TURBAN - O "primeiro" aerogerador português... ERR

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

TURBAN - O "primeiro" aerogerador português... ERR

Mensagem por Sun_rise_pt »

o ineti, desde há tempos que vem anunciando um projecto de aerogerador afirmando que é o primeiro português, o que não é verdade!
denota-se alguma vaidade no assunto...
se os intervenientes neste projecto pesquisassem, teriam sabido que há vários anos, depois de muita pesquisa, a maioria das quais feita nas instalações da armada, eurico da fonseca concebeu um aerogerador de uma forma original e bem imaginada atendendo à disponibilidade de componentes da época.

o ineti abriu o projecto deles [u]apenas para licenciados[/u] em egenharia eléctrica e mecânica. apenas...
eurico da fonseca, segundo sei teria licenciatura, mas sabia o que queia fazer e fazia-o.
infelizmente continua-se a pretender que uma licenciatura seja sinónimo de saber, o que raramente acontece por cá, e deixar para trás os criadores natos não licenciados.

da mesma forma, como bem sabemos, muitos dos nossos professores dos vários níveis de ensino não sabem ensinar por não terem vocação mínima para a didáctica (ou a capacidade de saber passar conhecimento).

os nossos politécnicos e universidades são instituições corporativamente fechadas a estranhos que não sejam doutas mentes, verificando-se que na maioria das vezes os projectos por lá existentes são cópias ridículas de trabalhos já existentes sem algum valor acrescentado de inovação...

esperemos que o turban pelo menos seja competitivo, e não apenas um
aerogerador entre muitos outros.
facto é que há muitos fabricantes a produzir máquinas robustas, e com provas de eficácia dadas, a custos inferiores ao que se escuta ser o do turban.
se acontecer a falta de competitividade, deixemos a área para os outros, e dediquemo-nos a algo inovador com a colaboração de todos os que sabem e de todos o que querem.

que encotremos a diferença entre quem faz o que sabe e quem sabe o que faz!!!
e que sejamos abertos a toda a gente que dê provas de saber!

R_C
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am

Mensagem por R_C »

de facto já se houve falar do turban à uns tempos mas não se consegue ter dados técnicos efectivos, só sururus

esperemos que tenha sucesso

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

palavras para quê????

provávelmente os "inventores" pensarão ter descoberto a pólvora!!!

quase um milhão de euros já foram enterrados no projecto!!!

conclusão: sabe-se que o custo de cada maquineta rondará os 5000 euros.

quem irá comprar a coisa se há que os fabrique a cerca de 50% disto.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

sun_rise_pt Escreveu:palavras para quê????

provávelmente os "inventores" pensarão ter descoberto a pólvora!!!

quase um milhão de euros já foram enterrados no projecto!!!

conclusão: sabe-se que o custo de cada maquineta rondará os 5000 euros.

quem irá comprar a coisa se há que os fabrique a cerca de 50% disto.
isso mesmo "inventores"... para ser inventor tem de se ter, pelo menos, uma patente registada e muito duvido que exista algo passível de novidade inventiva.
tem um rabo bonito, o aerogerador de eixo horizontal é claro.
ainda não consegui ver o aerogerador de eixo vertical??? alguém já o conseguiu ver??

http://fpereirainventor.no.sapo.pt/

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

é doloroso, apetece-me dizer também que é ridículo, haver ainda hoje a dicotomia entre:
quem faz o que sabe e quem sabe o que faz
se querem ser competentes, ambos terão de fazer um esforço na direcção de adquirir as competências do outro (não totalmente é claro pois tal não é possível) e ... fundamentalmente, trabalharem em equipa.

como é dito na parte final por sun_rise_pt
e que sejamos abertos a toda a gente que dê provas de saber!
não tenhamos dúvidas, se quem adquiriu muitos conhecimentos não tiver características inventivas não vai a lado nenhum, mas, se quem tem características inventivas não adquirir conhecimentos técnicos ou não trabalhar com quem os tenha, também não vai! pode fazer lindos protótipos mas estes dificilmente darão produtos eficazes se não forem objecto de análise e adaptações técnicas para optimização das soluções.
o inventor gera a idéia trabalha de uma forma diferente com o seu cérebro. poucos têm essas características tão desenvolvidas. mas, obviamente não domina todos os saberes e técnicas. precisa dos que têm esses conhecimentos.

