uma questão paralela e de pouca relevancia
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
tive recentemente a oportunidade de falar com uma pessoa que está bastante por dentro da utilização do oleo vegetal como combustivel alternativo ao diesel, (para evitar conflito de qualquer espécie prefiro não revelar quem), e foi-me dito por essa intidade que não havia motivo nenhum que explicasse a necessidade de fazer a realimentação do retorno. foi dito também por essa pessoa, que a polimialização apenas se dá no oleo do carter, e que o oleo/combustivel regressar quente ao deposito era até uma vantagem. ora eu agradecia que alguém me explicasse em que ponto ficamos afinal, é que eu fiquei a "nadar" no assunto. afinal é ou não neceçário ou conveniente fazer a realimentação do retorno??? , eu gostava de ver este assunto esclarecido ao pormenor já que me considero um leigo nesta matéria. em caso de ser neceçário quais são os motivos, porque???
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
ola flamingo
só mais uma acha para a fogueira.
estive a pesquisar um pouco mais pois estive a ouvir do mesmo...
ve este link dos nossos vizinhos italianos
http://www.officinesperimentali.it/oliogenerale.htm
no fim da pagina ve o que dizem debaixo do tema:
polimerizzazione
em especial a ultima linha e depois diz-me se afinal la fora fala-se ou não do assunto.
cumprimentos
só mais uma acha para a fogueira.
estive a pesquisar um pouco mais pois estive a ouvir do mesmo...
ve este link dos nossos vizinhos italianos
http://www.officinesperimentali.it/oliogenerale.htm
no fim da pagina ve o que dizem debaixo do tema:
polimerizzazione
em especial a ultima linha e depois diz-me se afinal la fora fala-se ou não do assunto.
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
não falando da polimerização, é uma vantagem imensa para a bi, como já referi algures aqui num estudo que fiz do circuito hidráulico resultante do loop, quando a única bomba de transferência é a própria bi.
poupamos muito a bi ao não enviar óleo quente para o depósito e puxar óleo frio com maior viscosidade e perdas de pressão ao longo da alimentação desde o depósito.
com o loop criado, a bi apenas faz circular o óleo aquecido no circuito em anel e vai puxando um pouco, apenas, do depósito.
repare-se que o esforço na bi não advém apenas de ela entrar em contacto com óleo muito viscoso. mesmo o troço desde o depósito provoca uma grande resistência à circulação do óleo que afecta obrigatoriamente a bi.
não podemos pensar que lá por termos o óleo aquecido apenas antes da bi esta não sofre com uma resistência à circulação no troço desde o depósito até ao pré-aquecedor.
joão nunes
poupamos muito a bi ao não enviar óleo quente para o depósito e puxar óleo frio com maior viscosidade e perdas de pressão ao longo da alimentação desde o depósito.
com o loop criado, a bi apenas faz circular o óleo aquecido no circuito em anel e vai puxando um pouco, apenas, do depósito.
repare-se que o esforço na bi não advém apenas de ela entrar em contacto com óleo muito viscoso. mesmo o troço desde o depósito provoca uma grande resistência à circulação do óleo que afecta obrigatoriamente a bi.
não podemos pensar que lá por termos o óleo aquecido apenas antes da bi esta não sofre com uma resistência à circulação no troço desde o depósito até ao pré-aquecedor.
joão nunes
João Nunes
-
- Membro Silver
um outro pormenor ainda quando não há permutador hidráulico o consumo de energia dispara e se a isso for ajuntado arranques frequentes ou se arranja uma forma de carregar a bateria extra alternador ou sujeitamos-nos a ir a pé ,alem disso de que me serve um deposito quentinho só se for para fazer uma chocadeira
se tivéssemos na sibéria diria que era para não congelar o combustível mas cá não me parece fazer sentido.
se tivéssemos na sibéria diria que era para não congelar o combustível mas cá não me parece fazer sentido.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
noutros climas aquece-se o colector na saída dor tanque, e aquecem-se as linhas de combustível desde o tanque até ao compartimento do motor. dito isto, as razões mais importantes já foram referidas pelo jnunes e pelo eléctrico e estão mais do que desenvolvidas pelas contribuições de muita gente aqui neste fórum.
