eu sei que ultimamente tenho feito muitas perguntas mas como se diz se perguntar não se fica a saber
é o seguinte depois de ler o topico do ph do biodiesel medido com aquelas fitas amarelas arranjei também para medir o meu e qual é o meu espanto que a fita nem mudou de cor o que seria um ph 3 demasiado baixo o que au meu ver era mais que obvio que assim que o tenta-se lavar ia emulsionar o que não aconteceu (lavado com um berbequim ainda por cima) fui medir então oleo novinho em folha e os papeis nem mudaram de cor e experimentei com outro oleo velho que tinha lá e nada também acho muito dificil terem todos o mesmo ph certo?
agarrei então em 1ml de bio e fiz-lhe uma titulação só para ter uma ideia necessitei de 5 gotas de solução de referencia até este ficar purpura está muito ácido? o alcool isoprophilico basta uma gota para ficar purpura com o meu bio são precisas 5 gotas para ficar purpura o que acho que não é muito que dizem?
e ao pessoal que usou daquelas fitas amarelas para medir ph como fez pos directamente no oleo ou diluiu com alcool?
dado que isto é um teste de extrema importancia gostava de conseguir faze-lo pois pelo que sei não há medidores electronicos que meçam ph de oleo por isso tenho que ficar-me pelas fitas ou red phenol
fikem bem
Como medir o ph do bio já feito?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta mai 17, 2007 7:35 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas yoiyo:
em primeiro lugar, queria deixar claro que as perguntas são as rodas que movimentam o forum. sem elas não iríamos à lugar algum.
se você está tentando colocar as fitas direto no óleo, desista, pois essas fitas só reagem em meio aquoso.
por isso a necessidade de diluir o óleo de forma criteriosa com alcool isopropílico.
necessário que os 10 ml desse alcool esteja neutralizado ( ph 7 ).
se estiver alcalino, vá deitando gota a gota de uma solução de 10 partes de agua com 1 de vinagre. deite uma gota , misture e meça o ph.
se for o contrário, estiver ácido, vá deitando gota-a-gota da solução usada na titulação ( 1g de naoh em 1 litro de água destilada ), até estabilizar o ph em 7 (+-)
após ter o alcool isopropílico, vá para a titulação, para determinar quanto você precisa de naoh para o processo.
mas você pode fazer a mesma técnica da titulação para verificar quanto de ph está o seu bio já produzido, lavado e seco.
meça o ph sem colocar as gotas de referencia. se o ph der alto, seu bio tem muita soda, ainda precisa de mais lavagens.
se der ácido, tem algo que vc fez errado.
se estiver com ph entre 6,8 e 7,5, o seu bio está pronto para o uso, desde que esteja devidamente seco.
qualquer dúvida, é só perguntar.
sds
luciano
em primeiro lugar, queria deixar claro que as perguntas são as rodas que movimentam o forum. sem elas não iríamos à lugar algum.
se você está tentando colocar as fitas direto no óleo, desista, pois essas fitas só reagem em meio aquoso.
por isso a necessidade de diluir o óleo de forma criteriosa com alcool isopropílico.
necessário que os 10 ml desse alcool esteja neutralizado ( ph 7 ).
se estiver alcalino, vá deitando gota a gota de uma solução de 10 partes de agua com 1 de vinagre. deite uma gota , misture e meça o ph.
se for o contrário, estiver ácido, vá deitando gota-a-gota da solução usada na titulação ( 1g de naoh em 1 litro de água destilada ), até estabilizar o ph em 7 (+-)
após ter o alcool isopropílico, vá para a titulação, para determinar quanto você precisa de naoh para o processo.
a titulação se faz para determinar a quantidade de naoh necessária para fazer a reação de transesterificação.agarrei então em 1ml de bio e fiz-lhe uma titulação só para ter uma ideia necessitei de 5 gotas de solução de referencia até este ficar purpura está muito ácido?
mas você pode fazer a mesma técnica da titulação para verificar quanto de ph está o seu bio já produzido, lavado e seco.
meça o ph sem colocar as gotas de referencia. se o ph der alto, seu bio tem muita soda, ainda precisa de mais lavagens.
se der ácido, tem algo que vc fez errado.
se estiver com ph entre 6,8 e 7,5, o seu bio está pronto para o uso, desde que esteja devidamente seco.
qualquer dúvida, é só perguntar.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta mai 17, 2007 7:35 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta nov 28, 2007 9:56 pm
Re:
para medires o ph do bio colocas 10ml de alcool isopropilico no recepinte e deitas 4 gotas de red phenol se a solução ficar amarela (acida)tens de adicionar gota a gota da solução utilizada na titulação (1l agua destilada + 1gr soda caustica) ate o alcool mudar de cor(cuidado por vezes basta 1 gota).yoiyo Escreveu:então como faço pra medir o ph do bio junto 1 ml de oleo e 10ml de acool isoprophilico e ponho a fita ou tambem dá pra medir com red phenol é que sem colocar solução de referencia quando coloco red phenol a solução fica mais amarela isto é bom ou nem por isso?
se o alcool ficar rosa (alcalino) tens de adicionar gota a gota de uma solução de 10 partes de agua por 1 de vinagre. ate mudar de cor.
feito o "reset" ao alcool isopropilico basta adicionares 1ml de bio e tens o resultado.
cumprimentos
migmig