Eco Vinci - O primeiro carro electrico português

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Eco Vinci - O primeiro carro electrico português

Mensagem por serges »

produção 1.º carro eléctrico luso deverá arrancar em 2009
a produção industrial do primeiro automóvel eléctrico português, o eco vinci, deverá arrancar em janeiro de 2009 na maia e resultará de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, adiantou hoje o director-geral da retroconcept.

segundo miguel rodrigues, ainda «é prematuro» avançar um preço de venda ao público deste novo automóvel «amigo do ambiente», mas lembrou tratar-se de um veículo utilitário e que terá por isso de ter um preço competitivo.

alimentado por energia eléctrica, o eco vinci é um veículo sem emissões de co2.

«já fizemos história com os modelos vinci gt e vinci sport. queremos continuar a fazê-la», frisou o director-geral do centro de excelência industrial para produção de automóveis de nicho.

de acordo com miguel rodrigues, o protótipo funcional do eco vinci deverá ficar concluído em julho do próximo ano, entra em fase de testes em agosto e, se tudo correr bem, a produção industrial avança em janeiro de 2009.

o protótipo do automóvel está já a ser desenvolvido no centro para a excelência e inovação na indústria automóvel (ceiia), na maia, um dos parceiros do projecto.

o automóvel não poluente e movido a uma energia alternativa ao petróleo terá como primeiro cliente a câmara municipal do porto (cmp), ao abrigo de um protocolo já firmado entre as duas entidades e que prevê que o protótipo do eco vinci comece a circular, em fase de testes, na cidade, ao serviço da autarquia.

miguel rodrigues falava à margem da apresentação da estratégia de mobilidade sustentável para a cidade do porto - que decorreu hoje na exponor, no stand da retroconcept, durante a realização do autoclássico 2007.

a retroconcept, em parceria com a cmp, está a desenvolver «uma estratégia inovadora» de mobilidade sustentável para a cidade, num projecto que passa pela utilização do eco vinci.

as duas entidades, que contam também com o apoio técnico da agência de energia do porto, são pioneiras no estudo e desenvolvimento desta estratégia de mobilidade sustentável, que recebeu a designação de it automotive program.

num momento posterior, «o objectivo é alargar o conceito a outras autarquias e mesmo ao mercado internacional», salientou miguel rodrigues.

na perspectiva da cmp, o objectivo último é a remoção progressiva dos automóveis da cidade, «criando um ambiente mais saudável de forma sustentada, através da utilização de veículos mais limpos, com todos os benefícios que isso significa, sob o ponto de vista social e de bem estar para o cidadão».

o desenvolvimento desta estratégia de mobilidade sustentável começa pelo desenvolvimento e utilização de um veículo eléctrico inteligente - o eco vinci - que constituirá a base de um novo serviço de mobilidade aliado ao factor ecológico, já que será movido por uma energia limpa, sem emissões de co2.

o projecto prevê a requalificação das várias infra-estruturas a instalar pela a cmp em resposta a este serviço de mobilidade, para a primeira fase e as fases subsequentes, tais como locais de carregamento de energia, aparcamento junto de outros transportes e instalação de sensores de tráfego e outros equipamentos a definir.

«será também desenvolvido um trabalho de recenseamento e integração de toda a informação dispersa por várias entidades públicas e privadas, e de redireccionamento desta informação para o cidadão através de uma única plataforma, servindo assim propósitos privados, públicos, turísticos ou mistos», explicaram os responsáveis pelo projecto.

para a autarquia portuense, estes veículos representam «não só uma redução significativa de custos operacionais para as entidades envolvidas na sua utilização, mas serão também um contributo decisivo para a cidade, na medida em que lhe permitirão exibir um conceito inovador no tempo e que responde às exigências mais actuais sob o ponto de vista ecológico, de mobilidade e de conforto».

o eco vinci terá dimensões aproximadas às de um utilitário corrente, tendo como objectivo oferecer um design atractivo e uma estrutura funcional, quer pelos acessos ao interior quer mesmo pelo nível de ergonomia e conforto deste mesmo interior, referiu miguel rodrigues.

