A obrigatoridade de colocação de paineis solares termicos

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

A obrigatoridade de colocação de paineis solares termicos

Mensagem por Afonso »

nas nossas casas??? estes anormais que determinaram o uso de paineis solares termicos normais devem receber prendinhas de natal por parte das empresas fornecedoras de energia electrica e fossil, pois o painel termico não vi resolver nada, as pessoas vão ter de gastar mais energia e ainda por cima pagar manutenções do equipamento, alem de ter aqueles mamarrachos em cima da casa.
como os engenheiros portugueses são mais inteligentes nisto das energias renovaveis, do que os nossos vizinhos espanhois, franceses, alemães, acham-se no direito de decidir por nós o que teremos que colocar como energia renovavel na nossa casa. não estaremos a proteger o hambiente mas sim os lobies desses mesmos engenheiros.
um bom ano de 2008 a todos
mas com energia solar termodinamica.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: A obrigatoridade de colocação de paineis solares termico

Mensagem por itisix »

afonso Escreveu:nas nossas casas??? estes anormais que determinaram o uso de paineis solares termicos normais devem receber prendinhas de natal por parte das empresas fornecedoras de energia electrica e fossil, pois o painel termico não vi resolver nada, as pessoas vão ter de gastar mais energia e ainda por cima pagar manutenções do equipamento, alem de ter aqueles mamarrachos em cima da casa.
como os engenheiros portugueses são mais inteligentes nisto das energias renovaveis, do que os nossos vizinhos espanhois, franceses, alemães, acham-se no direito de decidir por nós o que teremos que colocar como energia renovavel na nossa casa. não estaremos a proteger o hambiente mas sim os lobies desses mesmos engenheiros.
eu sei, estou do contra, mas até concordo...

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

´Principios

Mensagem por Afonso »

toda a gente fala que temos que comprar produtos portugueses nha nha nah nha, mas a pequenês vem sempre ao de cima, preferem comprar(ou obrigar a comprar produtos made em china e de lugar incerto do que comprar e desenvolver tecnologia portuguesa.
são portugueses ou são ratos???

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

concordo q o novo regulamento falha em mts das exigências q faz nestes e noutros pontos seguramente pois mts instalações de solares deviam ser banidas pois concordo q gastam mais do q o cilindro eléctrico comum...
afonso Escreveu:nas nossas casas??? estes anormais que determinaram o uso de paineis solares termicos normais devem receber prendinhas de natal por parte das empresas fornecedoras de energia electrica e fossil.
os paineis termodinâmicos n são totalmente eléctricos ou é de mim q percebi mal? funcionam em alguma altura do ano sem electricidade?
a electricidade n provém em grande parte de combustiveis fosseis?

porque é q o governo n fumenta um pouco mais à frente ao desenvolvimento de fotovoltaicos e geração eólica doméstica? isso sim era 1 passo à frente não só a nivel de aquecimento mas a nivel de outros consumos do dia a dia.

cumps!

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

afonso Escreveu:estes anormais que determinaram o uso de paineis solares termicos normais devem receber prendinhas de natal por parte das empresas fornecedoras de energia electrica e fossil (...)
caro amigo,
você fala de boca cheia, acusa, ofende e diz tolices:
1º-como pode alguém determinar o uso de painéis solares, que vão lixar a electricidade e o petróleo, se anda a receber prendas da ditas empresas; não acha que essa observação é sem pés nem cabeça?
2º-não acuse os engenheiros portugueses das decisões do governo; se não sabe a história por detrás desta decisão, cale a boca! o objectivo da comissão de 10 investigadores do ineti sobre esta matéria era a de promover a energia solar através da pré-instalação do sistema. foi o secretário de estado responsável pela elaboração dos decreto-lei 78, 79 e 80/2006 que tomou a decisão de obrigar a instalação quando haja condições de exposição solar para tal.
3º-quanto aos lobbies dos engenheiros portugueses, informo-o que esta classe, a não ser quando é dona de sonae's e afins, tem apenas como organismos de defesa dos seus interesses, a ordem dos engenheiros ou a anete; este organismos mal se entendem internamente, quanto mais promover lobbies...
4º-já que em portugal somos todos engenheiros inteligentes, fique sabendo que em espanha, como exemplo, as piscinas não podem ser aquecidas por sistemas eléctricos, gás, gasóleo, etc. caso não tenha reparado, os sistemas solares termodinâmicos são eléctricos (não sei porque fala nos lobbies dos distribuidores de electricidade...). portanto os engenheiros espanhóis são ainda mais inteligentes...
5º-quem lhe disse que os sistemas têm que ser comprados made in china? você deve ter algum trauma com os chineses... sabia que há muitos sistemas solares certificados dos ratos portugueses? e sabia que há sistemas de outros países cujas fábricas estão localizadas em portugal?
já agora, os termodinâmicos têm alguma certificação oficial de eficiência e qualidade? ou é apenas a iso9000? ou nem isso, pois no site do fabricante nada aparece?

parece que são os engenheiros os culpados dos males do mundo (ok, o primeiro-ministro é licenciado em engenharia... mas é político, não exerce a profissão de engenheiro ).

só mais uma perguntinha: os sistemas solares termodinâmicos são concebidos e projectados por advogados, médicos ou professores de letras? não me diga que são engenheiros!! não! não acredito! estes são tão lobbistas que só promovem os solares... não é?

portanto amigo afonso, instale lá o que quiser e fique descansado que nas casas existentes não é obrigatório instalar sistemas nenhuns; só nas novas, se em terraço ou quando as águas do telhado estiverem entre se e sw e desde que não haja sombreamentos, é que será obrigatório instalar sistemas solares certificados. as excepções são tantas que, num aldeamento turístico que projectei com 35 moradias, apenas 10 estavam nas condições exigíveis de exposição.

ah, e não! não faço lobby dos sistemas solares. vou passar o natal a casa dos meus pais onde o sistema instalado é solar termodinâmico. na minha casa é o velhinho esquentador a gn.

um bom ano para si e para todos, seja qual for o sistema que usem para aquecimento (gatos aos pés da cama incluídos )

cumps
joão carlos
(eng. civil português)

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Porquê que a engenharia aderiu aos paineis termicos

Mensagem por Afonso »

paineis termicos porque?
são o que a engenharia local consegue fazer, uma armação em aço uns tubos, vidros, e tá andar.
já estiveram aonde se certifica um painel?
meus amigos estes engenheiros nunca colocaram m manometro num circuito de refrigeração?
como é que poderiam certificar um equipamento tão complexo.
se levasse uma mangueira e ela aquecesse eles certificavam-ma
estamos a brincar.
continuo a achar que só existem teoricos.
aliás, este tema é tão sensivel que coloquei em 24 horas 35 posts
esta gente precisa de um abanão
são todos pretos ou brancos
precisamos de cor.
isto não é nada pessoal
um bom natal a todos

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Re: Porquê que a engenharia aderiu aos paineis termicos

Mensagem por jcn.jnunes »

afonso Escreveu:(...)
já estiveram aonde se certifica um painel?
(...)
por acaso, já!
assisti a todos os procedimentos de certificação de um painel térmico no laboratório do ineti.

e você, já lá esteve?
João Nunes

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Ineti

Mensagem por Afonso »

já lá estive

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

o forçar instalação de paineis solares tem uma razão de ser.
este ano abriu a maior empresa de construção de paineis solares da peninsula iberica em laundos-povoa de varzim.
acham isto um acaso?
eu até acho bem incentivar a venda de um produto e mais ainda se for nacional. no entanto estou pra ver os preços a pagar em portugal pelos portugueses, que a nivel de ajudas e incentivas levam sistematicamente apenas pontapés no trazeiro.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Tens razão

Mensagem por Afonso »

mas eu falo disso mesmo, abriu a maior fabrica de paineis solares termodinamicos da peninsula iberica, mas esse tipo de paineis fabricados pela fabrica de laundos na povoa de varzim não fazem parte da leslilação a que obriga a instalação de paineis solares termicos a que o rccte obriga.
embora que para a energie a fabrica de laundos até é bom que não se certifique como os termicos, pois existe uma relação de amor odio entre quem é instalador de paineis solares, há os que não montam mais nada alem dos termodinamicos e os que odeiam a energie pois não conseguem vender os paineis termicos tradicionais e os que conseguem vender o cliente reclama ao fim de uns meses, para isso inventaram esta legislação para que os clientes sejam mesmo obrigados a comprar os paineis solares termicos.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

mais uma teoria da conspiração....ufa!!

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

toda a gente necessita de aqua quente em casa, qual a melhor maneira

1- esquentador/caldeira a gás , tem que ser importado na totalidade, mais dinheiro para as petroliferas

2- termoacumulador - usa electricidade, continuamos a ter que comprar gas. carvão, e fual, para as centrais termoelectricas, mas parte da produção de energia electrica vem tambem das barragens, geradores eolicos e alguma do sol, menos mal.

3- sistema termodinamico/bombas de calor - usam electricidade como os temoacumuladores, mas são mais eficientes, gastam menos energia que um temoacumulaodr

4 - sistema solar - sistema solar, apesar de consumir energia electrica é uma fracção dos sistemas termodinamicos.

posto isto qual acham que é melhor solução para os portugueses e protugal

eu vou pela 4 mais para o sul e a 3 mais a norte, já que tem menos horas de sol.

caros amigos, eu perfiro pagar mais pela instalação dum sistema termodinamico ou solar, porque tem um consumo de energia electrica inferior , e não esquecer que a produção de energia é cada vez mais limpa.

por ultimo, para quem não tenha possibilidade de o fazer recomendo o uso de termoaculador em vez de esquentador já que o preço do gas está subir muito mais que o da electricidade.

é tudo uma questão de eficiencia energética, mas como todas as coisas tem que se pagar por elas.

tenho um amigo que é grego (vive em atenas) e à alguns anos quando veio de ferias cá a protugal, achou estranho que em portugal (tendo tanto sol) quase todas as casas/apartamentos o aquecimento de água ser feito com esquentador, já que na grecia toda a gente usa paineis solares/ sistemas termodinamicos para o aquecimento das águas sanitarias, foi uma medida tomada pelo governo para diminuir a dependencia de energia externa (gás).

cumprimentos
celso menaia

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

celsomenaia Escreveu:tenho um amigo que é grego (vive em atenas) e à alguns anos quando veio de ferias cá a protugal, achou estranho que em portugal (tendo tanto sol) quase todas as casas/apartamentos o aquecimento de água ser feito com esquentador, já que na grecia toda a gente usa paineis solares/ sistemas termodinamicos para o aquecimento das águas sanitarias, foi uma medida tomada pelo governo para diminuir a dependencia de energia externa (gás).
eu concordo plenamente e, finalmente, começa-se a ver alguma coisa a mexer em termos de solar, tanto pela quantidade de empresas que aparecem, tanto pelo preço. infelizmente temos um sério problema em portugal. todos querem ganhar dinheiro. e acho que acima de tudo os portuguesas acham sempre que vão ser enganados. apesar de haver gente muito séria e competente, as más notícias é que se espalham.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

o termoacumulador não é mais eficiente do que o esquentador e não é de certeza mais amigo do ambiente.só o seria se a electricidade consumida fosse toda obtida com fontes renováveis o que não é o caso.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

orbis Escreveu:o termoacumulador não é mais eficiente do que o esquentador e não é de certeza mais amigo do ambiente.só o seria se a electricidade consumida fosse toda obtida com fontes renováveis o que não é o caso.
e certamente o termoacumulador é mt menos amigo da carteira também, mesmo q o gás suba para o dobro...
como diria o nosso ex 1º: é fazer as contas
o sistema mais porreiro em termos de sustentabilidade e ecologia na minha opinião para aqs, esquecendo preços era ter uma bomba de calor 24h/dia a ser alimentado por um conjunto de paineis fotovoltaicos q acumulassem durante o dia o suficiente para esta funcionar de noite e a alimentassem em tp real de dia...mas até lá chegarmos e ser viável faltam uns anos pois era necessária com a tecnologia actual mts m2 de painel, um custo mt elevado de aquisição dos sistemas(bomba de calor e electronica de controlo) e baterias...quando isso for viável economicamente eu sou o 1º a mudar, pois aí vou depender de mim e não dos outros (quer dos donos do petroleo, quer dos donos das companhias de electricidade), e tenho a certeza q n estou a gerar poluição, enquanto tiver q depender de alguém q seja de quem me dá + conforto e me mexa menos na carteira, para já apesar das subidas ainda compensam os combustiveis fosseis...
n sei até q ponto é q um painel solar de inverno com o termoacumulador a ter q aquecer 300l de água electricamente não gasta mais € e energia nesses meses do q um termoacumulador de 50l durante o resto do ano ou equiparavel...já para n comparar com os custos de um esquentador a gás propano.pelo menos cá pra cima para o norte os numeros fazem-se um bocado assim, 4-5meses no ano o solar não ajuda quase nada e a colocação exterior do deposito também menos ajuda à eficiencia nos dias frios qd o aquecimento das aqs é a "pagantes" por isso as coisas tem q evoluir, para já está-se num limbo há alguns anos q a tecnologia n muda realmente são apenas pekenos upgrades de fiabilidade mas quase sem upgrades de rendimento ou de visivel melhoria, mas já se diz q as novidades estão aí à porta (esperemos q sim e para breve!).
para já neste momento se tivesse q escolher um sistema só para aqs posso dizer a 99% de certeza q recairia sobre um sistema solar(não sei ainda se painel ou tubo) em termossifão com esquentador as gás de chama modulante ligado em série à saída do acumulador solar, pois parece-me ser o + lógico, mesmo assim n sei até q ponto é q de inverno a água q vem do chão do serviço de águas não vem + quente do q a água parada não aquecida do cilindro solar no telhado.
o ideal quanto a mim esquecendo o dinheiro para ficarmos totalmente independentes era um sistema sobredimensionado de paineis em q existisse um qq mecanismo de controlo de temperatura q cobrisse/descobrisse parcialmente os paineis conforme a temperatura da água do depósito, isso sim era 1 sistema q tinha o meu voto, pois assim parece-me q se conseguiria uma utilização eléctrica diminuta, até poderia ter sp a resistencia do backup do deposito desligada no quadro eléctrico, pois nesta caso era mm backup para ser usado em dias mt maus num ano mt mau e não de uso normal em certas épocas do ano todos os anos...
se quisesse um só sistema para fazer as funções (aqs e aquecimento da casa) dificilmente neste momento iria para um solar ou qq sistema de dependencia eléctrica pois como o orbis já disse apesar de tudo é + eficiente energicamente queimar o fuel no sistema doméstico do q queimar na central para gerar electricidade com normais perdas, para depois ter perdas na distribuição e mais perdas na conversão em casa da electricidade em calor...e com a tecnologia solar actual não resolve as necessidades todas só, pequena parte para aquecimento central, pois quando menos temos calor do sol é qd mais precisamos de nos aquecer (é 1 consequencia lógica da natureza, daí q enquanto n arranjarmos outra forma, ir buscar calor à fonte de calor q nos falta nc irá resolver o problema na totalidade).

cumps!
Última edição por toze_feup em sábado dez 29, 2007 1:27 am, editado 5 vezes no total.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

apesar de o controlador e de as bombas serem eléctricas, o consumo de um sistema solar térmico convencional é bastante reduzido, de baixa manutenção, e facilmente amortizável. mesmo para efeitos de aquecimento central, apesar de insuficiente, proporciona grande economia e um conforto sem constrangimento nem remorsos. podemos ter o chão a aquecer desde manhã e as janelas abertas para arejamento das divisões e de tudo isto resulta uma sensação para mim desconhecida até a experimentar. sem hesitações recomendo fortemente estes sistemas sobre todos os outros desde que exista insolação suficiente, mesmo que para isso seja necessário instalar um "mamarracho" no jardim ou no telhado de uma casa.
perfeito, perfeito seria se o apoio a um sistema destes fosse uma caldeira a biomassa. foi o que fiz, uma adaptação no recuperador de calor para aquecer agua para duches e aquecimento.

Fioravante Furlaneto
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado dez 29, 2007 11:28 am

Mensagem por Fioravante Furlaneto »

deixando as questôes ideológicas de lado (a quem vai beneficiar, quem é engenheiro ou não, etc.), e ficando na questão tecnológica, sugiro a quem se interesse pelo assunto bucar no google "asbc" "aquecedor solar de baixo cuato". há um ano montei um, no fundo do quintal e ecomizo uns 25 kvw por mês, em energia elétrica. [email protected]

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

no site do asbc vem lá um excerto mt engraçado sobre utilizações energéticas que confirma um pouco aquilo q eu e o orbis temos dito:

"eficiência do uso do gás no aquecimento direto
se o gás estiver sendo usado diretamente no de aquecimento da água, 80% de seu conteúdo de energia será entregue à água. isto é, perde-se pela chaminé, pelo escape do gás queimado, 20% da energia contida no gás.

eficiência do uso do gás quando ele é usado para gerar eletricidade em usina térmica e esta energia for usada para aquecer água
usando-se o gás para acionar usinas termoelétricas, somente 25 a 30% de sua energia se transforma em energia elétrica. o resto é perdido pelo escape do gás queimado. esta energia passa pela rede de distribuição elétrica e no final ela aquece a água através do (por exemplo) chuveiro elétrico. somando-se as perdas naturais que ocorrem na rede elétrica e os 5% de perdas típicas do chuveiro elétrico, dos 100% de energia originalmente contidos no gás, somente 23 a 28% estarão sendo efetivamente usados para o aquecimento. o comparativo acima, 80% contra 28% de aproveitamento final deste energético nobre que é o gás natural, explica porque em países que nunca puderam contar com usinas hidroelétricas, o aquecimento elétrico de água não é aceito a não ser para aplicações especiais."

deixo o link directo:
http://www.sociedadedosol.org.br/projet ... ento.htm#5

cumps!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

amigo fioravante não é necessário publicitar a mesma coisa em vários tópicos. diga-me, é impressão minha, ou está a tentar vender alguma coisa?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”