Tijolo térmico alveolado

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Tijolo térmico alveolado

Mensagem por orbis »

mando aqui umas imagens de um tipo de tijolo usado por essa europa há muitas décadas e que só agora começa a dar os primeiros passos em portugal.
reparem na furação do tijolo que é feita na vertical, contrariamente ao nosso em que esta é horizontal. este tijolo é bastante denso, pesando este cerca de 5 kg e tem encaixes laterais que dispensam o uso de argamassa.
ao que parece este tipo de tijolo começou a ser fabricado na alemanha a seguir à segunda guerra mundial, por causa da crise económica. proporciona, só por si um alto isolamento térmico e pode também ser fabricado para proporcionar isolamento acústico.

Imagem

Imagem

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

isso era bom para atirar à cabeça dos nossos arquitectos e engenheiros que constroem mal como tudo.
cá em pt com casas bem construidas e isoladas quase não precisavamos de aquecimentos

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

o tijolo (barro) não é propriamente um bom isolante térmico nem acústico. não estou a ver em que a forma deste o vai beneficiar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

esse tejolos sao muito bons e sao aplicados com uma cola muito fina por isso a sua qualidade e tolerancia sao muito restritas . nao estou a ver muitas ceramicas em pt ao nivel de fabricar tal material alias esses do foto seriam rejeitados logo à partida .nem pacavam ao control optico.
para acentar esse material a primeira fiada tem que estar completamente de nivel dai a difuiculdade e razao de nem todos os operarios se des^ponibilizarem para tal operaçao .
http://www.wienerberger.fr
ja agora orbis de onde vieram essas fotos de tejolos que de qualidade nao tem nada? ( apresentam fisuras graves, os pontos brancos sao calcios que tem tendencia a reagir e splodir com as humidades nao apresenta sinais alguns de rectificacao rigorosa . as argamassas sao interditas neste sistema
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

estes tijolos são assentes com cimento-cola.
posso dizer que uma pessoa me emprestou um tijolo para tirar estas fotos.
o que parece fissuras, na verdade são frizos.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

orbis escreveo
estes tijolos são assentes com cimento-cola.
mais ou menos na realidade é um rolo que paça e deixa a cola nesecaria se tapar os buracos nao garante a isolacao acustica desejevel

açonnerie roulée®
la maçonnerie roulée® est un nouveau concept développé par wienerberger.
pourquoi la maçonnerie roulée?
mise en oeuvre de la porotherm r 50

ce système de rouleau breveté permet l'application d'un mortier pour joints minces sur une épaisseur régulière de 3 mm. le rouleau ne dépose le mortier que sur les cloisons des briques. en face des trous, le mortier reste sur le rouleau et est recyclé automatiquement.

seule l'association du rouleau porotherm et de sa brique à perforations verticales permet une consommation aussi réduite de mortier (environ 1/2 palette pour un chantier moyen). une fois le mortier étalé, il ne reste qu'à poser les briques, guidées verticalement par les emboîtements et réglées horizontalement de par leur précision dimensionnelle exceptionnelle. cette précision est obtenue par rectification en usine des faces de pose au 1/10ième de
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

exactamente.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”