Aquecimento central: Solar vs Termodinamico vs Electrico...

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
nmsr
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 25, 2007 6:07 pm

Aquecimento central: Solar vs Termodinamico vs Electrico...

Mensagem por nmsr »

sou novo neste forum e vou pedir ajuda a quem mais sabe sobre esta matéria.

actualmente ando a questinonar que tipo de aquecimento deverei colocar. estou a avaliar se coloco sistema solar, termodinamico ou se vou ficar pelos normais acomuladores de calor.

gostaria de saber quem é que tem experiencia com os sistema energie ou outros sistemas solares para aquecimento central.
qual o consumo para aquecer uma casa com 150 m2? quantos paineis são necessários para um t5?
depois de ter estes valores, será que compensa o investimento a 10 anos comparado com a colocação de acomuladores de calor?

obrigado

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva, dá 1 olhadela aqui para começar, é 1 ponto de partida.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 7&start=80

de qq forma a melhor maneira de ver e já q se aproxima o frio é tentar descobrir entre os seus conhecimentos ou mesmo alguém aki do forum q tenham sistemas desses a funcionar para lhe mostrar in loco na sua zona(digo na sua zona pq para além de ser + confortavel, terá a mesma exposição solar aproximada) os vários sistemas a funcionarem. verifique no entanto aquilo q disse no outro topico q é se possivel já agora verifique quais os consumos q tem para aqs e aquecimento da casa em termos de kw ou em termos de gás, etc. para depois poder comparar e aí saberá em qts anos é q vai abater o sistema depois de montado, é outro ponto de partida, saber qt se gasta agora para dps ver qt gasta dps de instalar um sistema desses e aí sim saberá quase exactamente em qt tp abaterá o investimento no seu caso.

cumps!

nota: atenção q os paineis termodinamicos nunca funcionam "de borla", usam sempre energia eléctrica e nem de verão conseguem ficar completamente só por si sem consumir outro tipo de energia, enquanto q os paineis solares por termossifão (sem bomba recirculadora) q eu conheça são o unico sistems solar q consegue de facto ficar independente de todas as fontes energéticas durante os periodos em q o sol dá o rendimento desejado (quando isto não acontece utilizam um backup, normalmente de outra fonte energética).

ps: o sistema de backup q me parece mais viável e lógico em termos monetários/beneficio/lógica será o do esquentador solar pois somente aquecerá a água q consome e apenas os graus extra q precisa(por ex: deposito solar a 40º, temp de conforto 50º para o banho, só gasta gás para akecer os 10º q faltam), no backup eléctrico no depósito mts vezes está a akecer e a manter quente água q poderá n vir a utilizar para além de ser muita água para aquecer em relação a 1 cilindro normal (50-60l vs 150-350l).

opinião e experiência pessoal: antes de pensar em gastar € num sistema de aquecimento ambiente, o mais importante é gastar € em isolamento, pois qq q seja o sistema q escolha gastará mt menos/terá mais conforto com a casa devidamente isolada, janelas de caixilharia dupla para travar a caixa do estore, ou vidro duplo no caso de portadas, portas com corte térmico, redução do efeito chaminé etc, só depois pensaria no sistema de aquecimento, pois esse investimento de isolamento dura a vida da casa seguramente sem manutenção(e não gasta qq tipo de energia ), e será um investimento q garantidamente abaterá em tempo util pela redução dos consumos com conforto, depois pensaria no resto, pois se calhar com a casa bem isolada a conta de electricidade com o velhinhos worten com os temporizadores bem postos não justificará o investimento extra num sistema mais caro, mas cada caso é 1 caso.tenho feito a monitorização da minha casa q fica na zona norte litoral do país com uma estação metereologica sensor de interior/exterior ligado ao pc tirando amostras de 30 em 30min, e tenho a casa devidamente isolada agora, de noite o aquecimento desliga-se à meia noite com a casa nuns confortaveis 21 graus, a temperatura exterior ás 21h normalmente é de 8-9º nesta semana q passou, ás 2h da manhã a temperatura ronda os 6graus fora para 1 minimo de 4-5graus ás 5h+/-, ás 5h a hora a q é atingida a temp mais baixa(daí até ás 6-7 n baixa significativamente para ser mensuravel), a casa q já não tem o aquecimento ligado desde as 0h tem a temperatura interior de 18.6 graus, por isso como pode ver em 5h e temperaturas exteriores baixas perdeu 2.5 graus, menos de meio grau por hora...ás 7 da manhã qd o sistema de aquecimento se liga a temperatura interior está à volta dos 17.5º, por isso o isolamento fará td a diferença no consumo de um sistema de aquecimento, só pra fazer ideia quando não tinha isolamento chegava ás 7 da manhã com temperaturas interiores na ordem dos 10-11 graus e ás vezes menos(dependia mt mais da baixa temperatura exterior do q agora).e é mt diferente depois dessa descida de temperatura o sistema de aquecimento ter q subir 4 graus(com isolamento bom) ou ter q subir 10 ou 11(sem isolamento devido), qt + n seja para a mesma potencia calorifica demora mais do dobro do tempo ou tem q estar o dobro do tempo ligada(gastando consequentemente durante + tempo)...ou seja com um bom isolamento neste caso reduziram-se pra metade (até menos) o tempo q o sistema tem q estar ligado para manter a temperatura de conforto e consequentemente menos consumo na mesma proporção, sem falar q durante o resto do dia é mt + fácil ao sistema manter a temperatura entre intervalo de 20 a 21 graus, existindo durante o dia periodos de 2h em q o sistema não se liga (o cronotermostato só liga o aquecimento qd a temp desce dos 20º, normalmente este interludio prolongado acontece pq a temp exterior tb atingiu o pico - na semana passada andou em média nos 17.2º), ficando de novo ligado até o interior atingir os 21º de volta e assim sucessivamente em ciclos.

