Bombas de Calor para aquecimento de águas. Alguém tem?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 21, 2008 2:20 pm

Bombas de Calor para aquecimento de águas. Alguém tem?

Mensagem por Bomba_de_Calor?? »

olá a todos. na minha casa moram 4 pessoas. trata-se de uma moradia. até agora tenho uma caldeira a gasóleo para aquecimento central e de águas sanitárias. devido ao seu abusivo consumo (em 3 anos o gasóleo aumentou de 40 para 80 cêntimos o litro) e diversos problemas técnicos já substiui o aquecimento por ac. neste momento estou a usar a caldeira apenas para akecer água. mesmo assim continuo a ter problemas. pnsei em painéis solares. numa pesquisa na internet para além destes encontrei as bombas de calor tipo dimplex e as tais energie que também têm um painel que não é solar mas parece.
agradou-me a ideia das bombas de calor tipo dimplex pelo facto de não necessitarem de paineis solares, aproveitando "apenas" as variações do clima/temperatura (tal como as energie – dita energia solar termodinâmica).
não tenho nada contra montar os painéis solares, mas se puder evitar andar a por calhas na arquitectura da minha casa seria óptimo.
os instaladores falam-me num consumo anual médio para uma família de 4 pessoas situado entre os 104 e os 127 euros. dizem-me que são equipamentos em que a manutenção é quase inexistente e que são uma máquina eficiente, podendo ainda aproveitar o ar utilizado pela bomba para desumidificar uma boa área, ajudar na secagem de roupa etc.
posto isto tudo pergunto... alguém tem uma coisa destas? em caso afirmativo... estão contentes? é realmente económica? é fiável? enfim... quero ouvir as vossas opiniões gerais...
obrigado
fernando

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Bombas de Calor para aquecimento de águas. Alguém tem?

Mensagem por toze_feup »

oias viva!
eu tb possuo uma caldeira a gásoleo há 10 anos sem qq problema e posso dizer-te q tiveste foi azar ou com quem te instalou o sistema ou com com o material q te montaram ou ambos.a minha manutenção é só limpar a chaminé e meter o produto dentro do gasoleo para limpar os favos durante o uso ou então meter directamente uma barra de 1 produto proprio no queimador e verificar o anodo de magnesio do depósito de 100l.concordo q o gasoleo subiu bt, o ano passado em abril meti à volta de 900l a 0.67centimos, este ano já o vi na mm loja a 0.72 por isso ainda n chegou por aqui aos 80centimos...
de qq forma e voltando ao teu problema dimplex pelo q ouço dizer é + eficiente q energie e mais avançado.
é tudo uma questão de ponderação se em termos de conforto e € te vale a pena comprar 1 bomba de calor para aqs etns q fazer as contas mediante os custos q estás a ter agora.
a minha casa é 1 pc maior q a tua passa dos 450m2 só num piso e n tenho sotão aproveitado e os consumos de aqs são residuais qd comparados com o consumo do aquecimento de inverno. n sei qt custa uma bomba de calor para aqs mas andará à volta dos 3000€ pra mais cara até penso eu...se consegues abater em termos de tempo util o preço do gasoleo equivalente com o teu sistema parece-me 1 boa opção, caso contrário ainda n existe opção mais economica que o velhinho esquentador de 200€ a gás propano com garrafas de 45kg(70€ cada e duram mais de meio ano na boa para 4 pessoas com banhos diários) :

