Purificação do Bio por Centrifugação

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Druida »

bom dia caros amigos forenses,

gostaria de perguntar a quem tem experiência industrial de produção de bio,
se a centrifugação após a separação do metanol por destilação, é suficiente para a separação da glicerina, sopas e sais formados durante a reacção de transesterificação, de modo a que
bio separado cumpra com os valores mencionados na norma.
caso não seja, por favor refiram se industrialmente fazem lavagens com água (ou pré-lavagem antes da centrifugação contando que a centrifugação também separa a água), ou que métodos utilizam para a purificação do mesmo.

desde já o meu muito obrigado
luis vilão
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "


Autor do tópico
Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Druida »

então !!!!!!!!!!
será que ninguém é capaz de responder ?????????????
ou será que valores mais altos se levantam ....... em vez da partilha de saber (espirito do forum) ........
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas luis vilão:
gostaria de perguntar a quem tem experiência industrial de produção de bio
com o enunciado do seu post, você já excluiu 99,99% dos users do nosso forum.
aqui, a maioria fabrica bio usando reatores fabricados por si mesmo, ou por colegas dedicados.
talvez por isso ainda não obteve resposta às suas questões, pois limitaste muito o público alvo.
só conheço ( de nome ), um gerente de operações de uma indústria que frequentava o forum, mas à muito tempo que não vem por aqui.
ou será que valores mais altos se levantam ....... em vez da partilha de saber (espirito do forum) ........
quando vejo uma afirmação dessas, lembro das noites que passei escrevendo sobre o tópico de bio de banha e sebo, lembrando também de quando tirava fotos e corria para o micro para partilhar com todos.

o forum nasceu da partilha e generosidade de todos os seus membros. esse é o espírito. sabemos que alguns ficam somente à sombra, absorvendo conhecimentos e não partilhando o seu saber, mas isso é da vida. e a generosidade, se não for espontânea, também não nos serve.

espero que por aqui passe alguém que já experimentou os métodos que você questiona, pois assim, esclarece e enrique o nosso forum.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Druida »

amigão luciano,

é esse mesmo o espirito, a sua assinatura diz tudo:

" o conhecimento, quando é dividido, se multiplica! "

tomara houvesse muita gente como você, infelizmente aqui em portugal, as pessoas ainda vivem no lema " o segredo é a alma do negócio "

sempre que precisar, aqui tem um humilde químico à sua disposição, para o que poder ajudar.
um bem haja pra vc e um grande abração,
aqui deste amigo portuga
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por XavierMaluco »

druida
isto está tudo a mudar, agora já não é o segredo a alma do negócio...! agora é o negócio que é a alma do segredo...!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por katzilla »

caro druida em relação á tua primeira questão da centrifugação, a resposta é afirmativa. em relação á segunda questão, as lavagens, é como o amigo luciano referiu que exclui 99,9% dos utilizadores do forum. os restantes 0,1% de utilizadores infelizmente não se prenunciam, praticando assim a velha máxima "o segredo a alma do negócio".

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Elios »

druida Escreveu:bom dia caros amigos forenses,
gostaria de perguntar a quem tem experiência industrial de produção de bio,
caso não seja, por favor refiram se industrialmente fazem lavagens com água (ou pré-lavagem antes da centrifugação contando que a centrifugação também separa a água), ou que métodos utilizam para a purificação do mesmo.
desde já o meu muito obrigado
luis vilão
pois com a primeira frase também me pões de fora e a quase, quase todos. lol

mas deixo-te a informação que conheço em relação ao que perguntas, utilizando o típico "diz que disse".

temos no fórum o quimico de um unidade de produção de bio industrial que apesar de ter participação recente já colocou muita informação preciosa e se disponibilizou inclusive a receber elementos do forum nas instalações onde trabalha.

ele já deixou num post a descrição de como produz e lava o bio, ou seja, não escondeu nada de ninguém, mas aqui aponto-te o dedo de seres comodista e preferires perguntar em vez de procurar e ler o forum como este merece ser lido. como foste comodista e ainda estás a acusar o pessoal de querer ter segredos vou-te deixar apenas informação básica à tua pergunta e o desafio para que pesquises o fórum até que encontres.