«os vários sistemas que serão instalados, assegurando o máximo de segurança quanto à relação do veículo com o meio, e com outros veículos, adequam o eco vinci à natureza específica da cidade do porto, não apenas na sua vertente geográfica e planométrica, mas igualmente nas dimensões do circuito urbano e na densidade de tráfego», acrescentou.

além disso, concluiu, na sua construção serão utilizados procedimentos mais evoluídos e logo mais amigos do ambiente, não apenas no processo de fabrico mas igualmente nos materiais utilizados.

diário digital / lusa

Imagem

produção do primeiro carro eléctrico português deverá arrancar em janeiro de 2009
:: 2007-10-05

a produção industrial do primeiro automóvel eléctrico português, o eco vinci, deverá arrancar em janeiro de 2009 na maia e resultará de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, adiantou hoje o director-geral da retroconcept.

segundo miguel rodrigues, ainda é prematuro avançar um preço de venda ao público deste novo automóvel "amigo do ambiente", mas lembrou tratar-se de um veículo utilitário e que terá por isso de ter um preço competitivo. alimentado por energia eléctrica, o eco vinci é um veículo sem emissões de co2.

a retroconcept já produziu o vinci sport
a retroconcept já produziu o vinci sport

"já fizemos história com os modelos vinci gt e vinci sport. queremos continuar a fazê-la", frisou o director-geral do centro de excelência industrial para produção de automóveis de nicho. de acordo com miguel rodrigues, o protótipo funcional do eco vinci deverá ficar concluído em julho do próximo ano, entra em fase de testes em agosto e, se tudo correr bem, a produção industrial avança em janeiro de 2009.

o protótipo do automóvel está já a ser desenvolvido no centro para a excelência e inovação na indústria automóvel (ceiia), na maia, um dos parceiros do projecto. o automóvel não poluente e movido a uma energia alternativa ao petróleo terá como primeiro cliente a câmara municipal do porto (cmp), ao abrigo de um protocolo já firmado entre as duas entidades e que prevê que o protótipo do eco vinci comece a circular, em fase de testes, na cidade, ao serviço da autarquia.

estratégia inovadora

miguel rodrigues falava à margem da apresentação da estratégia de mobilidade sustentável para a cidade do porto - que decorreu hoje na exponor, no stand da retroconcept, durante a realização do autoclássico 2007. a retroconcept, em parceria com a cmp, está a desenvolver "uma estratégia inovadora" de mobilidade sustentável para a cidade, num projecto que passa pela utilização do eco vinci.

as duas entidades, que contam também com o apoio técnico da agência de energia do porto, são pioneiras no estudo e desenvolvimento desta estratégia de mobilidade sustentável, que recebeu a designação de it automotive program. num momento posterior, "o objectivo é alargar o conceito a outras autarquias e mesmo ao mercado internacional", salientou miguel rodrigues.

na perspectiva da cmp, o objectivo último é a remoção progressiva dos automóveis da cidade, "criando um ambiente mais saudável de forma sustentada, através da utilização de veículos mais limpos, com todos os benefícios que isso significa, sob o ponto de vista social e de bem estar para o cidadão".

o desenvolvimento desta estratégia de mobilidade sustentável começa pelo desenvolvimento e utilização de um veículo eléctrico inteligente - o eco vinci - que constituirá a base de um novo serviço de mobilidade aliado ao factor ecológico, já que será movido por uma energia limpa, sem emissões de co2.

requalificação de várias infra-estruturas

o projecto prevê a requalificação das várias infra-estruturas a instalar pela a cmp em resposta a este serviço de mobilidade, para a primeira fase e as fases subsequentes, tais como locais de carregamento de energia, aparcamento junto de outros transportes e instalação de sensores de tráfego e outros equipamentos a definir.

