termodinâmico

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am

termodinâmico

Mensagem por fllapy »

caros companheiros, eu ultimamente tenho estado a investigar alguma coisa acerca dos paineis termodinâmicos, aqui no forum este sistema está mto longe de ser consensual, mas pelo que tenho investigado , e tento sempre fontes imparciais ou pelo menos penso eu de que....tenho tirado bons apontamentos a este sistema, não é 1 sistema solar puro e duro? se calhar não, mas que é eficiente julgo que ninguém poderá ter dúvidas, entre muitos que pesquisei fica aqui 1 de um eng. ligado ao ambiente, penso que o q aqui está em causa não é defender o q quer q seja mas sim chegar a 1 conclusão de que é mais económico e por consequência directa ou indirecta mais ecológico.

http://linoavac.no.sapo.pt/

fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

mas porque se há-de por um nome pomposo que não diz nada. porque não se há-de apenas chamar bomba de calor? se calhar não vende, não é?

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

orbis Escreveu:mas porque se há-de por um nome pomposo que não diz nada. porque não se há-de apenas chamar bomba de calor? se calhar não vende, não é?
true!

o site e a pessoa são tão credíveis q me leva a pensar q este link na página também pressupõe q as imagens mostram aparelhos com certificação http://poupeenergia.com.sapo.pt/
lol
e dps as ideias são mt boas passo a citar:
torneira de lavatório aberta no máximo com baixo consumo.

o truque á fechar a torneirinha da bixa que está por trás do lavatório, assim, condiciona-se o utilizador esbanjador leigo em poupanças.
caso não exista uma torneirinha da bixa na parede, então vinca-se a bixa ou aperta-se com uma abraçadeira ou outro processo que impeça a passagem franca da água.
para fazer um bom repuxo em bico, desenrroscar o espalhador que está na ponta da torneira."

eu tenho uma ideia de porque é q o sistema não é certificado...falta o isolamento entre a bicha q vai do 1º cilindro para o 2º!!!
se eu perder uns segundos acho q consigo ainda usar o dobro da tubagem! tb achei bastante piada à troca entre ser o cilindro a aquecer a água por resistencia electrica ou ser a máquina de lavar a louça a aquecer água pelo mesmo metodo, acho q o ganho n é energético mas de tempo sinceramente...o trabalho para meter x litros de água a y graus é sempre o mesmo assim como o dispendio de energia ainda pra mais qd é usado o mesmo método de aquecimento!

monta e certifica o termodinamico, mas em casa tem um cilindro de 189€ mais outro de 50€...pois pq para compensar 5mil€ do termodinamico em electricidade do velhinho cilindro...upa upa!

lolada!

cumps!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

fllapy, o termodinamico irá evoluir muito nos proximos tempos, e tambem será uma questão de tempo ate se impor no mercado como um sistema de captação de energia ambiente. mas de momento tenha muito cuidado com os actuais sistemas. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fllapy »

... o q acham dos tubos de vacuo?

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa em termos de sistemas solares os tubos de vácuo parecem-me ser a melhor opção q tenho visto e q conheço, sobretudo em termossifão, pois qd estes têm rendimento (calor suficiente do sol) para aquecer a água do deposito funcionam puramente a energia solar, a água sobe e desce para o deposito (q tem q estar acima dos tubos por termossifão - daí o nome) e os tubos de vácuo dizem q são os sistemas com melhor rendimento em termos de captação solar. o q eu faria se os fosse meter uns era orientar para a melhor captação solar de inverno pois de verão tens sempre água quente com este sistema (pelo menos os q tenho visto a funcionar). tem apenas cuidado com o backup, podes ver e aquirir sistemas com deposito com resistencia eléctrica dentro mas o meu conselho para já era deixar a resistencia desligada no quadro eléctrico se possivel e usar um esquentador de chama modulante em série com o sistema solar para os dias mais ingratos (q existem sempre durante uns meses no ano) em q o sistema n te vai dar água confortavelmente quente para os banhos.um dia mais tarde qd o fotovoltaico valer a pena em termos de custo/potencia poderás akecer na mesma a água com a resistencia do deposito e eskecer o esquentador.
outra solução é sobredimensionares o sistema para teres água quente em 99% das situações mesmo em dias com menos ou quase nenhum sol e depois arranjares maneira do sistema não sobreaquecer de verão ou nos dias mais quentes, pode ser feito por dissipação de energia, quer por um convector de qq tipo instalado junto dos paineis ou aquecendo a água de uma piscina de verão(mais usual) ou então por um tapamento parcial ou total dos paineis através de uma tela (ainda em desenvolvimento). pelo q tenho visto as montagens são todas calculadas para suprirem 75% das necessidades dos clientes segundo dizem os instaladores. por isso se és como eu e exigente ou n te metes no assunto ou procura uma solução q n te deixe ficar mal 25% do tempo...eu antes preferiria sobredimensionar e dissipar calor ou inibir captação de calor de alguma forma, do q ficar remediado em uns bons pontos percentuais...mas isto sou só eu!