o sucesso é 90% de transpiração e 10% de inspiração. não se menosprezem pois nem uns nem outros pois ambos são uma parte do sucesso. incentive-mo-los a respeitarem-se e a trabalharem em equipa.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

boa ajosemor :
pouca conversa , mas muitas verdades !
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

[/quote]

o sucesso é 90% de transpiração e 10% de inspiração. não se menosprezem pois nem uns nem outros pois ambos são uma parte do sucesso. incentive-mo-los a respeitarem-se e a trabalharem em equipa.[/quote]

sim mas por vezes os 90% de trabalho podem-se tornar inuteis qd vão registar a patente e verificam que a mesma é recusada por já existir, independentemente do elevadissimo grau académico.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

sim mas por vezes os 90% de trabalho podem-se tornar inuteis qd vão registar a patente e verificam que a mesma é recusada por já existir, independentemente do elevadissimo grau académico.
não entendo o que queres dizer com isto. além de que em lado nenhum referi "elevadíssimos graus académicos". apenas o necessário para se dominarem as várias técnicas, provavelmente com técnicos de várias especialidades envolvidos.
por outro lado, seguindo o link passei os olhos pelo documento apresentado. o trabalho de concepção apresentado é muito, e em vários aspectos parece-me correcto. por ex. a nível de desenho e de soluções mecânicas. nesta fase só posso e devo dizer força, prá frente com a construção do protótipo mas, aconselho o passo a passo. a realização de cada solução em separado. é mais fácil e podem-se tirar conclusões elemento a elemento. pareceu-me um objectivo pesado, envolvendo muitas técnicas sendo que algumas não estão dominadas como por ex. a produção de hidrogénio. pede-se a indicação de crítica aos cálculos, mas a origem das fórmulas não é indicada não se podendo analisá-las. um exemplo, quem é o autor da fórmula para cálculo da energia de um gerador eólico de eixo vertical? confesso que não conheço. conheço a dos geradores de eixo horizontal, aliás apresentada em documento na parte geral do fórum. e o cálculo dos atritos nos muitos accionamentos mecânicos? enfim, fiquei com dúvidas sobre vários aspectos mas admito que na generalidade seja por não estar familiarizado com o estudo. como um projecto a sério sería bastante complicado, parece-me que a melhor solução sería a realização de um modelo á escala que comprove a eficácia das soluções preconizadas e indique algumas alterações porventura necessárias. força o caminho é para a frente. se pudér ajudar em alguma coisa, cá estou.

saudações

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

ajosemor Escreveu:
não entendo o que queres dizer com isto. além de que em lado nenhum referi "elevadíssimos graus académicos". apenas o necessário para se dominarem as várias técnicas, provavelmente com técnicos de várias especialidades envolvidos.
obrigado.
só queria dizer que muitas vezes começa-se a trabalhar ao contrário. não se pesquisa para ver se já existe alguma coisa semelhante ao que nos propor-mos fazer.
não estava na defensiva, estava a constatar.
"independentemente do elevadissimo grau académico" quer dizer que a entidade competente não vai aceitar uma patente porque o titular tem não elevado grau académico, estava a pensar no meu "plagiador".

qt ao estudos dos resultados estão uma grande porcaria. já pedi várias vezes ajuda a quem tem os conhecimentos técnicos mas tem sido em vão, normalmente recebo criticas 1 pouco destrutivas, não incluindo a sua ok.

a turbina eólica não tem formula, acho, porque a mesma atenua a lei de betz. no entanto a minha "formula" foi a de calcular a superfície, das pás x 1 mt/segundo* a densidade média do ar*9,8= j/seg= w/seg. * 3600= kw/hora.

estou a tentar reunir as condições para fazer o protótipo e gostaria muito de arranjar técnicos que me ajudassem a aperfeiçoa-lo e a corrigir mta coisa errada. já tenho um projecto que recorro aos motores de elevadores dos vidros electricos dos carros.

em relação á complexidade das adaptações são o agora, e como a patente tem uma validade de 20 anos pode ser que daqui a 15/10 anos mta coisa já seja mais possível, é uma questão de proteção no tempo de vigência da patente.

um abraço.