quanto a manutenção qq sistema q tenha um deposito de acumulação tem todos os anos q verificar o anodo de magnesio a verificar se está gasto ou não e se precisa de substituição (depende mt do tipo de água q lhe metes) seja solar, bomba de calor, gasoleo, etc, e de notar que as bombas de calor funcionam com compressor e este tem 1 tempo de vida limitado também dependendo da qualidade do material e do uso que tem podendo necessitar de ser substituido ao fim do seu tempo de vida e n são propriamente baratos...por mt q te digam q os sistemas n tem manutenção todos os sistemas tem algum tipo de manutenção sejam eles quais forem...e mts vezes como vais poder verificar por tua experiencia: interessa mais a pessoa q instala o sistema saber o q está a fazer com experiencia e devidamente formada para montar o sistema e prever situações de montagem/tubagem q possam provocar mau funcionamento (sejam consumos excessivos ou inoperabilidade do sistema de tempos a tempos) ou desgaste prematuro do sistema do q a qualidade do material em si (o ideal é poder ter ambos q acho q foi o contrário do q tiveste)...
pode funcionar um pc como um paralelismo aburdo mas: podes ter um porsche 911 ultimo modelo, se o teu espirito é ir para o meio do mato e te venderem o 911 como o melhor carro do mundo e q faz trinta por uma linha e n te disserem q n é para ir para o mato vais parti-lo todo em pc tempo...deviam-te ter montado e aconselhado antes um cayenne e não um 911...

cumps!

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá e obrigado tozé.
o preço que tenho para a bomba dimplex é de 2400 euros mais 12% de iva. quanto à instalação, como é simples vai ser oferta. e como todos sabemos ainda terei uma dedução no irs de 777 euros. há uma outra marca que não me lembro o nome (sediada em samora correia) que vende um equipamento similar pelo mesmo preço, mas leva 360 euros mais 21% de iva de mão de obra (dassssssssse!)
quanto à caldeira a gasóleo a experiência não poderia ser pior. gasta muito, tem muitas avarias, há sempre o perigo do gasóleo se misturar com água... além do mais não quero um equipamento que eu tenha de andar a limpar chaminés, controlar não sei muito bem o quê... desisto! ninguém compre! quem avisa amigo é... quanto a mim viva o ac para aquecer uma casa. económico, rápido e a manutenção é residual.
pela experiência que tenho o tozé é das únicas pessoas que está contente. óptimo.
continuo à procura de pessoas que tenham bombas de calor... há alguém por aí? digam-me se é boa opção, nomeadamente comparada com os sistemas solares tradicionais.
obrigado grande tozé!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

bomba_de_calor?? Escreveu: quanto à caldeira a gasóleo a experiência não poderia ser pior. gasta muito, tem muitas avarias, há sempre o perigo do gasóleo se misturar com água... além do mais não quero um equipamento que eu tenha de andar a limpar chaminés, controlar não sei muito bem o quê
percebeste-me mal, eu qd disse o limpar a chaminé isso faz-se através do tal "aditivo" q se mistura no gasoleo ou então numa especie de pau cilindrico (n te sei dizer de q é feito) q metes directamente no queimador da caldeira um pouco como a aquelas cenas q se põe dentro das salamandras a queimar para as obrigar a atingir uma temperatura mt alta para limpar as chaminés e fazer com que a fuligem caia e seja queimada a altas temperaturas sendo eliminada a sujidade acumulada assim.
quanto a controlar n sei mt bem o quê, é o anodo de magnesio q tens q controlar em qq deposito decente q compres para aqs seja bomba de calor, colector solar, caldeira. a ideia é atrair para ele as particulas de corroeriam as paredes do depósito, corroendo o tal anodo de magnésio, que é mt mais barato de substituir do que um depósito, ou seja é para prolongar a vida do depósito e não é exclusivo das caldeiras a gasoleo, gás, etc é uma cena comum a qq depósito de acumulação de águas minimamente decente ou que pretendas utilizar durante bastante tempo!
quanto ao gasoleo misturar-se com a água eu n sei q caldeira tens, nem sou instalador para te explicar ao certo, as caldeiras q conheço a água anda num circuito completamente diferente do gasoleo, este qd é queimado gera o calor que aquece o circuito de água por diferencial de temperatura, por isso n estou a ver como se poderão misturar, mesmo q o circuito da água abra fendas q n estou a ver a acontecer, o q acontece é sempre a água evaporar-se porque fica mt exposta à temperatura do queimador e gerar outro tipo de problemas q não esse...já agora que tipo de avarias tiveste para eu saber e qual é a marca do material? para eu ter uma ideia é q eu n sei o q é uma avaria numa caldeira dessas há 10 anos (bate na madeira:d)?
a minha é uma ferroli com acumulador integrado de 100l e conheço um amigo (q foi quem me aconselhou na altura pois já tinha há 2 anos e também me indicou o instalador que foi uma pessoa impec em td o processo e depois de ter instalado a nós tem instalado mais aqui na zona iguais) e um tio meu q têm exactamente o mesmo modelo(mais recente com 7 anos) sem qq problema até agora.se quiseres reduzir os custos o meu colega mete na dele e diz q resulta bem meter oleo usado dos restaurantes numa mistura 30% oleo 70% gasoleo, q dá 1 redução de perto de 1/3 dos custos ao longo do ano. eu nunca fiz na minha para te dizer por experiencia própria pois nem 1000l gasto por ano, (meti em abril do ano passado 900l +/- e se deus quiser só volto a atestar qd desligar o aquecimento este ano de 2008 q deve ser em fim de março/incio de abril se for como de costume) mas ele faz e a caldeira aquece na mesma e já o faz há quase 2 anos q me lembre o instalador não aconselha mas opa como a caldeira é dele cada um faz o q bem entender...

