O mundo e o biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Bloqueado

Autor do tópico
esaramago123
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jan 17, 2008 1:07 am

O mundo e o biodiesel

Mensagem por esaramago123 »

realmente o biodiesel tem muitas vantagens, que os utilizadores assíduos deste fórum saberão melhor do que eu. eu partilho dessa opinião, mas numa pesquisa sobre este combustível alternativo descobri um factor relacionado com as suas desvantagens que me chocou.
é verdade que o biodiesel, no seu estado mais puro possível, polui pouco ou nada, mas e em relação à sua produção?
o biodiesel é bastante mais barato que a gasolina, por exemplo, e caso haja uma enorme propaganda e utilização é normal que se torne facilmente numa forte alternativa a qualquer outro combustível, face às suas vantagens.
vivemos hoje um grave problema (pouco falado, é certo) em relação às plantações de perder de vista em áfrica e na ásia, principalmente, que consomem e infertilizam milhares de hectares vitais à sobrevivência de homens e animais, quase sempre criadas a partir de desflorestamentos. a produção de biodiesel a uma grande escala, bastante rentável para grandes grandes latifundiários ou até máfias, para sustentar as necessidades do mundo traria certamente gravíssimas consequências para o ambiente.
hoje em dia o biodiesel não é muito utilizado e o óleo doméstico em carros a diesel é uma excelente ideia para a nossa poupança e para o ambiente. o problema seria sem dúvida a sua utilização a larga escala, que nem imposições na produção, segundo a nossa experiência, chegariam para a travar.

deixo aqui um artigo interessante.
http://resistir.info/energia/biodiesel_port.html

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Re: O mundo e o biodiesel

Mensagem por Fry »

olá

já existem topicos onde o assunto foi discutido...podes ler aqui
e aqui.

abraço.