Douro: Projecto pioneiro ensina alunos a preservar água

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Douro: Projecto pioneiro ensina alunos a preservar água

Mensagem por Tó Miguel »

douro: projecto pioneiro ensina alunos a preservar água

a empresa águas de trás-os-montes apresenta terça-feira, em vila real, um projecto pioneiro que envolve 1254 alunos na preservação dos recursos hídricos, numa altura em que se começa a sentir a escassez de água no vale do douro.
lançado pela águas de trás-os-montes e alto douro (adtmad), o projecto «água e sustentabilidade» é pioneiro em portugal e conta com o apoio da unesco.

alexandre chaves, administrador da adtmad, disse hoje à agência lusa que, «à medida que o verão avança pelo outono, começa a sentir-se a escassez acentuada de água na região do vale do douro».

ou seja, nas regiões que ainda são abastecidas pelas origens subterrâneas, tais como minas, poços ou furos hertzianos, começa a registar-se a falta de água.

«este ano o verão está a entender-se pelo outono e, como não chove, os aquíferos não estão a ser alimentados», salientou.

segundo o responsável, o território que está a ser mais atingido por esta «alteração climatérica», que se traduz num aumento de temperatura, é, precisamente, o vale do douro, que se estende desde freixo de espada à cinta até resende.

alexandre chaves lembrou ainda o ditado popular que diz encaixar-se na situação que a região vive actualmente, nomeadamente «ardem os montes e secam as fontes».

no entanto, realçou que o nível das barragens da região está «normal para a época».

«a situação das barragens é sustentável. há água suficiente para abastecer as populações que delas dependem», frisou.

a adtmad é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água (em alta) para o consumo público da população transmontana e ainda recolha, tratamento e rejeição de águas residuais, normalmente chamadas de esgotos.

seis anos depois de ter sido constituída, aquela empresa multimunicipal concluiu já 95 por cento do investimento relativo à empreitada do abastecimento, de um total de 250 milhões de euros, e tem a totalidade da obra contratualizada no que diz respeito ao saneamento, cujo investimento ronda os 156 milhões de euros.

o projecto «água e sustentabilidade» está a ser desenvolvido pela empresa de consultadoria maismomentos e poderá vir a ser implementado em mais regiões do país.

a iniciativa reúne 1254 alunos de 31 escolas da região transmontana e é composta por dois projectos complementares, designadamente o programa educativo «água - educar, cooperar, proteger», que visa a preservação do património ambiental transmontano e incentivar ao uso racional da água.

o museu virtual da água da região de trás-os-montes e alto douro é o segundo projecto e tem como objectivo construir e expor uma memória colectiva na internet, que sublinhe a relação entre a água, cultura e território.

o museu virtual da água pretende ser uma espécie de álbum de memórias dos 31 concelhos da área de influência da adtmad, desde as suas fontes, regadios, pontes, lendas rios ou ribeiros.

o objectivo é que cada escola participe no museu através do preenchimento da secção do «álbum de memórias» dedicada ao seu concelho, introduzindo neste fotografias, vídeos, ficheiros de áudio e documentos de modo a que, no final, o museu represente uma memória colectiva da região sobre o tema da água.

«através da educação ambiental vamos preenchendo o museu virtual da água», explicou alexandre chaves.

a turma que mais contribuir para o museu, quantitativa e qualitativamente, receberá como prémio final uma viagem à expozaragoza, em espanha.

para assinalar o fim da primeira fase do projecto educativo, em junho de 2008, a adtmad vai convidar todos os grupos das escolas envolvidas a visitar a exposição «águas passadas ainda movem moinhos», realizada com base no espólio de imagens e histórias sobre água na região que forem registadas no museu virtual da água.

na terça-feira participam na apresentação do projecto o embaixador da unesco andresen guimarães e ainda representantes da direcção regional de educação do norte, agência portuguesa do ambiente, comissão de coordenação e desenvolvimento regional do norte, museu do douro e unidade de missão do douro.

diário digital / lusa

12-11-2007 12:37:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”