Autor do tópico
nmsr
Novo membro
Novo membro

Isolamento foi a Fase 1

Mensagem por nmsr »

obrigado pela longa e completa resposta nos pontos que devemos equacionar primeiro...

o apartamento são na realidade dois apartamento juntos, um 100% virado a sul e o outro 100% virado a norte. há tres anos comprei o apartamento virado a sul. com o sol nunca tive frio e se no inverno usei 1 vez o velho aquecedor a oleo foi muto.
no segundo ano comprámos o apartamento ao lado e abrimos uma parede. se no apartamento virado a sul tinha vidros duplos e caixilharia de aluminio oscilo batente, no outro apartamento tinha aluminios com mais de 30 anos...
frio frio frio, mas como só usavamos uma divisão (10m2) nesta casa, comprei um acumulador de calor.
com o meu termometro media diferenças de 6 graus entre os apartamentos

este ano colocámos novos aluminios, todas as janelas são de vidro duplo com caixilharia boa, etc etc.
a temperatura parece estar estável dentro de casa, agora só a tenho mesmo de aquecer.

fiz uns cálculos para o consumo de 6 acumuladores de calor de 1700w, durante 6h/dia, 6 meses ano. ao fim de 10 anos o custo seria de 7900€ (com um aumento de 4% ano da electricidade e com o equipamento).
como não sei quanto gasta realmente um aquecimento "termodinamico" energie, avancei com uma estimativa de comsumo 1000w da bomba 6h por dia. juntei o custo de 8000€ para a instalação dos paineis mais os radiadores. (não sei realmente qual é o valor .... se me ajudarem...)
o total (estimado) foi de 9100€ em 10 anos

será que compensa? são estes custos de montagem + equipamento solar muito baixos ou altos?
que outras soluções de aquecimento existem e quais os custos totais a 10 anos?

ficam aqui todas estas perguntas em aberto...

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Re: Isolamento foi a Fase 1

Mensagem por toze_feup »

nmsr Escreveu:
fiz uns cálculos para o consumo de 6 acumuladores de calor de 1700w, durante 6h/dia, 6 meses ano. ao fim de 10 anos o custo seria de 7900€ (com um aumento de 4% ano da electricidade e com o equipamento).
viva, não sei qt ficam os acumuladores, mas vou fazer outras contas mais por alto sem a actualização da electricidade pois não sabemos se 4% n será 1 valor até mais baixo do q ela pode realmente subir:

6 akecedores a oleo worten 1.5kw = 6*30€=180€

6horas*6radiadores*1.5kw*183dias*0.11€/kw=1087€/ano

10anos*1087+180€+30€(6 temporizadores)=11080€

acho q não estou enganado nas contas, no entanto há q ver q os radiadores a oleo mesmo estando ligados as 6h não estarão sempre a consumir da rede, isto porque 2 caracteristicas dos radiadores é ainda ficarem a emitir calor durante algum tempo mesmo após a resistencia desligada e a outra tem a ver com o controlo do termoestato, chegando à temperatura, ele desliga-se e depois só a manterá, daí os valores serem elevados.penso q a diferença estatisticamente rondará os 25% desligado ou seja teria q tirar 1/4 do preço.o q daria à volta de 7500€ ao fim dos 10 anos +/-.mas cada caso é 1 caso, no caso da casa estar realmente bem isolada, será 1 valor a ter em conta, caso existam fugas será 1 valor optimista e o melhor será considerar os 11mil€.

para o termodinâmico, tirando o valor de instalação/passagem de tubos e montagem de radiador/ bomba de calor q n faço ideia quanto é para esse caso, teriamos:

1kw*6h*183dias*0.11=120€/ano
10 anos= 1200€

isto pelas suas contas porque sinceramente duvido q uma bomba de calor de 1kw faça o mesmo q 9kw de radiadores, porque repare no caso optimo esses aparelhos falam em cop de 4 ou seja para ter 8kw de aquecimento equivalente eles gastariam pelo menos 2kw de energia eléctrica, e pelo q tenho visto essas contas são demasiado optimistas nos dias de inverno, se se conseguirem ganhos de 50% nos dias frios de inverno qd o calor escasseia e realmente precisamos de nos akecer q já seria mt bom, ou seja sou mais apologista de q para ter o equivalente calor teria q ter uma bomba de calor na ordem dos 4-5kw.

o q daria 600€/ano +/- e 6000€ ao fim dos tais 10 anos (fora o preço do sistema, instalação etc)

pelo site da energie, um calculo no simulador deles para 150m2, casa bem isolada na zona do porto, eles aconselham o sistema ener12, q são 12 paineis em q a potencia minima da bomba são 2kw, fala na maxima potencia equivalente de aquecimento de 16kw com um cop em situação optima de 4 dará os tais 4kw a serem tirados à rede eléctrica em fullpower, mas pressuponho q como já disse o cop de 4 será um valor optimista pelo menos nos dias frios em q precisará realmente de akecer a casa.

espero ter ajudado,

cumps!

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas, só mais um dado para as contas, segundo o site da energie, uma bomba de calor de 960w dá para aquecer com bom isolamento um volume de 270 m3, e com mau isolamento o volume baixa para 150 m3.
se for para aquecer 150 m2 x ~2,7 m de altura = 405 m3, temos, com bom isolamento, um consumo de 1440 w/h ou com mau isolamento um consumo de 3210 w/h.

cya.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

jotoli Escreveu:boas, só mais um dado para as contas, segundo o site da energie, uma bomba de calor de 960w dá para aquecer com bom isolamento um volume de 270 m3, e com mau isolamento o volume baixa para 150 m3.
se for para aquecer 150 m2 x ~2,7 m de altura = 405 m3, temos, com bom isolamento, um consumo de 1440 w/h ou com mau isolamento um consumo de 3210 w/h.

cya.
se o volume da casa do user nmsr é 405m3 como é q 1 bomba q dá de 150 a 270m3 resolve o problema?

cumps

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jotoli »

toze_feup Escreveu:
jotoli Escreveu:boas, só mais um dado para as contas, segundo o site da energie, uma bomba de calor de 960w dá para aquecer com bom isolamento um volume de 270 m3, e com mau isolamento o volume baixa para 150 m3.

cya.
se o volume da casa do user é 405m3 como é q 1 bomba q dá de 150 a 270m3 resolve o problema?

cumps
boas, foi exactamente isso que quiz dar a entender, não resolve, só a mencionei porque foi com essa potência de consumo que o user fez as contas iniciais, daí ter posto os outros exemplos, que, de acordo com o isolamento da casa dele, já fariam o trabalho.

cya.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

ok já percebi estás a dizer ou o ener8 no melhor isolamento ou o ener16 no pior isolamento. eu meti no simulador deles com bom isolamento na zona do porto e dá-me q é preciso um ener12 daí os dados q apresentei.

de qq forma era bom q só consumisse mesmo 2kw para akecer o mesmo que 9kw de radiadores nas noites frias de inverno em q o diferencial de temperatura exterior do ar para a temperatura do liquido circulante são 10-11 graus e em q o sistema tem q akecer mais outro tanto puramente a electricidade para meter uma sala a 21 graus, não é?

cumps!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

duvido mesmo muito que uma bomba de calor com essa potência consiga fazer isso tudo.

Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Jotoli »

sinceramente acho mta fruta, não sei em que condições é que eles fizeram as medições para chegar aquele cop, mas......
de qualquer maneira esse tal de ener12 deve custar uma nota, e nos 10 anos que o nmsr fala, se calhar não compensa. mas como já foi dito, cada caso é um caso.
tem que ser bem ponderado.

cya.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

orbis Escreveu:duvido mesmo muito que uma bomba de calor com essa potência consiga fazer isso tudo.
pois também sou obrigado a concordar contigo, para 1 casa de 150m2 talvez o ener24 resolva com alguma segurança o problema com os seus 4kw como eu tinha falado mesmo assim optimisticamente a considerar q ela terá um cop de 2 nas noites frias de inverno (o q sinceramente n me parece mesmo nada digo eu...), mas só alguém q tenha isso montado a funcionar numa casa de cubicagem similar é q poderá dizer com mais certeza. eu conheço 1 caso num apartamento mais pekeno q n serviu com essas contas optimistas, daí estar a avisar para o problema, mas cada caso é 1 caso.de qq forma e tratando-se de um apartamento, os 12 ou 24 paineis n sei se o user terá area para os colocar, começa logo o problema por aí em 1º lugar, é q o ener24 segundo eles ocupa 80m2 e o ener12 presumo q 40m2.

cumps!

ps: de qq forma convém notar q o cop de uma bomba de calor varia com o proprio sitio onde são montadas e depende muito das temperaturas a q está sujeito o "painel", se só ligar a bomba de calor nas horas em q as temperaturas exteriores forem baixas e assim desfavoraveis ao rendimento bom da maquina, obviamente o cop no seu caso vai descer e de sobremaneira e provavelmente terá um rendimento similar a outras maquinas de aquecimento ditas "normais" ou apenas marginalmente melhor durante esses periodos em q precisa de aquecer, daí se falar q as bombas de calor são mt boas para aquecer piscinas no verão pois a temperatura exterior é elevada (acima dos 25º) e a maquina consegue tirar de facto mt calor do ar para o passar para a água da piscina q rondará os 15-17º s não tiver aquecimento ou bastante exposição solar. outra coisa a ter em conta é q falou em radiadores, dada a temperatura mais baixa a q as bombas de calor normalmente trabalham com a água no circuito de aquecimento é aconselhado piso radiante para tirar partido das mesmas(dizem entre 30-40º enquanto q nos radiadores para ter rendimento terá q rondar os 50-60º) e ter alguma economia, por isso n sei se será de todo compativel com a sua ideia de instalar radiadores, ou melhor se tirará o partido devido com os radiadores.a titulo de exemplo no site da dimplex falam em cop de 3, para temperaturas do ar exterior de 2 graus e temperaturas da agua do circuito de aquecimento de 35º, ou seja se a ideia for de facto 50-60º para radiadores o cop será mais reduzido(estamos a falar perto do dobro da temp da agua no circuito), no entanto lá diz q a bomba tem capacidade para aquecer a água a essas temperaturas, não diz é com q rendimento e de qq forma dimplex segundo leio aqui no forum será 1 produto com bastante melhor rendimento q o energie...e de notar que no site da da certitempo todos os produtos de bombas de calor dimplex com capacidade para radiadores (65º de temp max) são trifásicas de 400v...talvez por causa das correntes "instantaneas" de arranque lento da maquina q pedem potencias q rondam os 6.5kw.

Autor do tópico
nmsr
Novo membro
Novo membro

Cálculos....

Mensagem por nmsr »

vi que cometi alguns erros nos cálculos...

em primeiro lugar estava a ver o 150m3 como 150m2... não pensei em volume, pensei em área. com isto , apenas poderei pensar no ener8 ou 12, e os preços de tabela , sem radiadores, são muito mais elevados >12.000€.

sendo assim estou a refazer os calculos, e menciono que os estou a fazer com a tarifa bi-horária diária.
estou agora a determinar o consumo real, com um medidor, para manter uma divisão de 3,55x2,8 a 20,5º com um radiador a oleo ligado . depois irei para o acumulador.
vou publicar os resultados nesta area.

até breve

Autor do tópico
nmsr
Novo membro
Novo membro

Emissores Térmicos

Mensagem por nmsr »

se alguém tiver dados de consumo de emisorres termicos, pedia para os colocar neste forum. algém sabe em 24h quanto gasta um emissor de 750w? quantas horas de funcionamento?