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

"hoje em dia" é mais frequente aparecer uma ideia melhorada do que um conceito 100% original.
não é menosprezo para alguém quando aperfeiçoa algo partindo do que já é conhecido.
por vezes chegam a acontecer coisas engraçadas ao decobrirmos que alguém tem ideias com alguma semelhança ás nossas. já aconteceu comigo!!!
realmente não adianta grande coisa a um criador ter um grau académico alto se este não for imaginativo.
digo isto com conhecimento de causa, porque ao longo da vida contactei pessoas extraordinárias. especialmente as que de tanto quererem ter ou fazer algo deram (e dão) tudo até atingirem o pretendido.
de forma que, incentivo todos aqueles que fazem isto para que jamais desistam.
o sonho comanda a vida como bem disse o poeta!!!

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: TURBAN - O "primeiro" aerogerador português... ERR

Mensagem por sergiomms »

alguém sabe como ficou este projecto?
foi para a frente? ou afundou-se?
não encontro nada sobre o assunto.
sergiomms

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

sergiomms Escreveu:alguém sabe como ficou este projecto?
foi para a frente? ou afundou-se?
não encontro nada sobre o assunto.
parece-me, pelos dados existentes, ficou só com um dono: josé sócrates (fonte http://sol.sapo.pt/blogs/energia/archiv ... mesmo.aspx, "está concluído o primeiro mini-aerogerador português. chama-se turban, nasceu no instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação (ineti), em lisboa, é o resultado de mais de um ano de investigação e já tem dono - ...josé sócrates fez questão de comprar a primeira microeólica produzida em portugal, que será instalada em são bento. "
a edp não deixou avançar, porque se arruinaria...(julgo eu de que...)
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

TURBAN - O "primeiro" aerogerador português...

o nosso velho costume de deitar foguetes antes da festa...

traduzindo com maior precisão: fazer as coisas atabalhoadamente, sem tentar olhar para o que se passa ao lado nos competidores... infelizmente!
-outros sem falar muito, apresentam produtos vantajosos no mercado...
-nós descurando informação..; não buscando inovação tecnológica apreciável...; não estudando sériamente todos os aspectos...

apesar disso, sempre pensando com vaidade, vamos publicando antecipadamente que é na imprensa que é exímia a dar cobertura a coisas "interessantes" que dizem ser novas descobertas feitas em portugal.
e infelizmente, é sempre a mesma situação recorrente:
os produtos em que é comum isto acontecer não são viáveis por formas diversas ditadas pelo mercado global. os prazos jamais se cumprem. trabalhamos muitas vezes de forma individualista, enos conseguimos constituir em equipas de investigadores que esteja na área porque seja afincadamente dedicados a ela.

onde estão esses "nossos": aerogeradores... os veículos eléctricos... os nossos lusos semicondutores???

o verdadeiro primeiro aerogerdor nacional (o aerosil ) foi obra de muita investigação e engenho de eurico da fonseca.
eurico da fonseca era (para mim) de facto engenheiro em muitas áreas, apesar de não ter formação escolar superior nelas.
isto só prova que o engenho ( de onde deriva a palavra engenheiro ) é uma faculdade nata e não exactamente escolar: não tem engenho exatamente quem quer ter, mas sim quem o pode ter!

