Ar condicionado
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
Ar condicionado
boas,
sei que talvez não seja o tema mais correcto, mas estou a pensar aplicar a/c em casa (aquecer e arrefecer, mais aquecer pq a casa é fresca).
ora, equipamentos de eficiência a devem andar por uma eficiência energética de +/- 3 a 3,5 para os split ou multi split.
e será que é mesmo assim? com os preços do gasóleo como estão vou deixar de usar a caldeira e neste momento tenho 2 radiadores a óleo até pensar no que faço.
tenho recuperador de calor que dá para aquecer o rés-do-chão todo (ainda tenho de arranjar solução para o wc do rés-do-chão (neste momento tenho um radiador a óleo que ligo quando vou tomar banho).
no primeiro andar é fácil instalar os a/c pq posso fazer tudo pelo sótão.
a ideia era instalar 2, no máximo 3 aparelhos.
será que posso instalar o a/c no sótão, do lado de dentro das telhas? é sótão ventilado. assim resolvia também o problema da mulher estar sempre a dizer que tem calor no verão. e ainda ajuda a tirar a humidade.
sei que talvez não seja o tema mais correcto, mas estou a pensar aplicar a/c em casa (aquecer e arrefecer, mais aquecer pq a casa é fresca).
ora, equipamentos de eficiência a devem andar por uma eficiência energética de +/- 3 a 3,5 para os split ou multi split.
e será que é mesmo assim? com os preços do gasóleo como estão vou deixar de usar a caldeira e neste momento tenho 2 radiadores a óleo até pensar no que faço.
tenho recuperador de calor que dá para aquecer o rés-do-chão todo (ainda tenho de arranjar solução para o wc do rés-do-chão (neste momento tenho um radiador a óleo que ligo quando vou tomar banho).
no primeiro andar é fácil instalar os a/c pq posso fazer tudo pelo sótão.
a ideia era instalar 2, no máximo 3 aparelhos.
será que posso instalar o a/c no sótão, do lado de dentro das telhas? é sótão ventilado. assim resolvia também o problema da mulher estar sempre a dizer que tem calor no verão. e ainda ajuda a tirar a humidade.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Re: Ar condicionado
o cop das boas máquinas pode chegar a quatro. podes pôr as unidades exteriores no sótão, mas o ideal é mesmo na rua para haver boa ventilação.
-
queria evitar na rua por razões estéticas, só isso. tenho um canto onde até quase nem se vê. há problemas de ficar virado para sul ou norte, sol ou sombra ou é a mesma coisa?orbis Escreveu:o cop das boas máquinas pode chegar a quatro. podes pôr as unidades exteriores no sótão, mas o ideal é mesmo na rua para haver boa ventilação.
-
- Membro Platinium
nos meus não noto diferença nenhuma.
-
será muito difícil instalar? é que vi uns bem porreiros a 400 euros de +9000 btu's (calor e frio) e eficiência a que eram cá um mimo... mas agora só para o verão pq não vou andar pelo telhado à chuva para tralhar cá abaixo.
já agora, alguém me sabe explicar a diferença entre os tácticos e os split em termos de ruído / eficiência? não encontro grande informação sobre isso.
já agora, alguém me sabe explicar a diferença entre os tácticos e os split em termos de ruído / eficiência? não encontro grande informação sobre isso.
-
- Membro Platinium
se queres um conselho não compres dos de supermercado.
a instalação não é propriamente difícil, mas precisas de uma bomba de vácuo entre outras coisas.
a instalação não é propriamente difícil, mas precisas de uma bomba de vácuo entre outras coisas.
-
pois, era mesmo esse o problema. sempre que posso e sei tento ser eu a fazer, mas há coisas que é melhor deixar mesmo para quem sabe.orbis Escreveu:se queres um conselho não compres dos de supermercado.
-
alguém me pode dar umas luzes sobre o consumo? se têm um cop de 3 ou 3,5, supostamente gastam menos que um aquecedor a óleo (que deve andar por cop 1), certo?
-
- Membro Platinium
bem pá, o consumo é muito variável dependendo das temperatura exterior e interior, etc.
sugiro que vejas este tópico: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=31&t=4501
o ar condicionado, no meu modesto entender é o grande responsável pelo abaixamento do consumo. mas isto é só e apenas o meu caso.
abraço
sugiro que vejas este tópico: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=31&t=4501
o ar condicionado, no meu modesto entender é o grande responsável pelo abaixamento do consumo. mas isto é só e apenas o meu caso.
abraço