cumps!

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

desculpa lá.

assunto encerrado...

...o meu divórcio com a caldeira está consumado. é uma roca. tem problemas e pronto. não quero mais nada com aquela m... durante 20 anos na casa da minha querida mãe tive um esquentador impec... nunca precisou da tal manutenção. um dia (quase 1/4 de século depois de nascer morreu. azar... compra-se outro. essa cena de manutenção... esquece. não é comigo. há uma coisa que se chama fiabilidade. em minha casa tem de haver fiabilidade... caso contrário... lixo... é o que vou fazer.
tenho a certeza que a vou substituir por um equipamento solar, bomba de calor, sistema termodinâmico e ponto final. e isto, tenho a certeza... são pelo menos 10 anos sem problemas, excepto situações excepcionais. é isso que eu quero.
volto a perguntar a todos... alguém por aí tem uma bomba de calor? é fiável? é eficiente? é económica?

obrigado

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

eu tb penso como tu ninguém quer coisas a dar probs! e o mais economico podes saltar e correr é o antigo esquentador a gás e as botijas de gás propano de 45kg como já te disse numa mensagem atrás! olha que 10 anos são mts anos em q mt coisa acontece, se nenhum sistema solar/bomba de calor tem garantia desses 10 anos é porque as coisas poderão n ser bem assim como estás a dizer q tens a certeza...mas isto sou eu a pensar racionalmente, penso q as garantias são de 2 ou 6 anos em alguns casos mt raros(a vulcano dá de 6 anos, a solarhart tb a dimplex de 5 anos)...se o fabricante n tem essa certeza, tu vais ter? o tempo de vida dos solares dizem q é de 20 anos, mas se fosse assim tão certo como dizem a garantia cobriria todos esses anos não achas q era boa pub? isto é como tudo concerteza o esquentador que tu falaste só tinha garantia de 2(ou até de 1ano) e durou quase 25...estou-me a fazer entender?
bomba_de_calor?? Escreveu:desculpa lá.
assunto encerrado...
em minha casa tem de haver fiabilidade... caso contrário... lixo... é o que vou fazer.
offtopic e por brincadeira : d
presumo q conduzes um honda ou um toyota

cumps e boas compras!

ps: só por curiosidade minha com o sistema de a/c aqueces a casa toda como fazias com a caldeira ou só divisões pontuais?

cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 30, 2007 9:08 am

Mensagem por cjdmc »

bons dias, tenho lido este tópico com algum interesse em particular dado que tenho há três anos uma caldeira a gasóleo, a até agora sem qualquer problema, e por acaso sem qualquer manutenção, mas já reparei que elas necessitam de intervenções de manutenção. tenho de pensar nisso duma forma preventiva.
reconheço que foi uma má opção, mas já que a comprei, tenho de a utilizar da melhor maneira, dado que por de lado há três anos gastei +/- 2.000 euros na aquisição e agora mudar de fonte de calor, ter de gastar mais uns bons milhares de euros, não dá. reconhecendo, contudo, o aumento enorme de gasóleo que aconteceu o ano passado.

