QUAL O MELHOR SISTEMA DE AQUECIMENTO

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
EMATOS
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 22, 2008 11:36 am

QUAL O MELHOR SISTEMA DE AQUECIMENTO

Mensagem por EMATOS »

tenho uma casa com cerca de 360m2 divididos por um r/c e um sotão habitavel, tem uma boa exposição solar.

ainda não decidi qual o tipo de aquecimento central? melhor rentabilidade/preço (consumo, investimento e recuperação do investimento)?

alguém me pode ajudar?

há aqui alguém que já tenha sistema de aqucimento central a energia solar? qual a opinião?

cps

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Re: QUAL O MELHOR SISTEMA DE AQUECIMENTO

Mensagem por DJGH »

tenho a impressão que depois de receber as opiniões solicitadas, e ver o que vai gastar no investimento e na exploração do sistema, ainda vai optar por ar condicionado com bomba de calor...
DJGH

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

se tem uma boa exposição solar recomendo os painéis solares térmicos tradicionais. comigo funcionam muito bem, mas funcionam melhor com convectores ou piso radiante. mesmo no inverno mais de 50% da energia consumida na mina casa vem daí.
Porreiro, pá!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

1º passo isolar a casa bem isoladinha, principalmente a parte do sotão sp mais sujeita ao calor no verão e frio no inverno (poliuretano injectado na placa do telhado pelo lado interior do sotão em boa dose e pintadinho de branco ou a gosto por cima faz milagres em termos de isolamento de temperatura, ou se quiseres melhor, um revestimento de placas de roofmate + o poliuretano por cima para reforçar o isolamento).
depois isolar as fugas das portas (portas com corte termico em aluminio para n incharem e desincharem com a humidade/temperatura e sem tolerancias por onde entrar o frio) caixilharia de vidro duplo por fora do estore e caixilharia de vidro simples por dentro do estore.
e só depois pensava no aquecimento, pois qualquer sistema q vás montar os custos de energia serão mt mt mt menos elevados se seguires estas e outras recomendações de isolamento.
se calhar depois de fazeres isso até com radiadores a oleo da worten de 1.5kw e uns temporizadores nas tomadas consegues manter a casa bem quentinha de inverno com um custo de aquisição mt baixo e um consumo de electricidade q sem ser optimo suprime as necessidades nos meses de inverno sem custos demasiado elevados ou manutenções no sistema ou instalação/passagem de tubagens extra...

cumps!

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

Mensagem por Afonso »

o melhor e mais rentavel sistema de aquecimento central com recuperação de invstimento é o painel solar termodinamico. http://http://(linque moderado por violação das regras do fórum, manuelcar)
suplemento do jornal expresso (economia) desta semana.

evolucom
Membro
Membro
Registado: sexta nov 09, 2007 12:09 pm

Mensagem por evolucom »

olá, boas !

embora possa parecer parcial, por comercializar sistemas de aquecimento e arrefecimento, entre muitas outras coisas..
contudo, sugiro-vos que olhem aos factos, e façam as contas :

os melhores sistemas de aquecimento, são sempre aqueles que funcionam por irradiação, porque :
- necessitam de pouca energia
- aquecem pessoas e objectos, sem movimentar nem queimar o ar
- as opções eléctricas são fáceis de instalar e têm baixo consumo
- o tipo de calor é mais compatível com o ser humano, pois trata-se de um tipo de calor natural e saudável, homogéneamento distribuído pela casa..

dito isto, algumas opções são :
piso radiante, tecto radiante e sistemas de radiadores de parede, como por exemplo os de pedra natural ou os de vidro...

pessoalmente acho que o sistema mais vantajoso, tendo em conta qualidades de produto, tipo de calor, baixo consumo, fácil instalação e valor de aquisição, são os radiadores em pedra natural duotherm, que têm outras mais valias, únicas !

mais informações em :
http://(linque moderado por violação das regras do fórum, manuelcar)

obrigado pela atenção

eduardo catarino

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

eu continuo a preferir os meus ar condicionados (inverters)
dá calor no inverno, frio no verão, desumidificam a casa, tem ventilador apenas se preferirem, têm filtros, pouca manutenção e são baratos.
Dos Fracos Não Reza a História...

