oi pessoal dos oleos ( no qual me auto incluo), é so para relatar a minha experiencia de utilização de ovd na minha caldeira de aquecimento ( lasian dk tronic30) em que o oleo é pre aquecido na segunda serpentina do acumulador de aguas quentes, ja la vão 70 horas, e até agora nem um problema, háaa e já agora, o oleo é so bem filtrado, e não lavado, achei k não seria necessário, não sei se faço bem ou não. bem mas isto tudo para dizer k tou a queimar combustivel a custo 0, o que é bom. agora vou começar a batalhar no gerador de emergencia, nesse vou ter de trabalhar com mais cautela.
até a proxima .............
ovd em caldeira aquecido com segunda serpentina
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: ovd em caldeira aquecido com segunda serpentina
tens que compara os custos da substituição dos componentes com os custos da lavagem e secagem do óleo. os ácidos gordos livres são corrosivos, como não sabemos calcular,r tens que ver quanto tempo te duram os componentes para fazer as contas. pode também dar-se o caso de o ov não precisar de ser seco. apenas lavado e decantado pode ser suficiente. as vantagens da água nos motores de combustão interna perdem-se no caso de uma caldeira onde não existe grande pressão, pelo que a energia necessária para a vaporizar perde-se. mas se a bomba não tiver problemas com alguma água podes poupar muito dinheiro.
Porreiro, pá!
-
- Membro
- Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm
boas,
como está acorrer o uso de ovd na caldeira?
que tipo de filtragem usas?
cumpts
marsoa
como está acorrer o uso de ovd na caldeira?
que tipo de filtragem usas?
cumpts
marsoa
-
- Membro
- Registado: domingo out 28, 2007 4:27 pm
também estou interessado em no progresso dessa experiencia.
estou tentado a colocar em casa uma cladeira a biomassa com um modulo para gasoleo também ( ou neste caso ovu )
estou tentado a colocar em casa uma cladeira a biomassa com um modulo para gasoleo também ( ou neste caso ovu )
O meu 190D anda a óleo
e o seu dono anda a alcool....
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
boas pessoal amigo, a minha caldeira (lasian dk tronic 30) ta a funcionar a 100% ov e o gerador de emergência (minsel 800 de 50 kva) também.
para aqueles que ainda não conhecem o meu método de trabalho cá vai: recolho o óleo usado em restaurantes fixos, coloco o óleo a decantar numa bilha de 200 litros, depois com uma bomba flutuante (que fiz a partir de uma bomba de gasolina usada) retiro o óleo ficando 10 cm no fundo para evitar chupar impurezas, depois o óleo é passado por um filtro de água com uma recarga de lã de inox lavável, é colocado novamente numa bilha de 100 litros que tem uma torneira a 5 cm do fundo, da qual por peso, vai passando por um filtro de 2 microns. ido depois para o deposito de mil litros da caldeira. entretanto tive alguns problemas com a qualidade do óleo e faço o processo k referi em cima, mais lavagem utilizando o método convencional. aconselho toda a gente a lavar o óleo, pois mesmo depois de bem filtrado e de parecer limpinho, o óleo ainda contem ácidos gordos que aos poucos vão detiorando o injector da caldeira, ou de outo qualquer motor onde seja usado.
para um melhor funcionamento da caldeira, o óleo é pré aquecido, passando pela segunda serpentina do acumulador de aguas quentes, que por enquanto ainda ta disponível.
pronto é assim.
assim me despeço com um abraço pós senhores e um beijinho pas senhoras.................................................................................................................
ps: brevemente tenho fotos para mostrar.
para aqueles que ainda não conhecem o meu método de trabalho cá vai: recolho o óleo usado em restaurantes fixos, coloco o óleo a decantar numa bilha de 200 litros, depois com uma bomba flutuante (que fiz a partir de uma bomba de gasolina usada) retiro o óleo ficando 10 cm no fundo para evitar chupar impurezas, depois o óleo é passado por um filtro de água com uma recarga de lã de inox lavável, é colocado novamente numa bilha de 100 litros que tem uma torneira a 5 cm do fundo, da qual por peso, vai passando por um filtro de 2 microns. ido depois para o deposito de mil litros da caldeira. entretanto tive alguns problemas com a qualidade do óleo e faço o processo k referi em cima, mais lavagem utilizando o método convencional. aconselho toda a gente a lavar o óleo, pois mesmo depois de bem filtrado e de parecer limpinho, o óleo ainda contem ácidos gordos que aos poucos vão detiorando o injector da caldeira, ou de outo qualquer motor onde seja usado.
para um melhor funcionamento da caldeira, o óleo é pré aquecido, passando pela segunda serpentina do acumulador de aguas quentes, que por enquanto ainda ta disponível.
pronto é assim.
assim me despeço com um abraço pós senhores e um beijinho pas senhoras.................................................................................................................
ps: brevemente tenho fotos para mostrar.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
muito bem, espero que continue sem problemas....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Membro
- Registado: domingo out 28, 2007 4:27 pm
muito bem.
acho que está aí uma boa alternativa ao convencional aquecimento a gasoleo ou gáz.
quando puderes manda pra cá umas fotos..
acho que está aí uma boa alternativa ao convencional aquecimento a gasoleo ou gáz.
quando puderes manda pra cá umas fotos..
O meu 190D anda a óleo