sr. toze_feup, já vi que tem a mesma fonte de calor para aquecimento que eu, mas tem piso radiante, ventiladores, radiadores,….só por curiosidade.

um abraço a todos e parabéns ao fórum.

carlos costa

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

em resposta à pergunta, tenho 17 radiadores passivos (5 toalheiros) e 3 ventiloconvectores para as 3 divisões maiores da casa.
já agora qual é a marca e o tipo de equipamento q tens? a minha também só começou a fazer manutenção anual ao fim do 4º ano, mas é pacífica é meter lá pra dentro a tal "bomba" pra limpar e queimar a fuligem dos favos e da chaminé e é verificar o anodo de magnésio do depósito q é a manutenção normal de qq depósito minimamente decente para aqs.
quanto ao investimento de facto nestes ultimos anos com todos os problemas no medio oriente a coisa tem ficado mais cara para quem usa gasoleo de aquecimento no entanto e apesar de tudo é como tu dizes n compensa para já investir em mais nada para quem já tem caldeira, pois pelo preço de uma caldeira q faz tudo apenas compras um sistema de aqs dos ditos "economicos", e este nós sabemos q é certinho e q akece esteja o clima q estiver frio e sem sol, e o ano q estiver com inverno mais ou menos prolongado, é só ter combustivel no depósito. depois pelo q tenho ouvido dizer qd a coisa estiver mt cara ou mesmo já hj em dia podes tentar reutilizar oleo vegetal de restaurantes (a custo zero de aquisição - apenas terás q filtrar impurezas penso eu), ou então qq outro tipo de biodiesel. o que me têm falado é em 30% oleo vegetal e 70% gasoleo, mas concerteza existirão alterações no sistema para utilizações com mais percentagem de biocombustivel até porque já se fala em caldeiras totalmente a biocombustivel. estes factos levam-me a dizer q o tempo de vida destes sistemas ainda se vai prolongar por mais uns bons anos e economicamente viaveis em relação a outros alternativos. o backup solar a mim agrada-me na teoria mas não me agrada na prática. o sistema do manuelcar é um bom exemplo mas ele vive numa zona geografica(alentejo litoral) que poderá tirar algum partido do sistema ao contrário de mim q vivo no norte acima do porto e tem um clima e exposição suficientemente diferentes de inverno em que nem os tubos de vácuo servem para aqs quanto mais para aquecimento central de águas...para além disso obrigava-me a mudar para piso radiante o q só por si é um investimento se calhar maior do q a aquisição do sistema solar (mudar 450m2 de piso, algum dele em granito preto e marmore...), e saber q um dia q tenha qq prob tenho q levantar o chão todo parece-me ainda pior do q fazer a manutenção da caldeira ano a ano...mesmo q em 10 anos tenha q levantar um chão de uma divisão a mim parece-me q a conta dá superior e o trab a perder 30min com a caldeira por ano...
se vivesse no alentejo se calhar só ligaria o sistema de aquecimento 2 meses no ano (talvez dezembro e janeiro, ao contrário de novembro-abril cá em cima), porque para as temperaturas a q nós estamos habituados lá seria confortavel na maior parte do ano clima mais seco e com temp mais elevada, da mm forma q os turistas nórdicos aparecem no porto em manga curta e calções em pleno inverno nortenho...

cumps!

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bom dia a todos

ok, já percebi que eu lancei um tema neste forum que era "bombas de calor para aquecimento de águas. alguém tem?"
pelos vistos o meu tópico foi transformado num local de discussão de caldeiras a gasóleo. um amor eterno para algns. óptimo!
quanto a isto... digo... gostam? fikem com elas... alguém quer a minha?

1. eu já resolvi o problema do akecimento com ac. estou muito mais satisfeito e com mais dinheiro no bolso apesar do investimento. ponto

2. agora quero aquecer água sem a p.... da caldeira. as bombas de calor parecem-me uma boa solução... repito... parece-me!

