Cimeira UE-África: alterações climáticas a ser incluídas

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Cimeira UE-África: alterações climáticas a ser incluídas

Mensagem por Tó Miguel »

cimeira ue-áfrica: alterações climáticas deverão ser incluídas

as alterações climáticas deverão ser um dos temas a debater na cimeira ue/áfrica prevista para 08 e 09 de dezembro, em lisboa, indicou hoje a vice-presidente do parlamento moçambicano, verónica macamo.

em declarações à imprensa sobre a sua participação, na semana passada, nas jornadas europeias de desenvolvimento, em lisboa, no âmbito da cimeira europa/áfrica, macamo manifestou-se convicta que os governos europeus e africanos decidiram incluir o tema na agenda da cimeira por estarem conscientes da pertinência da discussão e por se tratar de um problema geral.

«as questões climáticas têm sido debatidas por diversos segmentos da comunidade internacional, dada a sua importância para a sobrevivência da espécie humana e, sobretudo, pelo seu carácter universal», disse.

aquela parlamentar apontou que as emissões de gás de estufa, que contribuem para o aquecimento global têm o mesmo efeito, independentemente do país de origem dos mesmos, defendendo, por isso, a necessidade de reduzir as emissões para evitar o aumento irreversível da temperatura.

os congressistas concordaram com a hipótese segundo a qual sem a redução de emissões de gás de efeito de estufa se incorre em consequências climáticas dramáticas que poderão provocar aumento da incidência dos fenómenos climáticos extremos causadores da seca, cheias, expansão de doenças infecciosas, desestabilização dos ecossistemas como mangais e recifes de corais, afirmou.

a ii cimeira ue/áfrica, no último mês da presidência portuguesa da união europeia, vai debruçar-se igualmente sobre as migrações, energia sustentável, governação e segurança, destacou.

«os líderes africanos adoptarão nesta cimeira uma estratégia conjunta que irá, entre vários objectivos, reforçar e elevar a parceria política, tornando-a uma genuína parceria entre pares, visando promover a paz, segurança, governação, os direitos humanos, o comércio, a integração regional e continental de áfrica, bem como questões chaves de desenvolvimento», frisou.

diário digital / lusa

19-11-2007 19:59:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”