a medição do ph é indispensável no controle da qualidade do biodiesel visto ser um teste que é indicador de quando o catalizador
( na oh ou koh) utilizado na reacção de transesterificação foi completamente removido pelo processo designado de limpeza ou lavagem.
se bem que, de uma maneira geral, o ph seja um factor de fácil compreensão, surgem por vezes algumas dúvidas, designadamente no que diz respeito à relação entre o ph e a quantificação de contaminantes como é o caso da soda presentes no final do processo de limpesa.
existem variadíssimas páginas na internet sobre este assunto, do qual a página seguinte é um exemplo:
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hb ... ph.html#c1
nesta página encontra-se esta imagem que ilustra de forma clara como foi estabelecido o critério para a quantificação do ph.

pelo que se pode depreender na imagem, existem dois pontos de referência que equivalem ao ph 0 e ph 14. assim sendo temos:
ph= 0 para uma solução de hcl (ácido clorídrico) com uma concentração de 1 mol ou seja com o numero de gramas equivalente ao seu peso molecular.
para o hcl o peso molecular é de 36,4609.
então, uma solução de água destilada que contenha 36,4609 gramas de hcl tem um ph=0.
para o ph 14 a solução de referência é uma solução de naoh (soda cáustica) com uma concentração de 1 mol por litro, ou seja um litro de solução de água destilada que contenha 39,9969 gramas de soda cáustica., visto ser este o peso molecular da naoh.
o valor de ph (power of hydrogen) quantifica a quantidade de iões h+ (para valores abaixo de 7) e de iões oh (para valores acima de 7).
estes iões são obtidos por dissociação de substâncias em meio aquoso normalmente ácidos bases ou sais.
outro facto verdadeiro é que a escala de ph tem uma progressão logarítmica de base natural ou seja ph = log10 (x-y) em que x e y são a diferença entre a concentração de iões h+ de duas soluções ou dois pontos da escala.
se quisermos saber qual é a diferença de concentrações entre duas soluções do mesmo composto mas com valores de ph diferente teremos que utilizar a fórmula descrita acima.
um exemplo:
duas soluções de naoh, uma das quais tem um ph=8 e a outra com ph=11.
pela fórmula ph=log10 (x-y) fica, ph=log10(3) em que 3 é o expoente da base 10.
então, para uma diferença de ph de 3 ( 11-8 ) o valor é uma potência de 10 com expoente 3, designada por 10 ao cubo ou 1000.
em resumo a solução com ph=11 contém 1000 vezes mais soda cáustica que a solução com ph=8.
com base nestes dados podemos construir uma tabela:
ph=0 36,46g hcl/litro x 1
ph=1 3,646g hcl/litro x 0,1
ph=2 0,3646g hcl/litro x 0,01
ph=3 0,0365g hcl/litro x 0,001
ph=4 0,00365g hcl/litro x 0,0001
ph=5 0,000365g hcl/litro x 0,00001
ph=6 0,0000365g hcl/litro x 0,000001
ph=7 neutro
ph=8 0,0000399g naoh/litro x 0,000001
ph=9 0,000399g naoh/litro x 0,00001
ph=10 0,00399g naoh/litro x 0,0001
ph=11 0,03999g naoh/litro x 0,001
ph=12 0,39996g naoh/litro x 0,01
ph=13 3,9996g naoh/litro x 0,1
ph=14 39,996g naoh/litro x 1
deste modo a diferença de 1 na escala de ph equivale uma diferença na concentração de 10 para a mesma substância.
por exemplo uma solução com ph=14 tem 1 milhão de vezes mais alcalinidade que uma solução com ph=8. se estivermos a falar de concentrações diferentes da mesma substância, então a referida substância tem, numa das soluções, uma concentração um milhão de vezes superior.
já foi aqui questionado no fórum se, um ph de 7,6 é aceitável para o biodiesel pronto a ser aplicado em motores diesel.
para responder vamos analisar, teoricamente, um bio com ph=8.
sem dúvida que o bio com ph=7 é a excelência no que diz respeito ao equilibrio de ph.
no entanto, como se não bastasse este valor ser difícil de obter com um processo menos elaborado de limpeza, torna-se ainda mais difícil de manter o ph do bio quando armazenado durante algum tempo.
uma questão que se põe é, se o bio com um ph=8 está em condições de ser aplicado no motor.
depois de consultada a escala de ph chega-se à conclusão que:
no bio com ph=8 existem 0,399 gramas de soda caustica, sabão etc. em 10.000 litros de biodiesel.
um carro com um consumo de 10l aos 100km percorre 100.000 km para consumir 10.000 litros de bio o qual contem no total 0,399 gramas de soda, sabão etc.
do meu ponto de vista esta quantidade de soda não tem qualquer hipótese de danificar a bomba ou injectores devido à sua baixíssima concentração, muito menos de bloquear ou entupir injectores visto que será com toda a certeza eliminada na câmara de combustão representando uma concentração de apenas algumas p.p.m.
bem pior é algum gasóleo que por aí circula e que deixa o depósito de um carro com 100.000 km feitos, adornado com uma camada de porcaria sedientada no fundo do depósito.
de referir que o mesmo não se passa para o ph=6. aqui, embora o ácido esteja presente em quantidades diminutas, o ph abaixo de 7 deve ser sempre evitado devido à " agressividade" dos ácidos para a bomba injectora e injectores, pois estes são muito corrosivos, bem mais que a soda caústica.
no entanto não esquecer que o ph=7 é o ideal.... e não vale juntar vinagre para neutralizar a soda...isso é tapar o sol com a peneira.
cump.