Navio português combate poluição

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Navio português combate poluição

Mensagem por Tó Miguel »

navio português combate poluição
galp marine contratado pela agência europeia de segurança marítima

o navio português galp marine é a nona embarcação escolhida pela agência europeia de segurança marítima para combater a poluição marítima. o galp marine opera normalmente na zona de sines e trabalha sobretudo com transporte de líquidos. mas, desde outubro, e depois de uma série de alterações, este navio-tanque está capacitado para actuar em incidentes de poluição marítima.


raquel loureiro
jornalista

numa demonstração para os jornalistas, hoje, a tripulação do navio galp marine participou num exercício de simulação. ao mar foram deitados mais de dois metros cúbicos de pipocas - um produto cuja reacção no mar é semelhante à dos hidrocarbonetos - que depois foram recolhidos pelo navio.

o galp marine é a nona embarcação que a agência europeia de segurança marítima tem ao dispôr para assistir os estados-membros em casos de emergência. portugal também fica a ganhar, já que este navio-tanque opera geralmente em águas nacionais. por isso, em casos de poluição, o auxílio pode chegar mais rápido.

o galp marine tem uma capacidade de resposta, no máximo, de 15 horas, desde o momento em que o alerta é dado até que o navio chega ao local. em todos os casos, o barco é obrigado a interromper a actividade que esteja a exercer e a dirigir-se para o porto de sines, para buscar os materiais necessários às operações de combate à poluição.

também a tripulação teve formação na matéria, de modo a responder a situações de emergência com a maior eficácia possível.

o galp marine, dizem os especialistas, pode actuar em casos de maior gravidade, como foi o caso do derramamento de crude do prestige, e será sobretudo um meio de auxílio estratégico na costa atlântica.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida ... luicao.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”