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

fizeram o ematos esperar tanto!!!!

são funcionários públicos????
cumpts

evolucom
Membro
Membro

Mensagem por evolucom »

resposta para opção "ar condicionado"...

é certo que este produto aquece, arrefece, desumidifica..
contudo, não é um sistema de aquecimento, e como tal, produz um calor, que muitas pessoas não suportam. é um sistema que apenas aquece o ar, de modo que os pés ficam frios, enquanto que a cabeça fica quente.. o consumo, em caso de utilização prolongada, é elevado, visto que não existe qualquer acumulação : ar aquece rápido, arrefece rápido...
o aquecimento do ar, movimenta poeiras, e queima o ar..
mesmo com os filtros - que têm mesmo que ser mudados com frequência - este sistema é uma solução pouco vantajosa para aquecer...

quanto ao arrefecimento : foi para isso que o ar condicionado foi inventado...funciona, mas mais uma vez, muitas pessoas não suportam.. entretanto existem opções mais saudáveis, mais económicas e mais naturais para arrefecer...

quanto à desumidificação.. visto bem, durante muitos anos, um dos maiores problemas do ac era justamente o facto de secar o ar... agora é uma mais valia... tudo bem, aceita-se...

mas aqui falamos de aquecimento... ar condicionado nem sequer devia ser considerado.. ou será que também vamos considerar frigoríficos e secadores, que funcionam com o mesmo princípio que o ar condicionado (compressor)...

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

sim, concordo que o tópico é sobre sistemas de aquecimento.
não, não concordo que digas que o ar condicionado (a.c.) não é um sistema de aquecimento.
para excluirmos o a.c. deste tópico, o mesmo teria que ter restrições ao pedido de ajuda, como não têm, falemos de todos os sistemas existentes e depois podemos classifica-los de melhor a pior, não devemos é exclui-los.
pelo que entendi, não consideras o a.c. como sistema de aquecimento porque ele para além de aquecer tem outros extras (refresca, ventila, filtra o ar,desumidifica), que mal têm isso???
ter um sistema que para além de aquecer ainda têm outras funções, é mau?
porque gastar uma pipa de massa por um sistema e usa-lo apenas por 3 ou 4 meses, se posso ter outro sitema que posso usar o ano todo?
levantas algumas questões que discordo:
- discordo em não aceitares o a.c. (bomba de calor) como um sistema de aquecimento e como existem em portugal milhares instalados (casas e empresas) e no mundo serão de certeza milhões, como tal acho não ser coincidencia todos acharmos o mesmo.
-o inconveniente que dizes que o a.c. têm em não ser só de aquecimento, eu acho uma vantagem, pois não se limita a aquecer.
-dizes que levanta o pó da casa, aceito que sim e isso se deve ao movimento do ar, que também acontece quando andamos pela casa, isso só se evita com mais limpeza em casa, no entanto o a.c. tem a vantagem de filtrar esse pó no ar e de tempos a tempos basta lavar os filtros em agua e já tá, com os outros sistemas o pó fica no ar ou nos cantos.
-dizes que as pessoas não gostam e ficam doentes com os a.c.s, eu posso afirmar que gosto e nunca fiquei doente e lá em casa somos 5...logo o gostar ou não é subjectivo, eu por exemplo detesto lareiras e tenho uma em casa, que serve só para enfeite, no entanto há pessoas que adoram lareiras (também é um sistema de aquecimento).
-que o a.c. só aquece a cabeça? os a.cs. têm um sistema de regulação de fluxo na quantidade e orientação, logo e como aconselham os peritos, no inverno deve-se regular o fluxo para baixo e no verão para cima, isso devido ao facto de o ar quente subir e o frio descer (fisica pura), logo no inverno o ar é dirigido para o chão e o que aquece primeiro não é a cabeça, são os pés, depois o ar quente sobe e aquece a cabeça, passa novamente pelo filtro e depois o ciclo se repete.
-o aquecimento numa divisão é tendencialmente o mesmo, ao contrario de outros sistemas que aquece muito junto ao aparelho e pouco a 3 metros.
-muito consumo em prolongado? è o contrario do que dizes, depende se o a.c. estiver adequado ao espaço que é para ser usado, se estiver bem equacionado, posso garantir que gasta muito a aquecer (início), mas depois gasta pouco a manter, visto o ar que entra ser o do interior (já quente) e ter regulação de temperatura, chegando á temperatura que queremos ele pára, e temos que contar que com a tarifa bi-horária ainda fica mais em conta.
-queima o ar? os a.cs. aquecem o ar a 21º c (aconselhado), mas do aquecer até queimar vai uma diferença...
resumindo:
no meu ponto de vista os aparelhos de a.c.s são sistemas de aquecimento.
aceito que haja melhores e piores, vamos é falar de todos e de preferencia com experiencias dos utilizadores.
e depois dizer os melhores.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

evolucom Escreveu:resposta para opção "ar condicionado"...