3. a ínica coisa que pretendo é saber é se alguém tem uma e está satisfeito.

obrigado

o tema que pedi foi... bombas de calor... bombas de calor... bombas de calor...

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

não interpretes mal as respostas que obtiveste pois um forum é um centro de partilha de conhecimento.
como já tinhas investido na caldeira as respostas que obtiveste foi no sentido de te ajudar a perceber q as coisas podem n ser tão negras quanto as puseste e evitares de gastar € num sistema novo que poderás não obter retorno quando se calhar o ideal economicamente já q tens o sistema, era verificar o q se passa com o mesmo q possuis neste momento pois o comportamento não é normal...
de resto assim como nós somos livres de ficar com o sistema q quisermos também és livre de gastar os aerios como quiseres.
concerteza mt boa gente do forum que ainda n possui qq sistema de aquecimento central vai agradecer uma caldeira a gasoleo à borlix!

cumps!

ps: já agora pela 3ª vez a mesma pergunta dado q ainda não respondeste: com o a/c que instalaste aqueces as divisões todas da casa como fazias com a caldeira ou aqueces apenas uma ou duas?

ps2: ajudava para o caso das bombas de calor dizeres a área geografica onde vives pois pelo q ouço dizer o seu rendimento depende muito das temperaturas.

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

caldeira. assunto eencerrado para mim é péssima opção!
ac. sim aqueço toda a casa, embora durante uma noiten normal só o tenho ligado na salaa. quando os miudos vão para a cama, vou ao quarto deles 10 minutos ants e ligo o ac. quando eles se deitam está em bom português "um forninho"
bomba de calor: moro na zona da caparica

obrigado... e por favor não me falem outra vez em caldiras... cada vez que cá vem o técnico o proço que ele leva dá para comprar 1 eskentador... se eu tivesse pago as interveções que foram feitas durante a garntia já deveria ter um 6 esquentadores à borla cá em casa.

assunto: bomba de calor para aqs

obrigado

fernando (da caparica)

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

já agora e na mesma linha do a/c (desculpa a curiosidade mas n conheço o sistema q dá para toda a casa), como é q se processa o aquecimento com o a/c tens um aparelho de a/c independente para cada divisão em q tens q fazer um furo para o exterior da casa para ter akela especie de ventoinha do lado de fora?ou tens tipo um aparelho "central" q passa calor para todas as divisões?

cumps!

ps: em vez de ires ao quarto dos putos antes 10min, n podes temporizar? tipo nem q seja com um aparelho daqueles de meter na tomada?

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

tenho 1 mitsubishi inverter para para 4 divisões.
sala com mais de 40 metros e 3 quartos com média de 14 metros cada.

atenção. por incrível que pareça é mais barato comprar 1 aparelho para cada divisão

cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cjdmc »

boas tardes,
como este assunto - caldeiras a gasóleo - não está encerrado para mim, apesar de fugir um pouco ao assunto inicial, mas acho que é desnecessário abrir um outro assunto, vou continuar neste...

sr. toze_feup :

a minha caldeira é uma geminox tl 35s, eu questionei-o sobre o seu sistema, dado que tenho piso radiante, mas por mal instalação - os tubos ficaram muito fundos - e não tenho hipotese de alterar, estou a pensar ir instalando - divisão a divisão - uns ventiloconvectores .

mas penso não deixar a solução aquecimento por meio de água quente, dado que de futuro poderei associar uns colectores para aproveitar a energia solar, como apoio. mas isso só quando tiver piscina para aproveitar o excesso de água quente no verão....projectos para a vida...

um abraço a todos.

