Ambiente: Nintendo recebe negativa no ranking da Greenpeace

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Ambiente: Nintendo recebe negativa no ranking da Greenpeace

Mensagem por Tó Miguel »

ambiente: nintendo recebe negativa no ranking da greenpeace

a sony ericsson e a samsung são os fabricantes electrónicos com o melhor desempenho ecológico, enquanto a nintendo recebeu nota zero no «ranking» da greenpeace, que avalia as empresas mais «amigas» do ambiente.
a organização ecologista avaliou vários produtos como telemóveis, computadores, televisões e consolas de jogos de 18 grandes fabricantes.

nesta avaliação trimestral, a sony ericsson e a samsung obtiveram a pontuação de 7,7 pontos numa escala de 10.

os três últimos lugares são ocupados pela microsoft, com três pontos, a philips, com dois pontos, e a nintendo, com zero.

a nintendo é a primeira empresa a receber a classificação mais baixa da escala, por utilizar materiais com pvc nas consolas de jogos wii e ds.

o pvc é um material plástico, muito criticado pela greenpeace, agressivo para o ambiente, que não pode ser reciclado e a sua incineração gera uma grande quantidade de emissões tóxicas.

as consolas contêm também retardadores de incêndio com bromo e outros plásticos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos.

a greenpeace indicou neste relatório que a nota atribuída à empresa japonesa nintendo deve-se ainda à falta de informação aos clientes sobre os materiais utilizados e à ausência de planos futuros para eliminar este tipo de materiais dos produtos.

o leitor digital zune e a consola xbox 360 foram os dois produtos da microsoft avaliados pela greenpeace, tendo a empresa perdido pontos por continuar a adiar até 2011 o plano de eliminar substâncias tóxicas dos seus produtos e não ter qualquer projecto para reciclagem de equipamentos.

a nokia, que liderava este «ranking», e a motorola foram penalizadas pela greenpeace por incumprimento da retoma de equipamentos.

a greenpeace realiza este «ranking» desde agosto de 2006, embora no início se limitasse a telemóveis e computadores e só posteriormente acrescentou outros produtos electrónicos.

os critérios que a greenpeace tem em conta são o tipo de químicos eleitos para o fabrico dos produtos e pelas diferentes marcas e pela sua perigosidade para o meio ambiente.

a pontuação das empresas está também condicionada pela existência de serviços de recuperação de equipamentos que já não são utilizados.

diário digital / lusa

28-11-2007 15:23:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”