obrigado

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Re: Emissores Térmicos

Mensagem por toze_feup »

nmsr Escreveu:se alguém tiver dados de consumo de emisorres termicos, pedia para os colocar neste forum. algém sabe em 24h quanto gasta um emissor de 750w? quantas horas de funcionamento?

obrigado
viva quanto ao gasto real de um aquecedor de 750w só mesmo testando o seu caso, pois as variáveis são inumeras, tamanho da divisão a aquecer, isolamento da casa, movimento da casa(portas/janelas abertas), numero de pessoas q nela habitam, etc. o ideal será ter um dakeles aparelhinhos ligados à ficha onde tem o aquecedor e aí pode verificar com 1 margem de erro mt pequena qt gasta em média em 24h (medem os kw's gastos no espaço de tempo escolhido pela pessoa), no entanto aconselho a n tomar 1 dia como amostra, deixe uma semana e depois divida pelos 7 dias, é 1 calculo mais fidedigno do uso real e assim elimina um dia optimista/pessimista nas contas. de qq forma se tiver uma divisão só a akecer lembre-se q o consumo n irá corresponder ao real de ter a casa toda aquecida pois as fugas pelas portas interiores para as outras divisões mais frias (normalmente com brechas nas uniões com os empainelamentos das portas) não são de desprezar bem como as paredes tb não são tão isoladas como as para o exterior...

espero ter ajudado,

cumps!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

já conseguiu saber qt gasta o seu aquecedor a oleo para manter a divisão aquecida a 20graus?

qual foi a conclusão a q chegou?

cumps!

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

Resposta aquecimento central

Mensagem por Afonso »

para fazer um calculo de dimensionamento de paineis solares termodinamicos ou como em outro sistema de aquecimento tem que ter em conta a area da casa, isolamento exposição solar e muito importante, as pessoas tem tendencia para dizer que a casa é nova tem bom isolamento, mas ás vezes não é bem assim tem 2 ou tres paredes muito bem isoladas e o resto é vidro, pois bem o calculo não pode ser bem feito nestas condições, terão que analizar uma planta é o minimo.
mas considerando uma casa nova bem isolada e (com paredes ) com 150m2 seriam precisos uns ener12, mas tambem temos que considerar como se vai fazer a permuta radiadores(pior solução), convectores, ventiloconvectores, piso radiante? bem eu estaria aqui a escrever duas folhas para dizer o que iria gastar , mas considerando tudo favoravel, gastaria de outubro a março a trabalhar 24 horas por dia não mais que 120 euros no mes de dezembro e janeiro e 80 euros no resto dos meses.
o periodo de amortização a trabalhar os seis meses (que não o são) seria de 4 anos.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva já agora, gostava de ver as contas que fez para chegar à conclusão que o sistema se amortizava em 4 anos...
é que segundo o user q iniciou a thread um ener12 anda acima dos 12mil€ mais a gastar 80€ por mês de electricidade q seja...eu pra gastar perto isso demoro mais de 10 anos em minha casa q tem bem mais q os 150m2 q estamos a falar (bastante mais q o dobro até!)...se pudesse por aí as contas que fez agradecia.

cumps!

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

lá está, a minha casa tem um isolamento deficiente (tem janelas de madeira e vidro simples; estou há espera que me vão colocar as novas) e tem cerca de 150m2. gasto, no inverno, cerca de 150 € por mês em gasoleo de aquecimento (19º). com umas janelas boas gastarei certamente bem menos.
com essas contas, dificilmente vejo vantagem nesse sistema. acresce ainda o eventual acréscimo devido à potência eléctrica superior (presumo que seja preciso bem acima dos 10kva) e não sei se trifásica, o que ainda tem eventuais custos na instalação das casas. a minha só vai até 6.9kva monofásica.

uma pergunta: qual a temperatura de trabalho da água? essas contas foram feitas para que temperatura?
tenho radiadores...

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Meu messenger

Mensagem por Afonso »

[email protected] poderei enviar estudos comparativos pelo messenger...

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

liga o aquecimento

Mensagem por Afonso »

liga o aquecimento a sério não o ligues quando chegas a casa, ligar uma hora isso não é aquecer uma casa, com gasoleo gastas muito mais 150 euros ligas uma hora e gastas 150 euros, muda é de caldeira que essa esta mal afinada

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”