carlos costa.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

pois o meu medo com o piso radiante é exactamente esse é q um problema qq na instalação ou de detrioriação do sistema de chão ao fim de alguns anos, e a conta para o remediar é sempre mt complicada e deita por terra a economia q se teria
para além disso no meu caso a casa tem 30 anos e os chãos a idade da casa com mt marmore e granito a terem sido polidos e "reparados" o ano passado para durarem outros tantos (30 anos), como montei caldeira há 10 anos apenas nunca ponderei o piso radiante apesar de dizerem ser mais economico q não duvido, no entanto com esse tipo de inconvenientes um azar deita a economia por terra de uma só vez
os ventiloconvectores que tenho de facto aquecem mt bem e aconselho, tem q se ter cuidado qt a mim é nos sitios onde se põem, pois por ex nos quartos, escritórios e sala de estar/jantar fui aconselhado a não os instalar pois o ar a movimentar-se provoca ruido q tende a piorar com o passar dos anos e pode tornar-se incómodo nas divisões mais privadas/selectas da casa. as peças moveis tendem a ir ganhando folgas e fazem alguns barulhos não em regime continuo mas mais qd arrancam (a aceleração inicial) e qd param em desaceleração n sei se será do meu hábito aos mesmos também.
outra coisa a ter em conta nos ventiloconvectores é q de ano em ano pelo menos convém limpar o filtro q eles possuem (nos meus é uma gaveta em baixo) o mesmo q acontece com os a/c dos carros e concerteza com os outros, com a diferença q no a/c o filtro é descartavel e nos ventiloconvectores é só limpar e reutilizar.
tirando isto aconselho-te vivamente para as partes sociais da casa para o resto acho q ficava por um sistema passivo apesar de demorar + tempo a aquecer a divisão, no meu caso tenho na cozinha, numa sala grande onde tenho a tv e as cenas tipo xbox, projector, e no salão de jogos da cave porque são divisões mt grandes e obrigariam a levar mais do q 3 radiadores com bastantes elementos (passar mais tubagem, e mais o preço dos 4 radiadores compensa o preço de um ventiloconvector para n falar q ficas com + parede livre) e assim com um ventiloconvector grande resolve o problema eficientemente. noutro topico aqui do forum algum falou q existem também convectores passivos (sem serem ventilados) e q são + eficientes do q os radiadores embora mais caros, mas desconheço esse tipo de convectores, terás q investigar tu pois das pessoas q conheço pessoalmente com caldeira tem exactamente a mesma topologia q eu ventiloconvectores nas zonas onde o ruido n será problema e radiadores normais no restante(mas também foram todas postas pelo mesmo instalador por isso poderão ser "manias").

cumps!

ps: a caldeira é mt parecida com a minha também possui um deposito de 100l integrado na própria caldeira o q é mt fixe para por exemplo conseguir tomar 2 banhos ao mm tempo ou por exemplo alguém tirar água quente na cozinha e quem está a tomar banho não sentir nadinha, pois a caldeira só por sí em tempo real só tem capacidade para penso q só um banho
Última edição por toze_feup em sexta jan 25, 2008 3:32 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bombas de calor para aquecimento de águas. alguém tem?

eu sei que isto é um espaço livre de troca de ideias, mas eu lencei uma questão para conseguir substituir a munha caldeira a gasóleo que acho que é uma mer...

... e vocês vêm discutir as maravilhas destes equipamentos demoníacos....

com todo o respeito pela vossa opinião... vão para o fórum da defesa humanitária e voluntária das caldeiras a gasóleo...

obrigado

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

cjdmc
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cjdmc »

eu no meu caso, ainda não tinha referido, para aqs tenho um painel termodinamico, com deposito de 300l, a caldeira a gasóleo é só para o aquecimento central.

eu não tenho conhecimento nenhum sobre ventiloconvectores, mas face à instalação que tenho, aquecimento por água quente, irei para os ventiloconvectores. para a casa toda, tenho de ir iliminando o piso radiante.

atenção que se este sistema for bem instalado, é excelente em termos de conforto, sendo totalmente adequado para quem está em casa sempre.

agora para aqueles que só querem umas horas de manhã e mais umas horas ao fim da tarde, ele talves, na minha opinião, não seja o mais adequado, dado que trabalha com base na inercia da lage.(+/- 6cm).

voltando aos ventiloconvectores, é ligar antes de chegar a casa, e aumentar um pouco a temperatura antes de dormir, dado que em +/- 8h - duração do sono - os quartos também não arrefece tanto assim. caso a casa tenha o minimo de isolamento. o barulho é semelhante aos sistemas de ar condicionado, penso eu.

face à fonte de aquecimento o poder de aquecer dos ventiloconvectores é considerável.

um abraço a todos.

carlos costa.