espero ter ajudado,

cumps!

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fllapy »

obrigado, pela explicação, mt boa, mas se não dissipar o calor no verão , quais as consequências? há a possibilidade de mandar o excesso de água para outro reservatório (termoacumolador), qual seria a melhor forma de tapar parte dos tubos? tens contactos (link´s) em que este sistema esteja a bom preço.
abraço fllapy

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa é simples há hipotese de por exemplo teres 2 depositos um de verão mt maior e outro de inverno mais pekeno, no entanto tudo dependo do qt sobredimensionares o deposito e o nº de tubos!não te sei fazer as contas pq n sou perito nisso, sou apenas um gajo minimamente informado. opa a melhor forma de tapar os tubos seria com uma tela preta do tipo das q tapam as piscinas, mas a ideia aki é q o tapamento tenha um sistema motorizado controlado pelo sensor de temperatura do deposito, não conheço ainda ninguém q instale isso, vi num forum australiano uns tipos a desenvolverem um "home made".
se não dissipares ou tapares para além de diminuires ao tempo de vida do sistema arriscas-te a teres a água a entrar em ebulição no depósito e qd isto acontece a água a passar do estado liquido a gasoso expande e faz com q a o deposito expluda literalmente!

cumps!

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fllapy »

oppps isso eles não dizem nos panfletos...
http://www.ertec.pt/files/opc%20ertec%202007.pdf

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

é valido para qq sistema solar sobredimensionado o q disse. aliás os instaladores serios costumam avisar as pessoas que mesmo num sistema normal quando estas vão de férias de verão taparem o painel sob o risco de chegarem a casa abrirem a torneira e sair só vapor...ou então kabum no deposito...
daí penso eu tb n dimensionarem o sistema para mais % de utilização, não só fica + caro como também tem esses problemas de sobreaquecimento ou necessidade de dissipação para n acontecerem dissabores ou problemas.
houve também alguém q disse q os tubos de vácuo tem q ter o seu fluido substituido de 5 em 5 anos, 1 coisa é certa, q eles são substituidos tipo lampadas fluorescentes isso já vi (e ker dizer q podem avariar), agora mudar o fluido dos mesmos nunca vi por isso n te sei dizer se é verdade. de qq forma apesar da malta dizer q os sistemas solares n tem manutenção(como tem nesse panfleto q tu puseste aí), estes possuem pelo menos uma manutenção q é igual à de tantas outros sistemas (q usem depósito) q é a verificação ano a ano e substituição caso seja necessário do ânodo de magnésio, não é caro, mas se n for substituido contribui de sobremaneira para o desgaste mais rápido do deposito por corrosão/oxidação...
opa é assim são os tipo de solar q está + desenvolvido e q dá + rendimento mas mesmo assim conheço quem tem um sistema no norte do país (gondomar) com este tipo de tubos dimensionamento "standard" e 300l para 5 pessoas e já desde inicio de novembro/fim de outubro q a resistencia eléctrica do deposito solar está ligada no quadro eléctrico pois tomar banho de água quente só com o solar desde essa altura do ano no norte do país é mentira digam-te o q te disserem...a n ser q seja um sistema sobredimensionado...

cumps!

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fllapy »

este sistema tão avançado que é deveria ter na sua concepção algum tipo de segurança que evitasse o sobre aquecimento/pressão do tipo garrafa de expansão, não achas?