"será também desenvolvido um trabalho de recenseamento e integração de toda a informação dispersa por várias entidades públicas e privadas, e de redireccionamento desta informação para o cidadão através de uma única plataforma, servindo assim propósitos privados, públicos, turísticos ou mistos", explicaram os responsáveis pelo projecto.

para a autarquia portuense, estes veículos representam "não só uma redução significativa de custos operacionais para as entidades envolvidas na sua utilização, mas serão também um contributo decisivo para a cidade, na medida em que lhe permitirão exibir um conceito inovador no tempo e que responde às exigências mais actuais sob o ponto de vista ecológico, de mobilidade e de conforto".

dimensões de um carro utilitário

o eco vinci terá dimensões aproximadas às de um utilitário corrente, tendo como objectivo oferecer um design atractivo e uma estrutura funcional, quer pelos acessos ao interior quer mesmo pelo nível de ergonomia e conforto deste mesmo interior, referiu miguel rodrigues.

"os vários sistemas que serão instalados, assegurando o máximo de segurança quanto à relação do veículo com o meio, e com outros veículos, adequam o eco vinci à natureza específica da cidade do porto, não apenas na sua vertente geográfica e planométrica, mas igualmente nas dimensões do circuito urbano e na densidade de tráfego", acrescentou.

além disso, concluiu, na sua construção serão utilizados procedimentos mais evoluídos e logo mais amigos do ambiente, não apenas no processo de fabrico mas igualmente nos materiais utilizados.

o site da nossa empresa!

vamos aguardar espero que sim seja mos nos a tomar a dianteira deste novo mercado se tudo correr como dizem seremos uns dos primeiros a fabricar em escala industrial o 1º veiculo electrico no mundo e claro é portuga!

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

muito vale sonhar e não desanimar
mais vale encorajar e incentivar
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ola serges, sim tambem leio algum lixo jornalistico nacional, mas tenho seguido com mais atenção o que se passa la por fora em termos de inovaçao em ev - veiculos electricos. creio que temos que criar um grupo ou talvez um forum exclusivo aos carros electricos. o assunto é serio e profundo. conta desde já comigo. se quizeres optar por uma revista especializada em veiculos electricos seria ainda melhor. mãos à obra. a divulgação é essencial, mas a divulgaçao especializada faz toda a diferença. espero ter sido suscinto. obrigado
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

blueskyh20 Escreveu:ola serges, sim tambem leio algum lixo jornalistico nacional, mas tenho seguido com mais atenção o que se passa la por fora em termos de inovaçao em ev - veiculos electricos. creio que temos que criar um grupo ou talvez um forum exclusivo aos carros electricos. o assunto é serio e profundo. conta desde já comigo. se quizeres optar por uma revista especializada em veiculos electricos seria ainda melhor. mãos à obra. a divulgação é essencial, mas a divulgaçao especializada faz toda a diferença. espero ter sido suscinto. obrigado
boas, fico muito feliz por partilhar do mesmo gosto que eu!

mas no entanto o forum novaenergia contempla tudo isso já tem uma série de "curiosos" usuários e por fim é uma questão de tempo para ter uma maior participação de pessoas interessadas, basta par isso "espalhar" esta informação por todos.

vamos divulgar e claro conto contigo para ajudar!
Mapa dos pontos de carga

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

boas
eu partilho do gosto pelos ev, é com enorme prazer que vejo a criação deste carro made in portugal. na minha opinião esta será dentro de poucos anos a energia veicular exclusiva no nosso planeta, a gasolina, gasoleo, alcool, ov, bd,etc serao postos de lado.
já agora porquê nao criar um tópico apenas dedicado aos ev, assim nao se perdia tanta informação como neste momento no tópico geral, o quê achas
O que eu detesto mesmo sao B.........as

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

sa Escreveu:boas
eu partilho do gosto pelos ev, é com enorme prazer que vejo a criação deste carro made in portugal. na minha opinião esta será dentro de poucos anos a energia veicular exclusiva no nosso planeta, a gasolina, gasoleo, alcool, ov, bd,etc serao postos de lado.
já agora porquê nao criar um tópico apenas dedicado aos ev, assim nao se perdia tanta informação como neste momento no tópico geral, o quê achas
é uma sugestão quem sabe na proxima organização do forum...