Porreiro, pá!
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
flamingo Escreveu:tive recentemente a oportunidade de falar com uma pessoa que está bastante por dentro da utilização do oleo vegetal como combustivel alternativo ao diesel, (para evitar conflito de qualquer espécie prefiro não revelar quem), e foi-me dito por essa intidade que não havia motivo nenhum que explicasse a necessidade de fazer a realimentação do retorno. foi dito também por essa pessoa, que a polimialização apenas se dá no oleo do carter, e que o oleo/combustivel regressar quente ao deposito era até uma vantagem. ora eu agradecia que alguém me explicasse em que ponto ficamos afinal, é que eu fiquei a "nadar" no assunto. afinal é ou não neceçário ou conveniente fazer a realimentação do retorno??? , eu gostava de ver este assunto esclarecido ao pormenor já que me considero um leigo nesta matéria. em caso de ser neceçário quais são os motivos, porque???
aposto que era o toni da biocar......
tens duas opções:
1) acreditar no que ele diz
2) aproveitar o que foi feito pelos membros deste fórum e fazer coisas sem correr riscos
o resto é contigo e as consequências também....
Última edição por hynek em terça out 30, 2007 5:53 pm, editado 2 vezes no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Staff Member
- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
vantagem??????????????????????????????foi dito também por essa pessoa, que a polimialização apenas se dá no oleo do carter, e que o oleo/combustivel regressar quente ao deposito era até uma vantagem.
ex: tira um cubo de gelo do congelador e mete-o numa panela de água a ferver..
qual a vantagem??????? arrefece a água?????acho que nao
ou então 10mml de água a 70º em 50l de água a temperatura ambiente .
acho que chega de explicação .
-
- Staff Member
vantagem é nos países frios tipo alemanha, durante o inverno. até se usam, por lá, uns sistemas de aquecimento do combustível no depósito, para aquecer e manter uma temperatura controlada..... em portugal é uma desvantagem devido às temperaturas elevadas, por causa da polimerização, oxidação e um envelhecimento rápido do ov,... nós por aqui precisávamos um arrefecimento.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
aposto que era o toni da biocar......
tens duas opções:
1) acreditar no que ele diz
2) aproveitar o que foi feito pelos membros deste fórum e fazer coisas sem correr riscos
o resto é contigo e as consequências também....
vantagem??????????????????????????????
ex: tira um cubo de gelo do congelador e mete-o numa panela de água a ferver..
qual a vantagem??????? arrefece a água?????acho que nao
ou então 10mml de água a 70º em 50l de água a temperatura ambiente .
acho que chega de explicação .
eu já estou convencido que a realimentação do retorno é neceçária, tanto que até já ando com os preparativos para efectuar essa operação. mas quando ouço afirmações de uma pessoa que se mostrou ser entendida no assunto dizerem o contrário, dá para ficar baralhado!... eu sou novo na matéria, como tal estou sempre sujeito aos conselhos dos mais experientes e mais entendidos no assunto. quem sou eu para estar a discordar ou a contradizer o que desconheço? vou agindo com prudencia e alguma cautela. mas tal como já disse, em principio na quinta feira farei essa operação na minha viatura. vou é ter que utilizar por agora e até arranjar de outro material uma torneira de latão, mas estarei atento, e também as zonas de contacto com o ov nessa torneira são muito reduzidas. saudações oleosas.vantagem é nos países frios tipo alemanha, durante o inverno. até se usam, por lá, uns sistemas de aquecimento do combustível no depósito, para aquecer e manter uma temperatura controlada..... em portugal é uma desvantagem devido às temperaturas elevadas, por causa da polimerização, oxidação e um envelhecimento rápido do ov,... nós por aqui precisávamos um arrefecimento.....
