixa cônica de plastico ou pvc para o motor.
=============================================
na segunda etapa, gostaria antes de saber se alguém já tentou fazer com alternador de fusca?
caso alguém tenha feito desta forma, gostaria de saber sobre os resultados.
projetos interessantes:
achei muito interessante este projeto: http://www.windstuffnow.com/main/dual_rotor_turbine.htm
recomendo a todos que pesquisem sobre este projeto.
abraços,
sérgio paschoal
estou pesquisando sobre energia eolica, encontrei um vasto material em diversos sites, dentro de algum tempo estarei iniciando o meu projeto e espero poder contar com todos os amigos.
estarei iniciando da seguinte forma:
1) o rotor irei fazer com um disco rigido de um hd velho
2) irei aproveitar os rolamentos do hd
3) as pás das helices irei construir de cano de pvc 100mm
4) irei utilizar um pedaço de acrilico para o direcionador
5) o motor será de uma impressora velha
6) irei fazer uma base de cano de aluminio (mais leve e resistente)
7) pretendo fazer uma caixa cônica de plastico ou pvc para o motor.
na segunda etapa, gostaria antes de saber se alguém já tentou fazer com alternador de fusca?
caso alguém tenha feito desta forma, gostaria de saber sobre os resultados.
projetos interessantes:
achei muito interessante este projeto: http://www.windstuffnow.com/main/dual_rotor_turbine.htm
recomendo a todos que pesquisem sobre este projeto.
abraços,
sérgio paschoal
Sou Brasileiro e Não Desisto Nunca!
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
-
Autor do tópico - Membro
aerodinâmica das hélices
estou tentando definir a melhor aerodinâmica das hélices para o meu projeto.
me atentando as condições do vento em que irei instalar o meu aerogerador, pude observar que a melhor aerodinâmica das hélices seria a opção 'b' das hélices que projetei.
levei em consideração várias opções, caso eu defina futuramente a utilização de outro motor que requeira mais torque, poderei optar na construção da hélice da opção 'a', pois utilizando um alternador de automóvel, irei precisar multiplicar a rotação, esta irei fazer através de catracas (comentários mais detalhados futuramente).
observe na figura 01:

cada hélice absorve uma certa quantidade de energia.
estou pretendendo utilizar apenas 3 hélices em meu primeiro projeto, acredito que seria o suficiente. a matéria prima ainda não defini, possivelmente irei utilizar madeira.
observe a figura abaixo de como ficará o rotor do meu aerogerador:

estarei realizando esta primeira tarefa, breve estarei postando fotos do projeto em execução.
sérgio paschoal
estou tentando definir a melhor aerodinâmica das hélices para o meu projeto.
me atentando as condições do vento em que irei instalar o meu aerogerador, pude observar que a melhor aerodinâmica das hélices seria a opção 'b' das hélices que projetei.
levei em consideração várias opções, caso eu defina futuramente a utilização de outro motor que requeira mais torque, poderei optar na construção da hélice da opção 'a', pois utilizando um alternador de automóvel, irei precisar multiplicar a rotação, esta irei fazer através de catracas (comentários mais detalhados futuramente).
observe na figura 01:

cada hélice absorve uma certa quantidade de energia.
estou pretendendo utilizar apenas 3 hélices em meu primeiro projeto, acredito que seria o suficiente. a matéria prima ainda não defini, possivelmente irei utilizar madeira.
observe a figura abaixo de como ficará o rotor do meu aerogerador:

estarei realizando esta primeira tarefa, breve estarei postando fotos do projeto em execução.
sérgio paschoal
-
Autor do tópico - Membro
olá xpto, agradeço pelos comentários...
estou ainda na fase de planejamento, não gostaria de estar com o projeto quase todo concluido e em seguida encontrar algum erro.
estou com a minha promeira dúvida.
observem a figura abaixo:

o aerogerador irá estar em diversas posições alternadas, tudo de acordo com o vento. gostaria de saber o que os amigos costumam fazer com o fio que sairá do motor? o que fazer para ele não dobrar?
eu imaginei utilizar o mesmo sistema utilizado nos carros (escova), estou aguardando outras opções...
estou ainda na fase de planejamento, não gostaria de estar com o projeto quase todo concluido e em seguida encontrar algum erro.
estou com a minha promeira dúvida.
observem a figura abaixo:

o aerogerador irá estar em diversas posições alternadas, tudo de acordo com o vento. gostaria de saber o que os amigos costumam fazer com o fio que sairá do motor? o que fazer para ele não dobrar?
eu imaginei utilizar o mesmo sistema utilizado nos carros (escova), estou aguardando outras opções...
-
Autor do tópico - Membro
olá amigos,
bom, encontrei o motor que eu estava procurando.
é de uma esteira ergométrica, o fabricante vende apenas o motor, aqui no brasil o valor é de r$160,00 + frete.
segue foto:

segue informações sobre o motor:

espero que com ele dê certo o meu projeto.
pretendo utilizar o seguinte sistema de controlador de carga em meu projeto, gostaria da opinião dos mais experientes.
http://www.electronica-pt.com/index.php ... /view/123/
bom, encontrei o motor que eu estava procurando.
é de uma esteira ergométrica, o fabricante vende apenas o motor, aqui no brasil o valor é de r$160,00 + frete.
segue foto:

segue informações sobre o motor:

espero que com ele dê certo o meu projeto.
pretendo utilizar o seguinte sistema de controlador de carga em meu projeto, gostaria da opinião dos mais experientes.
http://www.electronica-pt.com/index.php ... /view/123/
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
-
Autor do tópico - Membro
olá fernando,
o site é este http://www.fcmmotores.com.br/
recomendações: acho melhor não informar para que fins será a utilização do motor, acho que eles poderiam encarecer futuramente o produto.
boa sorte!
o site é este http://www.fcmmotores.com.br/
recomendações: acho melhor não informar para que fins será a utilização do motor, acho que eles poderiam encarecer futuramente o produto.
boa sorte!