a informação que te deixo é que ele faz ***** lavagens com agua ao bio sendo que adiciona ***** à primeira para evitar emulsões que por vezes se formam devido ao excesso de reagentes, a informação na integra já sabes está por aqui à volta à tua espera

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Elios »

boas

tenho atrás um pequeno erro em que escrevo "faz" o que não corresponde à realidade visto que o user apenas indica as vantagens e desvantagens de cada processo e a sua preferência de acordo com as aplicações.
desculpem a incorrecção

abraço
Verde por Excelência


Autor do tópico
Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Druida »

katzilla,
muito obrigado pela resposta
elios;
também a ti obrigado mas, deixa-me fazer-te uma pequena correcção: eu sei bem qual o amigo a que te referes e li atenciosamente os seus posts, como ainda não domino a parte industrial do mesmo, fiquei muito baralhado, por isso coloquei a questão.

aho eu, depois da resposta do amigo katzilla que a solução para o bio "doméstico" quanto à sua purificação, passaria pela centrifugação caso haja pequenos equipamentos para tal e que sejam economicamente viáveis, visto que nos "livram" das sopas, glicerina e sais formados (o metanol já tinha sido previamente separado por destilação). considero a centrifugação por estes motivos mais vantajosa que a utilização de silicas pirogenadas ou silicatos de magnésio com posterior filtragem, e é nesta filtragem que está o busilis da questão .... além disso, para mim a silica pirogenada pareceria-me a melhor alternativa e é material que tenho com fartura ...

quanto ao "comodismo" não me parece correcto da tua parte dizeres isso, porque tenho lido quase todos os posts e até já dei uma alternativa de produção em um de os meus posts e ninguém agarrou nele .... quando levantei a hipótese da produção em 2 etapas; uma ácida utilizando o ácido sulfurico a 98% na presença de catalizador tetrahidrofurano a 60ºc e na segunda fase a utilização normal de metóxido com incremento de soda cáustica necessária para neutralizar o h2so4 da primeira fase.
se for solicitado por alguém eu postearei este modelo teórico e com quantidades.

um abraço a todos
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Elios »

boas,

a parte do "comodismo" não podia deixar de ser, e deverias desde logo ter aproveitado a abertura do rui para lhe colocares questões directamente mas partilhadas com o forum que aliás todo ele prima pela ajuda a 100% e custou-me muito ver as acusações que levantas-te, mas peço-te as desculpas que te são devidas acreditando que tens lido o fórum como lhe é devido

o facto de não teres tido muito feedback na reacção em duas etapas com acido sulfuric está em muito relacionada com a alergia que se tem a lidar com esse produto e falhanços no passado. acima de tudo 99.9% dos que aqui andam são produtores domésticos que já estão no limite ao lidar com quantidades consideráveis de metanol e reagentes, adicionar quantidades consideráveis de acido sulfúrico aos riscos que já se guardam na garagem é complicado e ainda por cima ter que lidar com eles acho que a opinião é contrária

abraço
Verde por Excelência


Autor do tópico
Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por Druida »

elios Escreveu:boas,

a parte do "comodismo" não podia deixar de ser, e deverias desde logo ter aproveitado a abertura do rui para lhe colocares questões directamente mas partilhadas com o forum que aliás todo ele prima pela ajuda a 100% e custou-me muito ver as acusações que levantas-te, mas peço-te as desculpas que te são devidas acreditando que tens lido o fórum como lhe é devido
gostaria muito de agradecer ao rui de carvalho por partilhar connosco os seus sólidos conhecimentos, pra mais sendo alguém da área industrial. a minha "baralhação" deve-se ao facto de o amigo rui falar em resinas de permuta iónica e também de centrifugação; não entendi o layout das duas, se é que funcionam em simultâneo, desta forma peço-lhe humildemente se me pode esclarecer.

