como é a 1ª x que estou neste site a participar peço desde já desculpa pela minha ignorância em relação á matéria mas a ideia de poder produzir ou adquirir biodiesel a preços mais atractivos que os praticados no mercado fascina-me.
podem tirar-me as 1ªs duvidas ?
1 - podemos usar no processo oleo caseiro usado nos fritos ?
2 - qual o custo por litro de biodiesel para uma prod. de 100 litros/mês ?
3 - com 100 litros de oleo caseiro usado poderemos obter que quantidade de biodiesel e a que preços ?
sabendo que o espirito dos participantes deste forum é de independência de produção em relação aos meios instituidos corro o risco de perguntar o seguinte , não existe entre os participantes algum tipo de associação / congregação ou outro tipo de partilha de meios de produção de modo a ficar mais barato e com melhor produtividade ? não será plausivel a recolha de oleo usado em locais determinados para posterior uso na produção de bio ? esta última questão envolve normas e entidades oficiais visto a circulação e reciclagem de óleos ter de ser feita de acordo com normas e processos burocráticos .
estive a fazer uma pesquisa , a perguntar e contactar uns vizinhos e familiares e cheguei á conclusão que mensalmente conseguiria obter cerca de 150l de oleo vegetal usado sem grande logistica , se existisse um grupo razoável de interessados poderia-se montar uma estrutura de recolha de oleo , produção e disponibilização para diferentes usos inclusivê aquecimento de caldeiras a diesel.
Oleo vegetal
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça nov 20, 2007 10:12 pm
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm