Bomba de calor termodinamica geotermica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

Bomba de calor termodinamica geotermica

Mensagem por Afonso »

sim as bombas de calor geotermicas são uma energia termodinamica, chamam-se geotermicas porque retiram temperatura do solo.
faz sentido colocar estas bombas?
não.
temos temperaturas medias anuais de 16 ºc para quê retirar 14 º c do nosso solo, o investimento é uma exorbitancia, é preciso muito espaço, tera que ligar alem da bomba de calor, bombas de circulação que o consumo não desprezavel e o rendimento da maquina é sempre o mesmo.
são muito boas na finlandia, dinamarca e mais alguns paises nordicos, cá em portugal não faz sentido nenhum.
um bom natal
mas com energia solar termodinamica

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Bomba de calor termodinamica geotermica

Mensagem por itisix »

afonso Escreveu:sim as bombas de calor geotermicas são uma energia termodinamica, chamam-se geotermicas porque retiram temperatura do solo.
não.
temos temperaturas medias anuais de 16 ºc para quê retirar 14 º c do nosso solo, o investimento é uma exorbitancia, é preciso muito espaço, tera que ligar alem da bomba de calor, bombas de circulação que o consumo não desprezavel e o rendimento da maquina é sempre o mesmo.
são muito boas na finlandia, dinamarca e mais alguns paises nordicos, cá em portugal não faz sentido nenhum.
um bom natal
oh amigo, acho que a malta já conhece esse sistema. agora publicidade assim é feio.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

A malta pensa que conhece

Mensagem por Afonso »

amigo, a malta pensa que conhece, mas pelos vistos está tudo sempre com perguntas parvas, com respostas mais parvas ainda.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

vamos manter o nível da conversa...por favor.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Os meus pedidos de desculpa

Mensagem por Afonso »

a intenção não é insultar ninguem, mas responder a atentados á minha inteligencia.
eu já escrevi por aí algures que os engenheiros portugueses são os mais inteligentes da europa.
pela legislação aprovada ( rccte), só mesmo alguem formado nas nossas universidades.
os engenheiros ensinam os filhos a tomar banho de agua fria, é notável.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

amigo, compreendo que há sistemas melhores que outros, e pessoas mais informadas que outras. agora há maneiras e maneiras de colocar as questões. um pouco mais de moderação penso que não fará mal a ninguém, para bem de todos.

quanto aos engenheiros, é como em todo o lado. há gente e gente, mas pelo conhecimento que tenho de várias obras, estamos muito mal servidos.
provavelmente os bons não se safam pq querem fazer tudo direitinho. os outros querem é ganhar o deles e vão com falinhas mansas e conversa da treta e é só facturar.
mas tb penso que é assim em todas as profissões em portugal. safa-se quem "fala" melhor e não quem sabe mais.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta ao amigo

Mensagem por Afonso »

ok
então penso que estão todos de acordo
um bom natal

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Bomba de calor termodinamica geotermica

Mensagem por toze_feup »

afonso Escreveu:sim as bombas de calor geotermicas são uma energia termodinamica, chamam-se geotermicas porque retiram temperatura do solo.
não.
um bom natal
tens ideia q um termodinamico tipo ener12 leva-te assim 40m2 de superficie de painel para aquecer uma casa não mt grande?
já agora o termodinâmico não usa também uma bomba de calor(ou são na realidade uma bomba de calor)? e não usa bomba de recirculação? o fluido vai e vem para o painel por gravidade natural? é sempre a descer num e noutro sentido ?
com isto não kero dizer q os sistemas geotermicos resultam ou são melhores ou piores q os termodinamicos, apenas q os argumentos n serão de certeza esses q enumeraste.

cumps!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta

Mensagem por Afonso »

a bomba de calor termodinamica geotermica utiliza um compressor+ uma bomba de circulação para fazer chegar agua aquecida pelo solo até ao evaporador, no caso da solar termodinamica o aquecimento é directo nos paineis solares não precidsa de bomba circuladora.
pensei que estivesse já sabido que ambas teem um compressor.
desculpem se me adianto um bocadinho
mas eu vou tentar falar mais devagar

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

então vamos imaginar q eu tenho o meu sistema na cave e o painel termodinamico no telhado como é q o fluido sobe para o painel? não precisa também ele de uma bomba recirculadora para subir?

cumps!