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 31, 2009 8:52 pm

Mensagem por ondaverde »

ainda há algumas esperanças.
se forem ao pavilhão das energias renováveis do ineti, já deve estar montada a turban de eixo vertical.

penso que há investimentos na ordem dos 100.000,00, deve estar a surgir.

as melhores soluções em termos de eólica do futuro parecem estar aqui neste post:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... e&start=40

ambas dizem produzir várias vezes às similares de eixo horizontal. uma é tuga a outra parece ser brazuca.

tenho andado afastado do forum pq são não sei quantas pessoas a fazerem o mesmo tipo de ventoinhas. se não tivesse proibido pelos médicos de mexer em ferramentas era capaz de tentar replicar as duas.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

se existem esperanças, feitos devem estar no segredo dos deuses, porque notícias que tenha investigado não tenho encontrado nada.
como bem disse sun_rise_pt louvo o eurico da fonseca, nomeado investigador por decreto-lei, equiparado-se a professor catedrático, grande engenheiro sem o ser, grande comentador da nasa, muito fez para a mudança.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

tb tenho seguido a evolução muito lenta da urbanolic com 2m, acho que vai ser muito difícil po-la a funcionar.

já comuniquei com o autor que diz ser a melhor forma de conseguir a entrada no mercado é pela micro geração em ambiente urbano, embora seja adaptável a todas as dimensões e ambientes e também a vai utilizar numa embarcação produtora de energia do vento, ondas e correntes.

no yuotube tem vários testes com pesos onde diz conseguir 3x mais potencia com a mesma área das turbinas de eixo vertical, no contacto que tive com ele disponibilizou-se a mostrar através de modelos da sua turbina e de eixo horizontal.

http://www.youtube.com/fpereirainventor ... 19etwybb7o

o sonho ainda deverá comandar a vida?? - ou nem por isso...

-não consegui colocar o vídeo como a maior parte de malta faz.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

sei que eles apenas estavam à espera de um investidor para a comercialização. eu inscrevi-me na lista dos compradores, já lá vão 2 anos!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

pois é: o brinquedo mostrado em http://www.youtube.com/watch?v=gelekpcyfzs que nós pagámos, deveria estar à venda desde 2008 por um valor entre os 5 e os 8k€.

gostaria de poder conhecer o sistema de proteção do turban para ventos inabitualmente fortes. e o que os que trabalharam na construção dele pensam sobre os muitos concorrentes que há décadas possuem (e continuam atualizando) a tecnologia, conseguindo um produto fiável de prestação semelhante a um preço de mercado muito mais baixo.

de facto, como diz a comentadora do vídeo acima, a maioria das turbinas possui a atitude da "barata tonta" devido não tanto à mudança de direção do vento, mas sobretudo pela pressão exercida na turbina e pelo sistema de proteção que as faz sair da dita direção. quado essa pressão abranda, elas voltas a alinhar-se, e este ciclo a repetir-se até que as condições se suavizem. as forças envolvidas, especialmente a giroscópica, são por vezes até assustadoras. nos sistemas de turbina com defexão vertical ou ajuste do passo das pás tudo fica muito mais suave pela proporcionalidade da resposta.
será que o turban não possuirá esta proteção tão importante???

seria uma boa aposta se o aerogerador entrasse no mercado a um valor muito competitivo. nos dias que correm os chineses estão a melhorar considerávelmente ( com a ajuda de europeus ) produtos exportados. não é tão difícil o upgrade. infelizmente estas "belezas" ainda não se mostram á venda por cá, mas apenas os produtos com a qualidade baixa, que se desobre até mesmo numa análise simples. com o tempo, e com os dissabores que se irão encontrar, acredito que estes novos produtos se imporão no mercado.
os chineses terão ainda muito a aprender nos vários aspectos que envolvem a qualidade, como aconteceu com o japão no post-guerra.
resumindo: acredito que enquanto não entrarmos numa nova (e difícil) descoberta, pelas claras evidências as mini-eólicas portuguesas não serão a "nossa praia"...
Última edição por Sun_rise_pt em terça fev 16, 2010 3:49 pm, editado 1 vez no total.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

o_volt Escreveu: eu inscrevi-me na lista dos compradores, já lá vão 2 anos!
então é melhor continuar à espera mais 2 anos e tais!
pelos vistos há que esperar muito!
notícias nem vê-las!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

ondaverde
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ondaverde »

qd a turban chegar já não há tarifa bonificada...

mesmo assim deve ser mais facíl a turban ser comercializada do que a malta deixar de sofrer de surdez visual.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”