-
- Staff Member
acho que já está na hora de desafiar o toni para defender as ideias dele aqui no fórum, porque confundem as pessoas e podem levar a graves prejuízos. aliás noto uma ausência absoluta da qualquer contribuição dele para fórum, com excepção na parte dos classificados e dos anúncios. nós todos aqui em conjunto estamos a esforçar-nos para que as pessoas não arrisquem, para que façam o uso do ov de forma ponderada. a biocar, que aliás parece usar este nome comercial de forma ilegal, de uma forma leviana apresenta-se como entendida no assunto e tenta levar as pessoas acreditar, que não existe risco nenhum em usar percentagens elevadas com uma adaptação mínima e contraria a maior parte do know-how desenvolvido pelos membros deste fórum como também pela comunidade internacional do ov. não me parece eticamente correcto nem posso continuar a tolerar que as pessoas continuem ser manipuladas desta forma.
agradeço que o toni64 faça aqui a sua defesa e se eu estiver errado nalguma afirmação ou pressuposição, vou pedir as minhas desculpas.
não quero que o nome deste fórum fique prejudicado por biocar usar os classificados e a publicidade para dar conselhos e vender kits que não cumprem os requisitos para percentagens por ele recomendadas.
agradeço que o toni64 faça aqui a sua defesa e se eu estiver errado nalguma afirmação ou pressuposição, vou pedir as minhas desculpas.
não quero que o nome deste fórum fique prejudicado por biocar usar os classificados e a publicidade para dar conselhos e vender kits que não cumprem os requisitos para percentagens por ele recomendadas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Staff Member
podem ver aqui como fiz e que material usei para o retorno
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... highlight=
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... highlight=
-
- Staff Member
isso não tem nada de ver com self-control. tem de ver com a capacidade de não ter medo de dizer quando alguma coisa não está correcta. a maioria de pessoas prefere comportamento de uma avestruz - meter cabeça na areia e fingir que nada está acontecer. para não criar problemas. estão-se nas tintas se outros ficam prejudicados.orbis Escreveu:hynek controla-te.
falei várias vezes com toni sobre as percentagens que recomenda, chamei-lhe atenção. teve a sua oportunidade de corrigir isso e não aproveitou. as pessoas telefonam-me, enviam e-mails e questionam. já uma vez questionei aqui um permutador que biocar vende e diz que tem potência de 4 kw enquanto outros permutadores de concorrência, iguais, com mesmas dimensões e placas, tem 2 kw. no site deles continua com designação de 4 kw. se achas que isto é para deixar andar, eu não penso assim. as pessoas estão a ser enganadas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ....
seja quem quer que seja que lhe tenha dito..a tal "intidade"..que efectuar a realimentação do retorno da bi ao alimentador da mesma é desnecessario revela não ser tão entendido como pretende ser ou fazer-se passar por..
só neste topico tem materia mais que suficiente para obter os esclarecimentos necessarios..e no capitulo ov tem o que necessita ficar a saber para utilizar ov com segurança como combustivel..
dá trabalho ler..mas imagine o trabalho que deu para se alcançarem os resultados..que foram fruto de muitos estudos..testes..experiencias..etc..que envolveram tempo muito precioso..e custos nada despreziveis..
não chegavam os topicos lançados de arranque sobre.. "tenho o carro tal..posso usar ov?..em que quantidade?..onde é mais barato comprar ov?"..agora aparecem topicos e/ou intervenções de caracter condenavel..
condenavel porque se não tinha intenção de revelar a identidade da"intidade" teria feito a observação como sua e não lançar um terceiro ao barulho e lançando a suspeita sobre todos..
leiam caraças..leiam..que certamente vos dará muito menos trabalho que o trabalho a montante do que está escrito e descrito..