é certo que este produto aquece, arrefece, desumidifica..
contudo, não é um sistema de aquecimento, e como tal, produz um calor, que muitas pessoas não suportam. é um sistema que apenas aquece o ar, de modo que os pés ficam frios, enquanto que a cabeça fica quente.. o consumo, em caso de utilização prolongada, é elevado, visto que não existe qualquer acumulação : ar aquece rápido, arrefece rápido...
o aquecimento do ar, movimenta poeiras, e queima o ar..
mesmo com os filtros - que têm mesmo que ser mudados com frequência - este sistema é uma solução pouco vantajosa para aquecer...

quanto ao arrefecimento : foi para isso que o ar condicionado foi inventado...funciona, mas mais uma vez, muitas pessoas não suportam.. entretanto existem opções mais saudáveis, mais económicas e mais naturais para arrefecer...

quanto à desumidificação.. visto bem, durante muitos anos, um dos maiores problemas do ac era justamente o facto de secar o ar... agora é uma mais valia... tudo bem, aceita-se...

mas aqui falamos de aquecimento... ar condicionado nem sequer devia ser considerado.. ou será que também vamos considerar frigoríficos e secadores, que funcionam com o mesmo princípio que o ar condicionado (compressor)...
desculpe-me, mas o senhor ou está muito mal informado, ou está a tentar vender,
pegando até num tópico com 1 ano.

duotherm tem vantagens .... comerciais para quem vende!!!!

tirando o aspecto estético, tudo a seguir é menos bom.

100% com o master

podia até ser acrescentado muito em relação ás vantagens e desvantagens do ac.

umas grandes vantagens é o seu custo de aquisição, manutenção e a sua economia.

quem tiver condições para colocar ac, deve considerar como primeira opção, junto com solar e lenha/derivados.

evolucom
Membro
Membro

Mensagem por evolucom »

tenho pena, que estejam a tentar diturpar o que eu escrevo...

referente à dt : sim, eu vendo... mas n é sobre isso que se fala aqui.. contudo negar as vantagens do produto, ou resumi-las à questão "estética" é de facto desconsiderar uma maré de factos, e tentar denegrir um produto.. o meu conselho : fale com quem tem o produto instalado, para saber do que se trata !!!
comparar ac com dt e preferir ac, é pouco normal...aliás, posso adiantar-lhe, que muitos dos meus clientes, aqueciam com ac, até chegarem às mesmas conclusões que eu (como indivíduo), e por isso continuam a usar o ac para arrefecer, mas para aquecer, agora utilizam dt...
e repito : informe-se com quem sabe, sobre o produto dt... pelo que escreve suponho que ou não conhece o produto, ou então quer falar mal. creio que não é isso que se pretende neste forum.

agora, de volta ao ac :
o que eu escrevo é fácilmente comprovável... isto não quer dizer que me oponha a quem use o ac : sejam felizes à vontade !
o facto de haver muita gente a ter o ac instalado em casa e a usá-lo como aquecimento, não implica que por isso seja a melhor opção.. vejamos, porque é que muita gente opta por este produto : existem imensas razões, e o facto de ter 3 funções é uma delas : o facto dos preços terem baixado e de um produto fazer 3 funções... mas acima de tudo há muitas razões relacionadas com o óptimo marketing destes produtos, e as margens de lucro adicionais que muitos construtores têm, quando colocam este tipo de produto nas suas obras...
por falar nisso : nunca referi que o ac ter 3 funções seja negativo : apenas é facto, que o sr. carrier inventou uma máquina para arrefecer a sua oficina, e nada mais.. uma máquina fazer 3 coisas diferentes parece-me bem... o que eu não gosto, é que - pessoalmente - suporte mal o calor e o frio que é produzido por estes aparelhos... e o facto de haver tanta gente constipada no verão, salta-me à vista.. igual que o problema de muitas pessoas terem problemas de respiração, dores de cabeça, alergias, etc... e já não falamos da legionella, que na realidade tb só acontece, quando há falta de manutenção dos sistemas - mas por sorte estamos em portugal, onde as pessoas têm "sempre" muito cuidado com a manutenção das coisas... lol...
e outra coisa : ar condicionado é opção de aquecimento em climas suaves : só em portugal e espanha se inisiste em usar o ac como sistema de aquecimento : não conheço ninguém em países nórdicos, que utilize este produto para aquecer...