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa eles tem vaso de expansão a questão é q o vaso n resolve essa situação q te disse na totalidade...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

pois não, mas há umas coisas chamadas dissipadores que deviam estar instaladas.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

muito bem, pessoal, é isso mesmo - a resolução passa por "sobredimensionar" o sistema, mas reparem que isto equivale a dizer sobredimensionar para o verão. se dimensionar-mos para o verão, o sistema fica subdimensionado para o inverno. logo mais vale deitar energia fora no verao do que recorrer a um auxiliar no inverno, na minha modesta opinião. o sistema de dois depositos ou 1 deposito e 1 piscina é uma boa solução. convem recorrer a sistemas electronicos inteligentes, e porque nao a uma cobertura controlada automaticamente como disse o toze. ou ainda porque nao um sistema que permita converter a energia "residual" do verao noutra forma de energia, como a electrica. o mesmo aplica-se para os sistemas termodinamicos solares.

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

orbis Escreveu:pois não, mas há umas coisas chamadas dissipadores que deviam estar instaladas.
se não existir piscina ou dois depósitos como eu falei que tipo de dissipação se usa sem gastar água desnecessariamente?

cumps!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

radiadores.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Re: termodinâmico

Mensagem por toze_feup »

mas radiadores no telhado ou fora de casa expostos ás intemperies não é "perigoso" para o tempo de vida destes?

cumps!

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fllapy »

tenho 1 amigo com 2 depósitos, 1 de 300lt sem resistência e outro em paralelo de 200 com 1 resist. de 1000w, ligados através de 1 bypass,no inverno o q os paineis aquecem vai para os 2 dep. qd o bypass tá aberto, e só há apoio no de 200lt(1000w) pouca potência,gasta-se deste dep. no verão fecha-se o bypass, e gasta-se do de 300lt, sem resistência.
em relação aos tubos de vacuo, encontrei 1 sistema misto de tubos e deposito com bomba de calor em vez de resistência(menos económico), pela não estar com mais info técnica.

http://www.habiecologica.com/site/shopp ... php?id=104

que acham intressante não?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

são umas coisinhas pequenas. também podemos perguntar se as intempéries não encurtam o tempo de vida dos painéis e já agora....se calhar das próprias telhas. o radiadores não precisam de estar no telhado, podem estar em qualquer parte do circuito. agora, aqueles painéis com depósito incorporado são tecnologia ultrapassada.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

oh flappy deve ser interessantemente caro
de qq forma acho q o caminho a seguir com o solar é tentar depender o minimo de outras fontes de energia menos amigas do ambiente e da carteira sem perder conforto, daí q a ideia de "sobredimensionar" de verão para dimensionar confortavelmente pra inverno me parece ser a melhor aposta em termos de acréscimo de custo, pois uma bomba de calor não é barata e gastar mais € por gastar num sistema preferiria gastar em mais tubos e num sistema q me permita não depender da edp ou de quem quer q seja!

@orbis: opa tudo bem mas o q eu queria dizer é se n será de evitar esses radiadores por terem problemas de "envelhecimento" prematuro por culpa de estarem expostos ao tempo... os depósitos incorporados foram retirados por isso mesmo entre outras coisas, o sistema de tubos q conheço a funcionar no norte do país o depósito está dentro de um compartimento feito de proposito no telhado como uma chaminé ficticia já para evitar 2 coisas, exposição ao sol/chuva/frio e diminuir ainda mais as perdas de inverno...quanto ás telhas, conheço casas com 40 anos q nunca as mudaram e as q mudaram será mais por terem partido do q por culpa das intempéries qts sistemas conheces dos montados nos telhados q sejam assim?
se se puder evitar o desgaste prematuro do sistema protegendo-o ou evitando montar componentes q se sabe q não estão devidamente preparados para funcionarem mts anos sempre problemas nas condições a q vai estar exposto, penso q é de evitar né? e visto q é de verão q isto acontece não vamos por o radiador de dissipação dentro de casa...a n ser q queiras montar uma sauna em alguma divisão : d

cumps!
Última edição por toze_feup em sábado jan 12, 2008 4:29 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”