partilho da tua ideia!
Mapa dos pontos de carga

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

boas,

já alguém ouviu falar de uma empresa chamada biotrust?

http://www.biotrust.pt/4655.html

ao que parece também se encontram a desenvolver um automóvel eléctrico em portugal.
pela informação que está no site o lançamento está para breve. dezembro de 2007.

cumprimentos

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas
depois de ver isto já tenho agua na boca, será mesmo verdade ou apenas uma miragem. 7500€ vale bem a compra.
serges o que achas disto.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

no que toca a carros eléctricos aprendi algo, ver para crer!

cada vez mais se promete mas...

alias os carros são fabricados na china ao que me parece, português taalvez a empresa...

vamos ver!
Mapa dos pontos de carga

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

serges Escreveu:no que toca a carros eléctricos aprendi algo, ver para crer!

cada vez mais se promete mas...

alias os carros são fabricados na china ao que me parece, português taalvez a empresa...

vamos ver!
boas
mais uma vez concordo contigo. tenho quase a certeza que são chinocas a julgar pelo preço.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

atenção não disse que é mau, pois estas "pequenas" empresas fazem mais que os "gigantes" das industrias automóveis conhecidas e que são lideres de vendas...
Mapa dos pontos de carga

easy
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por easy »

segundo uma resposta a um mail que enviei para a biotrust este automóvel poderá ser conduzido por maiores de 16 anos. ou seja, será do estilo "papa-reformas".

também me adiantaram que test drives só para março de 2008 num revendedor autorizado (n me disseram onde é que há revendedores autorizados).

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

easy Escreveu:segundo uma resposta a um mail que enviei para a biotrust este automóvel poderá ser conduzido por maiores de 16 anos. ou seja, será do estilo "papa-reformas".

também me adiantaram que test drives só para março de 2008 num revendedor autorizado (n me disseram onde é que há revendedores autorizados).
duvido que venham a ter!!

esquece se que a segurança é um factor importante e esses carros podem ter bons acabamentos mas!!!!

sou céptico ver para crer!
Mapa dos pontos de carga

easy
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por easy »

é muito provável que tenhas razão, até porque nunca tinha ouvido falar nem da empresa nem do projecto.
simplesmente apareceu enquanto estava a googlar e fiquei curioso.

Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas
depois da 1ª muito boa impressao, vem agora a má.
1º anunciao a venda para dezembro 2007, afinal segundo o easy tesdrive só lá para março e nao se sabe onde, segundo a lei vai ser alterada e as os famosos papa-reformas vao deixar de poder ser conduzidos por menores de 16 anos. quanto á segurança vamos lá ver como será.
tambem nao consigo perceber como vao colocar um papa-reformas electrico, mais barato que os convencionais a gasolina, e ainda por cima com 4 ou 5 lugares. mas tambem vos digo, se realmente for um artigo com qualidade aceitavel a minha garagem vai ter de levar com um disso podem ter a certeza.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

a tua e a de muitos, mas como digo esperar para ver!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ok, vamos lá então a minha opinião. fim da minha opinião. ok. agora a sério. o carro é bastante pesado (790 kg) para aquele motor (3 kw). e os 790 kg são com ou sem o banco de baterias? se não contaram com as baterias (384 kg) dá um peso total de 1174 kg. eu suponho que tenham contado com as baterias, mas fica a duvida. dai só atingir uns miseráveis 95 km/h. já dá para as multas mas não por muito tempo. enfim, um carro para ir às compras mas que não satisfaz um verdadeiro amante de veiculos electricos (comparem por exemplo com o antigo ev1 da gm - exacto, nao tem nada em comum). as baterias de chumbo são as piores para veiculos electricos, mesmo se forem baterias de tracção. mas afinal que tipo de baterias de chumbo estamos a falar? como sabemos os produtos chineses são sempre da pior qualidade, o que não abona mas posso estar enganado o que não é provavel atendendo aquele baixo preço. infelizmente o custo de produção dos evs sae caro (apesar de compensador!). mas não falam em travagem generativa e outros topicos essenciais na apreciação de um ev. assim sendo estamos na presença de um brinquedo electrico tamanho adultos e não de um verdadeiro ev. . e 170 km por 8 horas de recarga para um brinquedo? já nao se usa, é uma proposta indecente!

