
«a construção tem uma grande capacidade de interacção com o ambiente, e há um limite para as nossas pegadas». a declaração é do ministro do ambiente francisco nunes correia, proferida na abertura da conferência internacional «sustainable building 2007», que decorre entre hoje e sexta-feira, no instituto superior técnico. a conferência reúne centenas de especialistas nacionais e internacionais em torno dos materiais e práticas relacionados com a construção sustentável.
nunes correia manifestou o seu orgulho por «portugal estar a avançar e a participar neste movimento da construção sustentável, ao acolher esta conferência». segundo o governante, «a protecção ambiental tem de fazer parte do processo da construção» já que, referiu, na europa, «o sector é responsável por 450 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 75 por cento vão para aterros e somente 25 por cento são reutilizados ou reciclados. em portugal essa percentagem é ainda mais baixa, mas este governo está comprometido em avançar ».
o tutelar da pasta do ambiente anunciou que o governo está neste momento a preparar uma legislação específica para a fileira dos resíduos resultantes da construção e demolição de edifícios. «existem legislações específicas para várias fileiras de resíduos, e esta estava em falta. estamos a completar essa lacuna, há um decreto-lei que está neste momento em discussão e que estará seguramente aprovado dentro de um mês e meio, de modo a que possamos estar mais próximos da meta da união europeia de reciclar 80 por cento destes desperdícios», afirmou.
fonte: portal ambiente online