19.10.2007
lusa

uma equipa da universidade de aveiro (ua) propôs a redução, para 80 quilómetros por hora, do limite máximo de velocidade em algumas auto-estradas, como uma das medidas para reduzir a poluição do ar.
a medida consta do estudo sobre o plano de melhoria da qualidade do ar da região norte 2001-2004, apresentado ontem na comissão de coordenação e desenvolvimento da região norte (ccdrn) por carlos borrego, da ua.
o ex-ministro do ambiente advertiu que a redução da velocidade só fará sentido nalgumas auto-estradas e se acompanhada da implementação das outras dezenas de medidas propostas.
a equipa da ua propõe que a redução dos limites de velocidade seja implementada em oito concelhos da área metropolitana do porto: matosinhos, porto, maia, vila do conde, santa maria da feira, s. joão da madeira, gaia e espinho.
carlos borrego salientou que, entre 2001 e 2004, o litoral norte ultrapassou sistematicamente os limites de pm10 (partículas poluentes em suspensão) e de ozono, o que obriga à adopção de medidas para a redução destes níveis de poluição do ar.
o investigador destacou o impacto positivo que teve a introdução do metro do porto (movido a electricidade) e a substituição do gasóleo por gás natural, na maioria dos autocarros da sociedade de transportes colectivos do porto (stcp), mas salientou que estas medidas são "insuficientes"
in: ecosfera.publico.pt