Página 1 de 1

Chineses constroem “uma central de Sines” de 4 em 4 dias.

Enviado: sexta nov 09, 2007 1:32 am
por luimio
chineses constroem “uma central de sines” de quatro em quatro dias

Imagem

no mundo ideal, os carros são movidos a hidrogénio, as casas quase não gastam energia, o sol e o vento é que produzem electricidade e ninguém mais teme o aquecimento global. mas nos cenários da agência internacional de energia (aie), está tudo ao contrário.

o seu relatório anual sobre o futuro energético global (world energy outlook 2007), ontem divulgado, diz que a humanidade consumirá ainda mais petróleo e carvão em 2030 do que hoje. e qualquer solução para aliviar os problemas da dependência dos combustíveis fósseis passará pela china e pela índia, os dois “gigantes emergentes da economia mundial e do mercado energético”, como diz o documento.

é a primeira vez que a aie olha em detalhe para a possível evolução futura dos dois pesos-pesados do mundo em desenvolvimento. um dado novo: os cenários, hoje, indicam que a procura de energia em 2030 vai ser quatro por cento maior do que se imaginava há apenas um ano, no anterior relatório. esta variação aparentemente pequena corresponde a mais de um terço do consumo energético actual de toda a união europeia.

outra evidência do relatório é a de que a utilização do carvão - o mais sujo dos combustíveis fósseis - vai continuar a subir em flecha, cerca de 73 por cento entre 2005 e 2030, num cenário de referência, que conta apenas com as políticas que já estão em curso neste momento. mais uma vez, a china e a índia são as locomotivas: ambas respondem por 80 por cento deste aumento.

mesmo com os preços actuais a chegarem aos 100 dólares o barril, o consumo de petróleo também sobe no futuro. em 2030, poderá chegar aos 116 milhões de barris por dia, 37 por cento mais do que hoje.

o petróleo ainda continuará a ser a fonte de energia mais usada, embora o seu peso diminua. a agência internacional de energia afirma que as reservas de petróleo são suficientes para a procura em 2030. mas não põe de parte a possibilidade de uma crise por volta de 2015, “envolvendo uma abrupta escalada nos preços”.

público.pt
Imagem

Enviado: sexta nov 09, 2007 10:59 am
por orbis
não há hipótese do o consumo de petróleo atingir esse valor. já há três anos que não conseguem esticar além dos 86 milhões. o peak oil é já uma realidade, aliás a única plausível para este aumento de preços. temos uma oferta estagnada e uma procura crescente. só a china, aumenta o consumo de petróleo em 1% ao mês.

Enviado: sexta nov 09, 2007 11:53 am
por visitante
vai dar vai...

é preciso que não esquecer que os poços que deixaram de ser explorados foram deixados com reservas..valores calculados em agosto deste ano..de cerca de 40%..

apenas a descoberta de novos jazigos associada a outras equações..(insuficientes meios técnicos disponiveis na época..muitos anos atrás.. para habilitarem a extracção completa) deslocação de equipamentos para novos poços..mantendo a licença de exploração dos que cessaram propositadamente a produção..levou a que não tivéssem sido completamente explorados..daí a existencia dessas reservas..basta calcular a quantidade extraida desde o principio até hoje..para verificar que 40% é muito...mesmo muito crude..

abraço
[***************]

Enviado: sexta nov 09, 2007 3:53 pm
por orbis
esse tema é muito polémico. a era do petróleo não está a acabar pela falta de petróleo, mas pelo seu preço e pela dificuldade de extracção. o que fica no fundo é o heavy oil muito mais difícil de refinar. na arábia já há dez anos que injectam água do mar para fazer subir o petróleo.

Enviado: sexta nov 09, 2007 5:56 pm
por visitante
vivam...

não vislumbro nenhuma polémica...vejo..isso sim..alguma incapacidade técnica..que.. como em todas as outras dificuldades outras técnicas..é mais do que provavel venha a ser ultrapassada..e decisões estratégicas..

abraço
[***************]

Enviado: sexta nov 09, 2007 10:17 pm
por orbis
é polémico é...basta fazer uma pesquisa na net com as palavras "peak oil" para ver como é polémico...ainda. não será por muito mais tempo.

Enviado: sábado nov 10, 2007 1:39 am
por netcruiser
...já para não esquecer que o degelo das calotes polares, irá deixar expostos, novos territórios para a prospecção do petróleo.

abraço triste

Enviado: sábado nov 10, 2007 9:22 am
por visitante
vivam ...
...já para não esquecer que o degelo das calotes polares, irá deixar expostos, novos territórios para a prospecção do petróleo. ...

tenho cá para mim que a acontecer essa situação tornar-se-á desnecessaria a prospecção...e muito menos a exploração..cá coisas..

abraço
[***************]

[/b]