Autor do tópico
Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado

painéis solares? alguém tem?

paiéis solares termodinâmicos igal a bomba de calor?

estou a referir-me a aquecimento de águas somente...

digam-me as vossas opiniões

por favor vão falar de caldeiras a gasóleo para a associação humanitária de redenção aos grandes feitos das caldeiras a gasóleo...

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva
qt ao ligar os ventiloconvectores pela experiencia q tenho eles demoram menos, mas ainda demoram algum tempo a aquecer(depende do tamanho do ventilo q ponhas e da volumetria da divisão), aconselho-te a temporizar para ligar 1h antes de chegares a casa, dado q se não ligas a caldeira para manter a temp em casa a temperatura vai ser baixa tipo n sei mas 13-14 na melhor da hipoteses de inverno. ou seja estás a pedir um incremento de 6-7º numa volumetria de sei lá, n faço ideia do tamanho da tua casa, mas supondo 250m2*2.70m=675m3...é 1 bocado potente.o meu conselho pela experiencia q tenho com este tipo de sistemas é q não se dão mt bem com arranques grandes todos os dias, acabas por consumir mt energia nesses arranques. a minha desde q é ligada mantém sp a temperatura à volta da temp de conforto, só se desligando das 00 ás 7, onde a temp baixa dos 20-21 até aos 18.3-18.4 (no pior dia do ano 17.8º em 15 dez de 2007). se não ligares mais a caldeira durante o dia é obvio q nas 18h seguintes(se desligares à meia noite e só ligares ás 6 da tarde) ela vai descer dos 20º (e estamos a falar de uma casa muito bem isolada no meu caso) para 13-14º tendo em conta temps exteriores frias (abaixo de 10º).
se o chão radiante te resulta n sei se vais poupar mt energia a meter os ventiloconvectores, pois no meu caso estes levam com a água à mesma temp dos radiadores normais (70º aquecem bem com esta temp com metade da temp duvido ou tinham q estar ligados por mt + tempo e lá voltamos ao mesmo) enquanto q no piso radiante tens metade da temp (demorará + tp a aquecer), mas podes é fazer o seguinte, ligas antes tipo 15h-16h para estar quente qd chegas a casa ás 18-19h e desligas tipo 21h, para aproveitares a tal inércia durante a maior parte da noite, é só fazeres uma transladação do horário e n precisas de passar + tubos e ligações electricas para os ventiloconvectores.já experimentaste antes assim?
o barulho é um pc superior aos sist de a/c (pelo menos os q vi em casa de uma pessoa de familia da daikin, pareceu-me mais silencioso mas também era novo e não tem 10 anos como os meus...) no entanto existe 1 coisa q é o volume de ar q eles sopram, qt + volume de ar quente soprar por unidade tempo mais barulho vai fazer pois o ruido é proporcional à massa de ar q se move e não é mt aconselhavel ter a/c nos quartos pelo q tenho ouvido dizer por causa exactamente dos deste ruido, mas cada um tem o seu sono e sabe os seus hábitos, também conheço pessoas q n suportam ter um ventilo na sala da tv pq dizem q faz barulho e pra mim n tem qq problema! lol
já agora q cuidados tiveste q ter a nivel do chão radiante na instalação, tipo de chão colocado, pesos sobre o chão, etc?

cumps!

ps: o sistema termodinamico q tens é ao fim e ao cabo uma bomba de calor para aqs, podes dar o teu parecer aí ao senhor bomba de calor pq ele está aflito pra saber o q fazer da vida!compensa em termos de € aquecer antes assim a aqs? pela exp q tenho a minha caldeira qd desligo o aquecimento e fica só para aqs o gasoleo qs nem se mexe!o ano passado de abril a set gastou 80l...:s
Última edição por toze_feup em sexta jan 25, 2008 4:26 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”