tenho falado com muitíssimas pessoas, que têm o ac instalado, e que só usam 5 minutos antes de ir para a cama, porque depois não suportam o calor nem o barulho do sistema... outras tantas, só usam para arrefecer, e mais outras, nem nunca usam, mas já que está em casa...

quanto ao facto de se dar bem com o ac, com os seus 5 familiares : óptimo.. eu tb conheço algumas pessoas de idade, que fumaram uma vida inteira, e estão de saúde.. será que isso significa que o tabaco afinal não faz mal ?
ok, é um exemplo extremo, mas penso que dá para perceber a ideia...

quanto à questão de apontar o caudal de ar para o chão quanto é para aquecer, e vice versa... naturalmente é física pura : o ar quente sobe... trata-se de uma convecção muito forçada... duvido que com 21ºc consiga aquecer bem a casa, mas isso tb são questões relativas...
quanto ao consumo : depende sempre com o que se compara... o ac tem a vantagem de aquecer o ar muito rápidamente, ou seja, basta ligá-lo, quando se chega ao local.. isto pode resultar num consumo muito baixo, por ser pontual... estando sempre ligado, insisto nos factos : o ar não acumula o calor, por isso, tão rápido como aquece, perde o calor.. o sistema tem que estar muito tempo ligado, e aí tem baixo consumo, se comparado com aquecimento central ou radiadores a oleo, etc ... comparado com sistemas de irradiação - repare-se que não refiro nenhum em concreto - o consumo não será vantagem competitiva (pode ser igual, pode ser um pouco mais alto, etc.).

insisto ainda na questão de sermos máquinas humanas : as características de sistemas que aquecem o ar, serão sempre menos benéficas que sistemas de calor de irradiação... 20ºc não são iguais a 20ºc, porque a sensação de calor, é diferente entre vários tipos de calor, e até entre vários tipos de pessoas...

e por fim, duas coisas :
a primeira é que cheguei a este forum por acaso, e só respondi, porque estava inspirado e com tempo (o que já não acontece)... o q aqui escrevo, são opiniões pessoais, baseado em factos que eu conheço, e que correspondem ao bom senso comum...
em segundo lugar :
todos os produtos têm vantagens e desvantagens... cada caso pode ter necessidades diferentes, e logo, as soluções serão diferentes.

bem haja.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

calma rapazes
este é um espaço de discussão e partilha. para formar ou fundamentar uma opinião devemos utilizar critérios mais objectivos.
no caso em apreço convém discriminar custos de aquisição, custos de funcionamento, custos de manutenção. isto para além da utilização que cada um faz dos sistemas e das preferências pessoais.
Porreiro, pá!

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

desculpe eu ter dado a minha opinião á sua mensagem do tópico, opsss desculpa nada, é para isso que servem os tópicos
agora mais a sério, até entendo que você por alguma razão não goste de a.c. o que não gostei foi de ver a seguinte frase na sua opinião
"mas aqui falamos de aquecimento... ar condicionado nem sequer devia ser considerado.. ou será que também vamos considerar frigoríficos e secadores, que funcionam com o mesmo princípio que o ar condicionado (compressor)..."
por amor de deus...
você sinceramente acha que o a.c. não aquece?
estou neste momento em casa a preparar umas cenas p sair e estou com o meu ligado (a 21ºc) e garanto que aquece, só para n errar já fui 2 vezes á rua e continua um frio de rachar no exterior e aqui continua quentinho.
não tenho nada contra o que você vende, n fui eu que disse que você quer impingir o seu artigo, eu apenas disse que o a.c. aquece.
por mais que me diga que não aquece, eu digo que sim o a.c. (c/ bomba de calor) aquece.
os a.c. são os responsáveis pelas gripes no verão??? esta agora, que médico lhe disse isso??... e no inverno? são os seus dt que são os responsáveis? ou ainda é o a.c. o responsável???
n foi esse o propósito da minha opinião neste tópico e vou relembrar o que disse:
"eu continuo a preferir os meus ar condicionados (inverters)
dá calor no inverno, frio no verão, desumidificam a casa, tem ventilador apenas se preferirem, têm filtros, pouca manutenção e são baratos.