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm

Re: Resposta

Mensagem por Curioso »

afonso Escreveu:a bomba de calor termodinamica geotermica utiliza um compressor+ uma bomba de circulação para fazer chegar agua aquecida pelo solo até ao evaporador, no caso da solar termodinamica o aquecimento é directo nos paineis solares não precidsa de bomba circuladora.
e se tiver uma geotérmica que não necessite da bomba de circulação??? tenho o evaporar enterredo na terra com tubos de cobre em que circula o gás???

caro afonso,

comente soluções não venha vender isto serve que ferramente para duvidas não para vender produtos...

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

desculpa lá o curioso

Mensagem por Afonso »

não conheço nenhuma bomba termodinamica geotermica em que seja aquecida directamente pelo solo.
se fizeres o favor de indicar uma agradecia.
mas mesmo assim fica a faltar algum rendimento extra que se pode retirar do sol, da chuva, da convecção e temperatura.
não estou a dizer que a bomba geotermica seja má, só que a bomba de calor termodinamica solar que se produz por cá é melhor (isto se o negocio é aquecer agua).

Psoares
Membro
Membro
Registado: terça jan 01, 2008 1:55 am

Re: Resposta

Mensagem por Psoares »

afonso Escreveu:a bomba de calor termodinamica geotermica utiliza um compressor+ uma bomba de circulação para fazer chegar agua aquecida pelo solo até ao evaporador, no caso da solar termodinamica o aquecimento é directo nos paineis solares não precidsa de bomba circuladora.
boa noite amigo,

uma vez que conhece bem o sistema aproveito para tirar umas duvidazinhas, se souber responder claro .

o rendimento que anunciam é para que temperaturas exteriores ?, ou para que nível de irradiação solar ?.

a partir de que temperatura exterior é que o sistema é rentável estar em funcionamento ?, quando falo em rentável é se vale a pena o que se extrai, porque se o rendimento for bastante baixo não compensa dar desgaste ao compressor.

quando o sistema está a funcionar em temperaturas ambiente baixas e com uma humidade relativa mais alta ( nem precisa ser muito alta ), o painel termodinâmico como lhe chamam, vai acumular gelo ,como se vêm livre dele ?, invertem o circuito ?.

obrigado.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta

Mensagem por Afonso »

psoares
este sistema tem alguma dificuldade em funcionar com temperaturas baixas por razões obvias, mas pergunto tambem quanto tempo temos cá em portugal e dependendo das regioes de temperaturas baixas e sem sol, diria que no maximo um mês, ele poderá disparar por baixa pressão uma semana em que esteja uma temperatura muito baixa e durante a noite, mas tem sempre forma de ter agua quente, e é so durante muito poucos dias, pois mesmo que esteja frio, durante o dia, aos primeiros raios de sol o evaporador descongela, daí não ser possivel a colocação dos paineis numa frente norte.
já me esquecia de dizer, se a temperatura estiver baixa e estiver vento tambem dificilmente baixa a pressão.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

se pusessem ventoinhas nos painéis o problema ficava resolvido, mas isso ficava demasiado parecido com um ar condicionado convencional, não era?

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm

Re: desculpa lá o curioso

Mensagem por Curioso »

afonso Escreveu:não conheço nenhuma bomba termodinamica geotermica em que seja aquecida directamente pelo solo.
se fizeres o favor de indicar uma agradecia.
mas mesmo assim fica a faltar algum rendimento extra que se pode retirar do sol, da chuva, da convecção e temperatura.
não estou a dizer que a bomba geotermica seja má, só que a bomba de calor termodinamica solar que se produz por cá é melhor (isto se o negocio é aquecer agua).
tens várias francezas...

devias saber isso se percebes tanto do energie que até veio copiado de lá...

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

resposta

Mensagem por Afonso »

2 empatas

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

resposta

Mensagem por Afonso »

fundamentalismo

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

podem ser empatas, mas têm a pachorra e a boa educação de andar a aturar os seus desaforos, que é muito mais do que aquilo que merece.
se pretender continuar a participar desta maneira desagradável, talvez seja bom saber que não tem o apoio da equipa do fórum. leia e ponha em prática a secção de regras do fórum porque anda a precisar.

Autor do tópico
Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Resposta

Mensagem por Afonso »

descobri os pachecos pereiras das energias renovaveis, dizem mal de tudo, não tem solução para nada.
de facto não se aprende nada.
e como já disse num post de facto venham os clientes do termico, da geotermia de bombas de calor, que eu vendo, estou cá para eles.
mas é um facto que é só para quem quer, pois se depender de mim, termico só em cabo verde, mas eles não precisam lá de agua quente.
bom ano a todos, já que este não deve ter sido bom.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”