todavia... não se deixem enganar! mesmo um brinquedo electrico para adultos tem inumeras vantagens economicas em relação a qualquer veiculo de combustão ou explosão interna. todavia as restriçoes em entrar em auto-estradas podem tornar extremamente penalizadoras o uso destes brinquedos, sobretudo no nosso pais em que pode nao haver alternativa! ou seja, o unico perigo é fazer o leigo pensar que a "proposta electrica" é isto, mas "isto" que está ai é só um sub-produto. desfeito o engano a minha resposta a este tipo de veiculos é sim desde que haja espaço para os verdadeiros evs.

sayonara

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

blueskyh20 Escreveu::d ok, vamos lá então a minha opinião. fim da minha opinião. ok. agora a sério. o carro é bastante pesado (790 kg) para aquele motor (3 kw). e os 790 kg são com ou sem o banco de baterias? se não contaram com as baterias (384 kg) dá um peso total de 1174 kg. eu suponho que tenham contado com as baterias, mas fica a duvida. dai só atingir uns miseráveis 95 km/h. já dá para as multas mas não por muito tempo. enfim, um carro para ir às compras mas que não satisfaz um verdadeiro amante de veiculos electricos (comparem por exemplo com o antigo ev1 da gm - exacto, nao tem nada em comum). as baterias de chumbo são as piores para veiculos electricos, mesmo se forem baterias de tracção. mas afinal que tipo de baterias de chumbo estamos a falar? como sabemos os produtos chineses são sempre da pior qualidade, o que não abona mas posso estar enganado o que não é provavel atendendo aquele baixo preço. infelizmente o custo de produção dos evs sae caro (apesar de compensador!). mas não falam em travagem generativa e outros topicos essenciais na apreciação de um ev. assim sendo estamos na presença de um brinquedo electrico tamanho adultos e não de um verdadeiro ev. . e 170 km por 8 horas de recarga para um brinquedo? já nao se usa, é uma proposta indecente!

todavia... não se deixem enganar! mesmo um brinquedo electrico para adultos tem inumeras vantagens economicas em relação a qualquer veiculo de combustão ou explosão interna. todavia as restriçoes em entrar em auto-estradas podem tornar extremamente penalizadoras o uso destes brinquedos, sobretudo no nosso pais em que pode nao haver alternativa! ou seja, o unico perigo é fazer o leigo pensar que a "proposta electrica" é isto, mas "isto" que está ai é só um sub-produto. desfeito o engano a minha resposta a este tipo de veiculos é sim desde que haja espaço para os verdadeiros evs.

sayonara
sim tives-te bem, mas algo tá mal, como é que uma estrutura daquelas consegue levar 6 baterias de 12v 200 ah cada, e já agora a potência destas é de 14400 watts ou 14.4 kw, portanto 12*200*6, no site diz 6.5 kw, outra cena é não se justifica ter um motor de 3 kw para 6.5kw de baterias, e tambem para tanto peso, o carro nem sequer chegava aos 30 kmh quanto mais 95km. portanto á informações erradas neste site.

easy
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por easy »

enviei novo mail para a biotrust com as seguintes perguntas:
data e local de lançamento.
quando se poderá ver ao vivo e experimentar.

resposta:
o lançamento do carro electrico será realizado nível oficial como está no site em dezembro, e na exponor.

lamentamos mas; presumindo-se que se trata de um simples consumidor, terá de aguardar, até março/maio, para poder ver de perto o carro, e realizar o teste drive, (se o exclusivo da marca no seu distrito de residencia assim o aceitar)

não serão permitidas autorizações a 3º para assistir ao lançamento oficial, apenas estando reservado, às entidades oficiais, concessionários e comunicação social convidada, apenas.

luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”