enviado: 18 jan 2009, 21:55 "

portanto dei a minha opinião, você refutou tudo o que disse na mensagem seguinte, e eu respondi expliquei-lhe porque escolhi ter o a.c. e a seguir volta de modo mais suave a dizer quase o mesmo.
apenas lhe aceito uma frase e aceito porque a mesma têm de ser dirigida a si mesmo
"pelo que escreve suponho que ou não conhece o produto, ou então quer falar mal. creio que não é isso que se pretende neste forum."

como tal, talvez devemos voltar atrás e discutir isso calmamente.
você dizer que o a.c. não é a sua melhor escolha por ter várias desvantagens e enumera-las e não simplesmente dizer que não serve ponto final-exclusão
e eu e outros com experiencia dizer que têm razão ou não e explicar as vantagens do nosso sistema.
só aí saberemos se é ou não válida a sua opinião de dizer que os a.c. não aquecem e não servem para portugal e espanha como diz.
já agora e como não conheço o sistema que vende pode enumerar as principais vantagens para eu pode dizer que é melhor que o sistema que uso? pois para mudar só se fôr para melhor, e estou aberto a isso.
graças a este forum já mudei muita coisa, desde painel solar, luzes leds....
um abraço
e tal como eu, tente respeitar a opinião dos outros.

evolucom
Membro
Membro

Mensagem por evolucom »

bom dia !

só muito breve, porque estou mesmo sem tempo..

para master :
desculpe, se lhe pareceu que o ataquei.. não é isso que se pretende, e não é essa a minha intenção..
quanto ao ac, apenas o seguinte : aquece e tem algumas vantagens, eu frisei isso.. tem desvantagens que eu acho importante, e foi essas que eu frisei tb.
há melhores opções para aquecer - é só isso que eu estou a dizer...
são opiniões, refutadas com factos e argumentos válidos.

repare tb, que na anterior mensagem estava a responder a dois remetentes ao mesmo tempo.. as frases mais "agrestes" eram resposta ao pseudonimos, que foi quem falou mal da dt...

frase moderada por conter indicações comerciais, vetadas pelo regulamento

e pronto, tenho que ir embora...

reitero um bem haja para todos..

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

lá tá o gajo de volta, caaaalmoooo e bem disposto e tb com pouco tempo.

pois é sr. evolucom, talvez o sr. não tenha gostado de eu ter dito que estava a responder a um tópico parado á um ano atrás, para tentar vender, mas não foi com intenção de o "picar" .

penso que conheço bem o produto que fala, desde 2000-2001 das feiras, e ainda devo ter alguns folhetos .
“o calor que vem da pedra“, “natural e temporal”, bonitas palavras.

- tecnicamente o produto de que fala é uma resistência em cordão de embutida em rasgos feitos numa pedra, vidro ou compósito ornamental.
- como tal não tem mais rendimento do que qualquer outro tipo de aquecimento por resistência e consome de acordo com a potência, não sendo mais económico.
- a inércia que muitas vezes falam é apenas o cp da pedra, vidro ou compósito, vezes a massa desta, não superior a muitos irradiadores do mercado, muito inferior aos do tipo acumulador.
- os preços penso serem muito altos, agora agradeço que coloque aqui exemplos.

- único valor acrescido na solução relativamente a outras mais baratas, continua a ser estético para mim, se não é, agradeço que me esclareça.

- é um produto que pode ser fabricado “homemade” muito facilmente sem grandes ferramentas ou conhecimentos.

quanto aos ac, o sr. começou por deturpar completamente a realidade e fez afirmações que nada têm a ver com a realidade ou com o caso.
- que é que tem a ver com o caso o carrier , com o ter feito uma máquina para isto ou aquilo?

nos países nórdicos usam muito ac tb, só que geralmente com permutador enterrado no solo. no caso de temperaturas muito negativas a eficiência cai muito com permutação ar-ar, e se o ar tiver muita humidade com temperaturas muito baixas, quase não funcionam em aquecimento.

cumpts

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

minha experiência de ac.