po outro lado, não levantei acusações, muito menos ao rui, pois da área industrial foi a única pessoa abertamente a dizer que o era. mas, se verificares, existem diversas empresas de fabrico de biodiesel em portugal, e nenhum dos seus técnicos se manifesta, pelo menos assumidamente como sendo quadro desta indústria, pressuponho que muitos andam aqui pelo forum, sem que se queiram sentir conotados como homens do ramo ... razão do meu "picanço".
elios Escreveu: o facto de não teres tido muito feedback na reacção em duas etapas com acido sulfuric está em muito relacionada com a alergia que se tem a lidar com esse produto e falhanços no passado. acima de tudo 99.9% dos que aqui andam são produtores domésticos que já estão no limite ao lidar com quantidades consideráveis de metanol e reagentes, adicionar quantidades consideráveis de acido sulfúrico aos riscos que já se guardam na garagem é complicado e ainda por cima ter que lidar com eles acho que a opinião é contrária
o protocolo que proponho - para sebo animal ou óleo de palma, não é o testado há vários anos, em que se pretendia a transesterificação ácida, com os ácidos e o metanol ao mesmo tempo.
se lestes os meus posts, o que propunha é uma primeira esterificação dos ffas (que podem chegar aos 15% nas matérias primas acima referidas) em meio ácido e com catalizador tetrahidrofurano (outros nomes conhecidos: óxido de butileno, óxido de dietilenoglicol, oxolane) e só depois a normalissima transesterificação básica com metanol.
o resultado é uma muito maior conversão do produto inicial em bio, eliminação de sopas, e uma glicerina com 99% de pureza, e dois sais precipitados (sulfato de sódio - que por si só é um adsorvente de resíduos de água e sulfito de sódio).
como não possuo equipamentos para testar este protocolo, gostaria que alguém o experimentasse e postea-se os resultados.

por kg de sebo:
- 60º c, 2 horas
- 32 g de h2so4 a 98%
- 10 g de thf (recuperado no final da esterificação tal e qual como o metanol)

depois da esterificação concluida

neutralisar os restos de h2so4 com naoh por titulação

2ª fase - transesterificação:
tal e qual como os protocolos já existentes

um abraço a todos
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por RED BARON »

boas:

se me permitem meter a colherada, vou dizer o seguinte:
a esterificação ácida só é necessária e util quando existe acidez elevada nas gorduras a tratar por transesterificação para a obtenção do biodiesel.
por este processo os ácidos gordos são convertidos em biodiesel com libertação de agua.
depois do processamento acido o produto obtido é neutralizado e seco, seguindo depois segue para a transesterificação.
esta explicação já foi dada aqui no fórum.
abraço.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por katzilla »

caro druida a utilização de uma centrifuga será a melhor solução, no entanto esse equipamento é bastante caro e por essa razão empregue apenas na industria. a utilização de resinas de permuta ionica é mais agradavel pelo preço de aquisição inferior, mas tem de se ter em conta que tem um custo de manutenção constante (substituição das resinas, calibração do equipamento, etc.). como 99,9% dos participantes do forum que produz bio em casa apenas produz pequenas quantidades para consumo proprio, não há necessidade de utilizar os sistemas atras referidos, preferindo silicas pirogenadas ou silicatos de magnésio com posterior filtragem.
o melhor sistema depende daquilo que tu pretendes fazer e da tua carteira.

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Re: Purificação do Bio por Centrifugação

Mensagem por BioPower »

druida Escreveu:bom dia caros amigos forenses,

gostaria de perguntar a quem tem experiência industrial de produção de bio,
se a centrifugação após a separação do metanol por destilação, é suficiente para a separação da glicerina, sopas e sais formados durante a reacção de transesterificação, de modo a que
bio separado cumpra com os valores mencionados na norma.
caso não seja, por favor refiram se industrialmente fazem lavagens com água (ou pré-lavagem antes da centrifugação contando que a centrifugação também separa a água), ou que métodos utilizam para a purificação do mesmo.

desde já o meu muito obrigado
luis vilão
caro druida, a centrifugação posterior à rx de transesterificação remove uma grande quantidade de glicerina e de sais, no entanto o bio fica muito longe dos parâmetros da norma. a afinação do produto, pode ser efectuada através da lavagem com água e novamente uma outra centrifugação para remover a água em excesso seguida de secagem com vácuo e calor.
adicionar água antes da centrifugação da glicerina poderá emulsionar a mistura, de tal maneira, que a centrifuga não conseguirá efectuar o seu trabalho e terás uma "gosma" de díficil trato.

cumprimentos

Green fuel is the right choice

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”