[***************]
[/i][/b]tive recentemente a oportunidade de falar com uma pessoa que está bastante por dentro da utilização do oleo vegetal como combustivel alternativo ao diesel, (para evitar conflito de qualquer espécie prefiro não revelar quem), e foi-me dito por essa intidade que não havia motivo nenhum que explicasse a necessidade de fazer a realimentação do retorno. foi dito também por essa pessoa, que a polimialização apenas se dá no oleo do carter, e que o oleo/combustivel regressar quente ao deposito era até uma vantagem. ora eu agradecia que alguém me explicasse em que ponto ficamos afinal, é que eu fiquei a "nadar" no assunto. afinal é ou não neceçário ou conveniente fazer a realimentação do retorno??? , eu gostava de ver este assunto esclarecido ao pormenor já que me considero um leigo nesta matéria. em caso de ser neceçário quais são os motivos, porque???
seja quem quer que seja que lhe tenha dito..a tal "intidade"..que efectuar a realimentação do retorno da bi ao alimentador da mesma é desnecessario revela não ser tão entendido como pretende ser ou fazer-se passar por..
só neste topico tem materia mais que suficiente para obter os esclarecimentos necessarios..e no capitulo ov tem o que necessita ficar a saber para utilizar ov com segurança como combustivel..
dá trabalho ler..mas imagine o trabalho que deu para se alcançarem os resultados..que foram fruto de muitos estudos..testes..experiencias..etc..que envolveram tempo muito precioso..e custos nada despreziveis..
não chegavam os topicos lançados de arranque sobre.. "tenho o carro tal..posso usar ov?..em que quantidade?..onde é mais barato comprar ov?"..agora aparecem topicos e/ou intervenções de caracter condenavel..
condenavel porque se não tinha intenção de revelar a identidade da"intidade" teria feito a observação como sua e não lançar um terceiro ao barulho e lançando a suspeita sobre todos..
leiam caraças..leiam..que certamente vos dará muito menos trabalho que o trabalho a montante do que está escrito e descrito..
[***************]
-
- Staff Member
-
- Membro Silver
ola bem vindo de volta fernando
a questão do ler como dizes e mesmo um problema.
alem de todas estas coisas tenho a confirmar por abono da verdade que a pessoa que o flamingo fala foi realmente o toni .
na verdade eu não me queria meter nestas coisas mas vendo como isto esta a evoluir não posso ficar calado eu estava la junto com o flamingo se ele quiser dar a cara que confirme por isso posso disser que as duvidas que ele tem ou tinha foram lançadas pelo toni assim que vi o poste dele tive o cuidado de o alertar para que o que o toni dizia sobre o retorno não estar em sintonia com o fórum e que tomasse cautela .
todos por aqui temos opiniões que sempre devem ser respeitadas. mas qualquer coisa só se torna certa com provas com vontade de aprender e ensinar caso contrario o fórum não serve para nada a não ser comercio.
por assim dizer quem tem ideias diferentes exponha-as e defenda , mas de forma que outros poção opinar.
a questão do ler como dizes e mesmo um problema.
alem de todas estas coisas tenho a confirmar por abono da verdade que a pessoa que o flamingo fala foi realmente o toni .
na verdade eu não me queria meter nestas coisas mas vendo como isto esta a evoluir não posso ficar calado eu estava la junto com o flamingo se ele quiser dar a cara que confirme por isso posso disser que as duvidas que ele tem ou tinha foram lançadas pelo toni assim que vi o poste dele tive o cuidado de o alertar para que o que o toni dizia sobre o retorno não estar em sintonia com o fórum e que tomasse cautela .
todos por aqui temos opiniões que sempre devem ser respeitadas. mas qualquer coisa só se torna certa com provas com vontade de aprender e ensinar caso contrario o fórum não serve para nada a não ser comercio.
por assim dizer quem tem ideias diferentes exponha-as e defenda , mas de forma que outros poção opinar.
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23