- sou utilizador de ac à vários anos, em casa e no trabalho.
- no caso da habitação própria, só uso para aquecimento desde 2003.
- na função frio, liguei no total talvez umas doze horas nos últimos dois anos.
- função de desumidificação ou ventilação não uso.

- na minha experiência pessoal este inverno, com a diferença para outros anteriores, é a não utilização da lareira (recuperador) .
- este inverno o único aquecimento que está a ser utilizado é o ac, e o sol que entra pelas janelas.
- utilização casa tipo 24 horas, nos últimos 3 meses (“bebé a bordo“).

- tenho pré-instalação de circuito de águas quentes para convectores forçados ou não, que nunca liguei a nada.
- casa bem ventilada diariamente utilizando insuflação de ar, filtrado, este ano sem aquecimento na entrada (ligado a lareira).
- bom isolamento de paredes e chão e tectos, caixas de ar ventiladas , pilares e vigas forrados, janelas de vidro duplo com caixilharia normal em alumínio.

- zona de residência - distrito coimbra, entre lousã e serra da estrela - com casa em zona fria e exposta (monte).

- uso máquinas de classe c e b. marcas, samsung, jocel, e becken
- já comparei meus de 9000 com inverters da lg de 9000 e vi em modo de calor uma poupança de cerca de 5% nos inverters. só não uso inverters pelo preço de aquisição ser muito maior e não me compensar.
- em termos de ruído, filtros, estética, etc. encontro-me muito satisfeito.
- limpeza de filtros bi-mensal (nos casos de mais utilização). os filtros anti-bacterianos 2 em 2 anos.

-consumo na cozinha, 50m2, diariamente ligado das 8h30-22h30m - 47 euros no mês de dezembro
- consumo num quarto, 30 m2 diariamente, ligado entre as 20h de um dia e as 11h do dia seguinte - consumo de 30 euros em novembro (21 euros em 21 dias)

- para medição de custos utilizei contador na tomada (aquisição no lidl), permanentemente ligado, programado em bi-horário diário, com valor de kw mais iva.

máquinas instaladas:
cozinha - 50m2 - 18.000btus - custo de aquisição 69 euros*
sala - 43m2 - 12.000 btus - custo de aquisição 150 euros
escritório - 16m2 - 9000 btus - custo de aquisição 90 euros
quarto - 18m2 - 9000 btus - custo de aquisição 120 euros
quarto - 17m2 - 9000 btus - custo de aquisição 59 euros*
quarto - 30m2 - 12000 btus - custo de aquisição 99 euros

- * adquiridos em 2008, tenho prova de factura.
- todos preços com iva e equipamentos novos, embalados, com garantia 2 anos e assistência técnica ao domicílio.
- em termos de garantia apenas um problema em 4 anos, com incompatibilidade de uma unidade interior com exterior, que só detectei após montagem e teste.
retirei aparelho e troquei na loja por outro que me foi disponibilizado 1 ou 2 semanas depois.

cumpts

evolucom
Membro
Membro

Mensagem por evolucom »

olá novamente....

resposta para pseudominos...

vejo que estudou bem a questão do ac, e tem a situação bem controlada. acho bem, faz bem.
está satisfeito, continue. as pessoas são diferentes, e cada qual deve seguir aquilo em que
acredita e com o que se sente bem.

a chave do seu baixo consumo, está sobretudo no bom isolamento da sua casa.. isso é muito importante e decisivo.

quanto ao sr. carrier : salvo erro, foi ele quem inventou o ac... fê-lo pq não conseguia trabalhar no seu escritório, por causa do calor excessivo... acho q li isto na wikipedia.

quanto à dt é q de facto é quase tudo incorrecto o q escreve, e passo apenas a frisar alguns itens :
- o produto está certificado pelo liq e tem 10 anos de garantia - fazê-lo em casa está fora de questão, e destacamo-nos de quem o faz.
- a resistência é cauterizada dentro duma placa de vidro - patente da dt
- estes radiadores aquecem por irradiação (infravermelhos) e não convecção, como todos os produtos que refere como "equivalentes"
- a potência que a dt precisa para aquecer 20m2 é apenas 900w. o consumo é controlado pelo termostato. para manter 20ºc, o sistema estará desligado dois terços do tempo, ou seja, o consumo será apróximadamente de 0,3kw/h
- todo o calor é produzido in loco e aproveitado - as próprias paredes são aquecidas e acumulam o calor
- instalação é fácil e imediata, não existe nenhuma manutenção.
- quanto à acumulação : estamos a falar de pedra natural : a pedra mantém o calor durante horas.. claro que os ditos "acumuladores" da edp acumulam mais tempo, mas quando consomem, tb é mais do dobro ou triplo. estes sistemas são diferentes por muitas razões.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

evolucom Escreveu:olá novamente....

resposta para pseudominos...

vejo que estudou bem a questão do ac, e tem a situação bem controlada. acho bem, faz bem.
está satisfeito, continue. as pessoas são diferentes, e cada qual deve seguir aquilo em que
acredita e com o que se sente bem.

a chave do seu baixo consumo, está sobretudo no bom isolamento da sua casa.. isso é muito importante e decisivo.
não estudei tão bem assim, porque deixei tubos, buracos para tudo e mais alguma coisa (comandos, segurança etc.), e não deixei pré instalação para ac. pensava ter tudo para não necessitar instalar os caros ac, que dois/tres anos antes custavam cerca de 1000 euros cada.
quando tinha casa pronta descobri um local onde adquirir ac a um preço da chuva, vi que era a melhor solução económica.
depois foi começar a esburacar as paredes. valeu a casa ter boas condições para colocar as máquinas exteriores sem grandes "conflitos" visuais, perto das unidades interiores.

evolucom Escreveu:
quanto à dt é q de facto é quase tudo incorrecto o q escreve, e passo apenas a frisar alguns itens :
- o produto está certificado pelo liq e tem 10 anos de garantia - fazê-lo em casa está fora de questão, e destacamo-nos de quem o faz.

pode ser feito "na boa" sem riscos e qualidade semelhante

- a resistência é cauterizada dentro duma placa de vidro - patente da dt

essa patente não impede de se utilizar processo semelhante, nem melhora em nada o rendimento, que é igual a qualquer outro de resistência

- estes radiadores aquecem por irradiação (infravermelhos) e não convecção, como todos os produtos que refere como "equivalentes"

tb são de convecção, diga o que disser. sabe o que é convecção?

- a potência que a dt precisa para aquecer 20m2 é apenas 900w. o consumo é controlado pelo termostato. para manter 20ºc, o sistema estará desligado dois terços do tempo, ou seja, o consumo será apróximadamente de 0,3kw/h

pois claro, aquece um espaço grande sem consumo, o milagre da pedra!!!!
precisa do mesmo consumo que qualquer outro de resistência para ter uma determinada temperatura numa dada divisão, nas mesmas condições

- todo o calor é produzido in loco e aproveitado - as próprias paredes são aquecidas e acumulam o calor

boa, este é um verdadeiro exclusivo, mais um milagre, não é tal e qual aos outros

- instalação é fácil e imediata, não existe nenhuma manutenção.

e um radiador a oleo, um acumulador ou emissor térmico não é tal e qual? não radiador a óleo é ainda mais fácil.

- quanto à acumulação : estamos a falar de pedra natural : a pedra mantém o calor durante horas.. claro que os ditos "acumuladores" da edp acumulam mais tempo, mas quando consomem, tb é mais do dobro ou triplo. estes sistemas são diferentes por muitas razões.

acumulação não tem a ver com consumo mas massa envolvida e cp do material.

em resumo, não acrescenta nada a não ser que.

tem vantagens comerciais, frases feitas, e transferem uns bons euros de mão, acima de produtos equivalentes com o mesmo fim.

os paineis de pedra, estéticamente são uma boa solução a considerar, tecnicamente não tem qualquer vantagem sobre sistemas mais baratos.

não vou voltar a responder , porque penso que já esta tudo dito acerca das pedras bonitas, a verdade é só uma, os leitores têm o meu alarme, agora investiguem se quiserem.

não leve a mal a minha intervenção, não é sobre si mas sobre o produto.

cumpts e boas vendas

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”